Bom Dia & Cia

Bom Dia & Cia é o último dos programas infantis da TV aberta. A sua estreia aconteceu no dia 2 de agosto de 1993.


O SBT sempre investiu no gênero infantil. Isso aconteceu desde a sua estreia em 1981, quando já tinha o Bozo que dominava as manhãs até a chegada de Xuxa na Globo. Depois estreou a Mara Maravilha, o Sergio Mallandro, a Simony, a Mariane, e mais tarde a Vovó Mafalda... Mas em um dado momento o financeiro da emissora fechou um pouco a torneira. No entanto, antes disso acontecer, em 1991 a Eliana deixou o grupo Banana Splits para apresentar o Festolandia, que infelizmente durou apenas quatro meses.


Com o cancelamento do programa, Eliana ficou sem função na emissora, mas pediu para o Silvio lhe dar mais uma oportunidade, e assim, passou a apresentar o novo Festolândia que acabou se tornando um festival de desenho animado e era custo quase zero porque ela gravava sentada em um banquinho diante de um chroma key onde eram inseridas imagens de papel de carta, de sua própria escolha.


O diretor Nilton Travesso vendo que a Eliana tinha um grande potencial e que merecia muito mais do que ficar lá sentada num banquinho, apresentou o projeto do Bom Dia & Cia para a direção do SBT, que foi aprovado.


No mesmo mês a Angélica estreou na emissora o programa Casa da Angélica, apesar de de correr a informação de que os recursos do SBT já estavam escassos. No entanto, como Mara viu um certo investimento no programa da Angélica, ela pediu uma atençãozinha para o Show Maravilha e teve o pedido atendido e teve o cenário de seu program renovado. Mas o Bom Dia & Cia foi montado com elementos cenográficos reutilizados do depósito da emissora.


Eliana passou por uma reconstrução de imagem e o acessório que se tornou uma de suas marcas registradas foi o chapeuzinho de tecido que a acompanhou desde a estreia do programa. E ela tinha um dos assistentes de palco mais criativos que a gente viu, o Flitz, um computador que não dá para saber muito bem se era um computador de mesa ou um notbook, que a acompanhava nas artes do programa. A Nana, como ele a chamava, ensinava a customizar brinquedos e ensinava cores, números e inglês.


Em 1994, o programa ganhou um pouco mais de investimentos. O cenário cresceu e Eliana ganhou um novo parceiro, o monstrinho roxo Melocoton. No ano seguinte, 1995, surgiu outro personagem, a Bizuca, uma minhoca que ensinava ecologia, mas somente a apresentadora entendia o que ela falava, e a Recicleia, uma boneca de lata, que discutia temas de ecologia e a importância da economia de recursos materiais,


Em 1996, o cenário foi novamente expandido, ganhou novos ambientes e um quintal. E em 1997, trocou de nome, passou a ser chamado Eliana & Companhia e ficou assim desde maio desse ano até setembro de 1998, quando passou a ser comandado por Jackeline Petckovic.


Desde 2 de agosto de 1993, Eliana vinha ganhando mais espaço e mais investimentos em seu programa. Ela lançou vários álbuns musicais e teve o seu nome licenciado em muitos brinquedos e almejava outro programa, ou mais espaço na emissora. Além disso, ela já estava sendo sondada pela Record e pela Globo. Ao conversar com Silvio Santos, ele percebeu que corria o risco de perdê-la e dirigiu um piloto com a Jackeline Petkovic, que até então era uma das apresentadoras do programa Fantasia, e gostou do resultado. Então, se a Eliana ficasse no SBT ele pretendia colocar as duas para apresentar o Bom Dia, e é claro que ela não quis e migrou para Record.


Jack estreou no mesmo cenário que ela usava e fazia exatamente a mesma coisa que ela já fazia porque não houve tempo de adaptar nada. Depois com o passar dos meses as coisas foram tomando outro formato e se adequando a Jack. No ínicio de 1999, o programa passou por uma grande reformulação, o Melocoton continuou, mas o Flitz saiu e a pequena Michelle Giudice entrou para fortalecer o grupo.


Ela teve também a participação do Pato Malandro, Nana Banana, Tunico e Tinoca, Indiazinha Cara de Pau e o Pica-Pau, e B1 e B2 dos Bananas de Pijamas. No ano seguinte, em 2000, teve outra reformulação e os personagens foram trocados pelo Gugui - um E.T., Piu e Pia - dois passarinhos, Ramonzinho - um peixe, e o Livro que estava sempre em uma estante. Este foi o período de maior sucesso do programa e Jack se tornou uma das maiores audiências do canal.


Em julho de 2002, Jackeline comemorou 1000 edições do infantil e ganhou um auditório, mas em 2003 a crise financeira voltou a rondar a emissora e o Bom Dia & Cia perdeu todos os seus bonecos e quadros, além de ter o tempo reduzido. O último programa com Jack foi ao ar em 31 de outubro de 2003. E nesse período que ela ficou a frente da atração, lançou 4 álbuns, e vendeu muito bem.


A intenção da direção era transformar o programa em uma faixa de desenhos, sem apresentador para baratear os custos, mas por uma necessidade comercial foi preciso colocar alguém na frente das câmeras. Carla Diaz foi sugerida, mas a direção vetou a atriz e os adolescentes Jéssica Esteves e Kauê Santin estrearam como apresentadores. Ele já havia participado de diversas campanhas publicitárias e desfiles, além de algumas gravações no SBT, como em Pequenos Brilhantes. E ela havia participado de diversas atrações em várias emissoras. Ou seja, não eram rostinhos novos, mas eram mais baratos do que Jack.  A dupla apenas contava histórias entre um desenho e outro.


Os dois ficaram no ar até 29 de julho de 2005, quando a dupla mais famosa estreou no Bom Dia, Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro, que até então eram desconhecidos. Ou melhor, nem tanto, os dois já haviam participado de programas da emissora quando eram menores. Eles estrearam no dia 1º de agosto de 2005, junto com a coreografa Ítala Matiuzzo, que ficou no ar até o dia 7 de julho de 2006. Um pouco antes dela sair, em 26 de março, o infantil passou a ser apresentado ao vivo com a participação de crianças por telefone, e chegou a ter mais de 8 horas de duração. Foi a maior crise financeira da história da emissora. Os dois adolescentes ficavan no ar das 7h da manhã às três da tarde. Por sorte, no mesmo ano, o matinal voltou a ter 3 horas, das 9 da manhã ao meio-dia.


Maísa que fazia sucesso com suas participações no programa do Silvio Santos e no Sábado Animado, estreou no Bom Dia, no dia 1º de janeiro de 2009, cobrindo as férias de Priscilla e Yudi, mas a partir de 7 de maio de 2010, ela assumiu o comando às sextas-feiras e depois às quintas. Permanecendo na atração até 12 de outubro de 2011, quando integrou o elenco da novela Carrossel.


A partir do dia 30 de novembro de 2012, Yudi foi retirado e substituído pelo palhaço Bozo, que já estava sendo trabalhado para ganhar seu programa próprio, mas o público não o recebeu bem e a partir de 18 de fevereiro de 2013, Priscila seguiu sozinha à frente da atração, até 18 de março quando foi substituída por novos apresentadores. Os diretores resolveram apostar nos atores Ana Vitória Zimmermann e Matheus Ueta, os intérpretes de Marcelina e Kokimoto da novela Carrossel, eles estrearam no dia 18 de março de 2013


Bom, a partir daí foi um entra e sai de apresentadores. A Maísa voltou, depois o Jean Paulo Campos, que também atuou em Carrossel entrou também. O Bozo voltou, e Patati e Patatá foram realocados para o programa. Ana Vitória e Matheus Ueta saíram, depois retornaram, Maisa e Jean saíram... e acabou saindo todo mundo.


Até o começo de 2015 Matheus Ueta e Ana Júlia Souza apresentavam o programa e tinham a participação do Seu José e seu papagaio Chico. Mas aí o seu José saiu e o papagaio ficou. E em julho daquele ano, uma decisão judicial impediu que as crianças continuassem. Foi aí que Sílvia Abravanel, que era a diretora, assumiu a apresentação. As crianças foram liberadas, para que voltassem ao lado de Silvia, elas ficaram desde o final de julho até o final de agosto, quando a direção optou por deixar sem ninguém no comando. No entanto, três dias depois Silvia Abravanel voltou sozinha.


Bom, acho que é raro alguém que não saiba quem é a Angélica, ela começou a trabalhar com 4 anos de idade. A Simony começou mais ou menos com essa idade. A Maísa, que hoje tem o seu próprio programa começou pequena demais. O Yudi e a Priscila ficavam 8 horas no ar, ao vivo, diariamente. E aí, em algum momento alguém botou um basta nisso, ou pelo menos limites nessa exploração do trabalho infantil na televisão. Poderia ter um rostinho mais simpático, mais cara de fadinha como estávamos acostumados, mas como tudo aconteceu tão depressa e não tinha ninguém para assumir o comando da atração, entrou a diretora no ar.


Curiosidades.

Não foi só a Eliana que lançou produtos com o seu nome enquanto apresentou o Bom Dia & Cia. Jackeline Petkovic chegou a ter muitos produtos licenciados e conseguiu o feito de ter um contrato exclusivo e vitalício com a marca de brinquedos Estrela para lançar seus produtos. E Jéssica Esteves também teve seu nome licenciado para uma boneca pela Acalanto.


Em 2016, os apresentadores mirins Matheus Ueta e Ana Júlia Souza voltaram a comandar o programa, mas apenas como apresentadores eventuais cobrindo as férias de Silvia.

O Bom Dia & Cia já levou algumas vezes o troféu imprensa na categoria melhor programa infantil, como em 2000, 2008, 2009, 2010, 2011, 2016, 2017 e 2018. No entanto, também recebeu o troféu santa clara como pior programa infantil nos anos de 2013, 2014 e 2017.  Até coincidiu no mesmo ano, em 2017, receber o troféu de melhor e pior programa. Uma das críticas diz que o infantil só é considerado bom por falta de algo melhor.


Em uma pesquisa da UOL, Yudi e Priscilla e Jackeline foram eleitos os apresentadores que o público mais sente falta, os três venceram como os melhores apresentadores que já passaram pelo Bom Dia & Cia.

Em 2018 na comemoração dos 25 anos do programa, vários apresentadores infantis que passaram pela emissora foram convidados para apresentar um bloco, entre eles a Eliana e a Jack, que não se cruzaram. Mas elas já tinham se encontrado em outra ocasião.


Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.



0 comments: