As clássicas sessões de filmes na TV


Ao longo dos seus 60 anos, a TV Globo já apresentou diversas sessões de filmes em sua grade programação. Já teve, por exemplo, a sessão Cine Musical que apresentava apenas filmes musicais, a Sessão Faixa Preta que só apresentava filmes de artes marciais, a Sessão Western com filmes do faroeste estados-unidenses, e por aí vai. Tem uma lista bem grande de sessões de filmes que já não existem mais.


Teve sessões patrocinadas, como foi  caso da Sessão Rexona de Cinema, e tem sessões de filmes pensadas para divulgar produtos da emissora. Por exemplo a Sessão Cara e Coragem que foi criada para divulgar a estreia da novela Cara e Coragem. O filme de estreia, Missão Impossível, foi escolhido para representar os protagonistas do folhetim que faziam papel de dublês em  cenas de ação do cinema e da TV.

Eu separei aquelas sessões que são clássicas, algumas que ainda estão presentes e outras que já não existem mais. Vamos relembrar quando surgiram e por que foram colocadas na grade da emissora. 


A sessão de filmes mais jovem da nossa lista é a Intercine que estreou em 1996 e oferecia a possibilidade do telespectador escolher quais, dentre três filmes, que queria ver no dia seguinte. O mais votado era apresentado no horário que a sessão ia ao ar. Isso aconteceu no auge do Disk... qualquer coisa. Foi o serviço que os atuais donos da RedeTV! criaram para que as emissoras explorassem a interação com os telespectadores. Você ligou alguma vez para escolher algum filme?

Inicialmete o número do telefone era de prefixo 0800, ou seja, a ligação era grátis. Mas depois mudou para 0500 e assim a Globo passou a ganhar uns trocadinhos também com a participação voluntária do público. Intercine ficou na grade da emissora até 2010, durante esse tempo foi exibida de segunda a sexta-feira, e depois de terça a sexta, começou oferecendo três filmes para escolhas, depois só dois. Teve uma sessão extra intitulada Intercine II, e também uma sessão especial chamada Intercine Brasil.


No dia 15 de agosto de 1992, estreou a Sessão de Sábado. Poderia ser chamada de Sessão Tapa Buraco porque só entra na grade de programação quando não tem outra coisa para colocar no horário. Por isso, não tem regularidade na exibição dessa sessão de filmes, já foi colocada e retirada da grade várias vezes.


A sessão
Temperatura Máxima, clássica dos domingos, entrou no ar como um especial de verão em 1988. E sua estreia oficial como sessão fixa de filmes se deu em uma terça-feira, foi no dia três de janeiro de 1989, após a novela Vale Tudo com o filme Comando Para Matar, e no mesmo ano passou para os domingos. No entanto, entre 1999 e 2001, mudou dos domingos para os sábados, já que o Planeta Xuxa e o Gente Inocente estavam bombando e não davam espaço para o filmes, onde ficou até abril de 2001.


O nome dessa sessão de filmes, a vinheta, foram pensados para exibir filmes de ação, porém, entre os anos de 2000 e 2017, devido à restrição horária da classificação indicativa, imposta pelo governo federal, a emissora teve que abordar temas mais leves. 
Em 31 de agosto de 2016, a classificação indicativa que na verdade era impositiva e proibitiva, foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal que a considerou inconstitucional e desde então a emissora tem mais liberdade na escolha dos filmes.


No dia sete de março de 1988, estreou a sessão Tela Quente, desde sempre na segunda-feira. Ainda é a principal porta de entrada de filmes inéditos da TV Globo. Esses começam a ser apresentados a partir de abril porque entre os meses de janeiro a março sempre teve só reprises dos filmes exibidos no ano anterior.

Quem ocupava o horário era o Jô Soares com o seu humorístico Viva o Gordo, e como o Boni não deixava ele colocar em prática as ideias que tinha, dentre elas o seu talk show, aceitou o convite do Silvio Santos e mudou para o SBT. Lá, ele estreou fazendo a mesma coisa que fazia na Globo, um humorístico chamado Veja o Gordo, no mesmo dia e horário que apresentava na Globo.

Então, para derrubar a audiência do seu programa, criaram a sessão de filmes Tela Quente. O filme escolhido foi Star Wars: Episode 6 – O Retorno do Jedi. A Tela Quente se manteve em alta até 2014 quando enfrentou um período difícil de audiência com o rompimento dos contratos da Globo com os maiores estúdios de Hollywood. Hoje em dia, devido a mudança de comportamento do telespectador, a faixa já não atrai tanto como antes e virou um horário de qualquer coisa.


O Corujão, classiquíssimo, existe desde quatro de julho de 1986. Todo mundo que gosta de TV sabe da sua existência, apesar de nem todo mundo já ter assistido alguma vez, e por uma boa razão, a sessão de filmes vai ao ar quando a maioria das pessoas já estão, ou precisam ir para a cama.

O Corujão substituiu a Sessão Coruja que existia há dez anos, que tinha substituido a sessão de filmes Coruja Colorida, nascida em 1972, e apesar de ser uma das sessões mais antigas e famosas da Globo, já saiu do ar também várias vezes, cedendo seu espaço para outras séries de filmes e já teve seus momentos de Intercine.

Em setembro de 2014, para reagir a concorrência com o SBT, o Corujão passou a exibir filmes brasileiros e os telespectadores podiam escolher, entre duas produções, qual queriam ver na edição seguinte.


No dia quatro de abril de 1981 estreou o Supercine, que desde então vai ao ar no finalzinho de sábado, acabando domingo adentro. A vinheta por si só já é clássico que desperta muitas memórias afetivas. Geralmente o Supercine exibe filmes de classificação mais alta, ou seja, de conteúdo violento ou sensual, que não podem ser exibidos em outras sessões cedo. Durante uma boa fase o Supercine tinha esse ar de mistério, de filmes complexos...


O Cinema Especial foi ao ar pela primeira vez em 28 de abril de 1975. Sua exibição é esporádica, geralmente nas noites de quarta-feira, quando não há exibição de jogos de futebol, ou em ocasiões especiais, como final de ano, em homenagens, e durante o horário de debates eleitorais em estados onde o segundo turno do pleito não é realizado. Como as exibições são eventuais, não há dia ou horário fixos, servindo para complementar a programação de filmes em qualquer dia da semana.

Ou seja, é uma sessão tapa buracos. Tem a Sessão de Sábado no sábado e a Sessão Especial durante a semana. E esse nome já tinha sido usado Rede Tupi e pela TV Rio, ambas extintas, mas chegaram a apresentar a Sessão Especial em suas grades simultaneamente. Uma das datas marcantes dessa sessão foi quando apresentou o filme Titanic nos dias 14 e 15 de dezembro de 2000. Como o filme dura três horas, em dia foi apresentado uma parte e no dia seguinte a outra parte.


A parte dois conseguiu mais IBOPE do que a parte um, 53 contra 51 pontos. Foi a maior audiência já registrada numa exibição de um filme na nossa televisão até hoje. Esse foi o filme que eu mais assisti na minha vida, parei de contar quando cheguei na décima oitava vez. A primeira vez que vi foi no cinema, mas compre a fita VHS, então sempre que colocava para alguém assistir, acompanhava junto até o final. E vi na TV também.


E chegamos ao clássico dos clássicos, a Sessão da Tarde. Essa faixa de horário existe na Globo desde quatro de março de 1974. Mais de 50 anos apresentando personagens da pesada que aprontam muita confusão. Antes a emissora apresentava a Sessão das Duas. Sessão da Tarde é mais flexível, o horário pode ser alterado e não perde o sentido. 

A Sessão da Tarde não é a faixa de filmes mais antiga, mas virou sinônimo de uma categoria de filme, tipo, é um filme bem sessão da tarde.

Segundo a revista Veja-SP, foi nos anos 1980 e 1990 que a Sessão da Tarde atingiu sua melhor fase, exibindo filmes que se tornaram clássicos, como A Lagoa Azul, Esqueceram de Mim, Ghost: Do Outro Lado da Vida, Karatê Kid, Os Goonies e Edward Mãos de Tesoura.


No dia 30 de abril de 1972, estreou o Domingo Maior, a faixa que encerra a programação de domingo, e já foi o que a Tela Quente é hoje em dia. Aliás, nasceu como uma faixa de programação tal qual era a Terça Nobre, ou Sexta Super.  Em 2006, por exemplo, o Domingo Maior exibiu o episódio piloto da série Lost. Mas, ainda em 1972, começou a exibir filmes e é uma das sessões de longa metragem mais longevas da nossa TV.

Devido o horário que passa era sempre, ou é, uma difícil escolha entre assistir o filme anunciado e se lamentar no dia seguinte por ter dormido pouco, ou ignorar o filme e depois ficar de fora das rodas de conversas de quem assistiu.

E a sessão de filmes mais longeva é a Campeões de Bilheteria. Esteve na grade da Globo de 1969 a 1998, e retornou em 2020. Na primeira fase era exibida nas madrugadas de terça para quarta. A partir de primeiro de abril de 1996, passou a ser exibida diariamente, até ser cancelada e substituída pelo Intercine.

22 anos depois, a sessão foi resgatada para ocupar a grade dos domingos por conta da paralisação das transmissão das partidas na época da pandemia de Covid-19, e desde então, tem entrado e saído da grade da emissora.


0 comments: