Antes de compartilhar, pesquise a fonte da informação.

Nós, seres humanos, temos um certo prazer, ou fetiche, ou uma atração por coisas mórbidas, não sei como definir direito. E existe um tipo de gente que sente prazer em divulgar coisas do gênero, ainda que seja mentira.

Essas pessoas não fazem isso para ganhar visualização, tão pouco com o intuíto de informar, pois muitas vezes as informações divulgadas são mentiras e elas se escondem, fazem apenas por prazer, para rir, para sentir algum tipo de orgasmo enquanto as notícias falsas são replicadas através das redes sociais.

E o pior, muitos veículos de informação, pseudos sérios, replicam as informações sem averiguar as fontes. Então, aqui fica o meu conselho, se você ler, ou receber de alguém alguma notícia de morte de gente famosa, de tragédia, ou fala do governante do país, o que quer que seja que renderia uma boa discussão, ou comoção. Não compartilhe. Pelo menos não antes de averiguar as fontes.

Toda vez que recebo alguma notícia desse teor, ou vejo em alguma rede social, ou mesmo no Google, minha primeira atitude é digitar o tema no Google e abrir a aba das notícias. Sabe quando você opta por "Todas", "Imagens" ou "Maps"? Então, opte por "Notícias" e veja quantos portais replicam o conteúdo. Se não estiver em um portal bastante conhecido e que pode ser levado a sério pelo seu trabalho ao longo dos anos que já presta tal serviço, a chance da manchete ser falsa é bem grande.

Precisamos assumir a nossa parcela de responsabilidade e não contribuir com os psicopatas de plantão que semeiam o caos na internet.

0 comments: