Canções exclusivas de Xuxa, em espanhol.

O Xou da Xuxa estreou no dia 30 de junho de 1986 e até 1990 ela gravava somente no Brasil, mas já havia algumas apresentadoras de programas similares em outros paises que tinham o Xou da Xuxa como inspiração. E algumas de suas canções também eram conhecidas através dessas profissionais. Além disso, o Xou chegava a muitos lares fora do país. E depois da boa repercussão da primeira apresentação internacional de Xuxa, em 1989, em Miami, no Festival Salud Para Todos, os seus produtores traduziram algumas canções para espanhol.


As 10 canções de su primer álbum en español é uma compilação de seus três primeiros discos do programa Xou da Xuxa. O Xou da Xuxa, Xegundo Xou da Xuxa e Xou da Xuxa 3. Esse álbum foi lançado no Brasil também, no começo de 1990, diferente dos seguintes que não chegaram no mercado brasileiro.


O segundo disco en espanhol foi lançado em 1991, com a mesma capa do disco Xou da Xuxa seis, que tinha somente a brandeira brasileira para distinguir as duas edições, e a compilação hispana, com exceção de Crock Crock que é do Xegundo Xou da Xuxa, conta com traduções dos álbuns 4º Xou da Xuxa e Xuxa 5.

Neste ano, em 1991, com os convites para apresentar um programa fora do Brasil, Xuxa chegou a dizer que seria seu último ano no infantil brasileiro, mas resolveu permanecer um ano mais e a princípio seu programa em espanhol seria gravado no México, mas ela optou pela Argentina por uma questão geográfica, por ser mais perto.


Em 1992 saiu o terceiro disco da Xuxa em espanhol, que também não foi lançado no Brasil, e é o que tem mais canções, pois diferente dos anteriores que tem 10 músicas, este tem 14. As traduções foram feitas a partir de álbuns Xou da Xuxa seis e Xou da Xuxa sete, com exceção de Viver, que é do Xou da Xuxa 3, e Sensación de Vivir que é totalmente nova e era usada na entrada do programa Xuxa Park na Espanha.


Em 1993, para que não ficasse sem nenhum lançamento, a Som Livre liberou um disco com canções que Xuxa havia gravado, mas não tinha entrado nas edições anteriores. A mesma capa foi usada para o disco Xuxa Todos Sus Exitos na Argentina. A arte, inclusive, foi produzida para a divulgação da apresentadora nos Estados Unidos.


A partir de 1994, Xuxa entrou em uma nova fase, no Brasil foi lançado o álbum Sexto Sentido e no mercado externo, Xuxa El Pequeño Mundo, que tinha 10 canções da versão brasileira e outras 5 novas. Ou melhor, Grito de Guerra, Un Pato e Muy Pequeño El Mundo são versões de músicas brasileiras, mas que foram gravadas exclusivamente para este disco, ou seja, essas músicas não são conhecidas com a vóz de Xuxa. As outras exclusivas em espanhol são, Que Si Que No, e, Voy A Salir de Reventón.

Depois disso, os produtores decidiram que Xuxa deveria cantar para o público que havia crescido com ela. E então, Christian de Walden, Max di Carlo e Graciela Carballo que haviam trabalhado desde o primeiro álbum em espanhol escreveram algumas canções inéditas e em julho de 1996, ela entrou em estúdio, em Miami, para gravar. Em duas semanas tudo já estava gravado, e das 14 canções produzidas, só duas não entraram na seleção final. E das 12 que entraram, somente Ilarie é conhecida, as outras todas são novas. O álbum seria lançado em setembro, programado para a estrea de um novo programa de Xuxa em Telefé. O que não aconteceu.


Em 1999, seguindo o mismo padrão de Xuxa Dance, foi lançado Xuxa El Mundo Es De Los Dos, com 10 canções, sendo uma um remix da música que da nome ao álbum. Ou seja, tem muitas músicas que foram produzidas somente para o mercado espanhol, além de algumas que não estão em álbum nenhum, como Curar El Mundo e Soy de Brasil Pero Adoro Argentina.

Em 2005 foi lançado Xuxa Solamente Para Bajitos, que é uma compilação dos maiores sucessos dos primeiros quatro álbuns da série Xuxa Só Para Baixinhos.


Para realizar Solamente para Bajitos, foi necessário sete meses de produção. Dois meses somente para grabação das canções e vídeos, e os outros meses para edição e finalização de tudo. Além de uma equipe de 80 profissionais, foi utilizado mais de duas toneladas de equipamentos em um estúdio de 1.200 metros quadrados.


Em 2012, Xuxa esteve na Argentina para falar de seu álbum Xuxa Fiesta, que ao que parece era exatamente o mesmo álbum que ela tinha lançado em português, mas esse projeto não chegou a ser finalizado. Ou melhor, está engavetado até alguma boa oportunidade de lançamento.


Este conteúdo foi gravado em espanhol. Se você quiser assistir ao vídeo, clque na imagem abaixo.


0 comments: