O Rock In Rio é um dos maiores e mais famosos festivais do planeta, concertos realizados no Brasil já tiveram repercussão internacional, como foi o caso do show de Britney Spears, em 2001, quando deu-se início a especulação de que ela não cantava ao vivo e só fazia playback.
O Rock in Rio foi comparado pela imprensa internacional com Woodstock, o evento de música que foi um marco da contracultura e da música que aconteceu em agosto de 1969 em uma fazenda, em Nova Iorque. Não só pela grandiosidade de público e dos nomes que se apresentaram no Brasil, mas também pela lama que foi produzida com a chuva que caiu na Cidade do Rock, deixando o terreno semelhante ao evento icônico dos EUA.
O festival é uma criação do empresário Roberto Medina, que já trabalhava com publicidade e lançou artistas e slogans de sucesso até os dias de hoje.
Rock in Rio é um trocadilho de Rock In Roll e teve esse nome escolhido porque aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, mas foi idealizado para ser um festival de música, e não exclusivamente de rock. A primeira edição aconteceu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, em uma área especialmente construída para receber o evento. O local era um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Riocentro, em Jacarepaguá e ficou conhecido como Cidade do Rock.
O ambiente contava com o maior palco do mundo já construído até então. A cidade do rock ainda contou com dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas.
O festival de música teve a sua música própria também, o hino do Rock In Rio foi composta por Nelson Wellington e Eduardo Souto Neto, e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova.
Até aquela época as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul e apesar de o rock ser um dos estilos musicais mais marcantes na música dos anos 80, as gravadoras já miravam em outra direção. Então, as gravadoras se convenceram que rock ainda era lucrativo e o festival também colocou o Brasil na rota das grandes turnês internacionais.
Como foi a oportunidade de ouro para os fãs chegarem perto dos seus ídolos internacionais, muita gente não mediu esforço para se deslocar de onde vivia, não importa onde fosse, até o Rio de Janeiro. Já no primeiro dia os presentes puderam assistir aos concertos das bandas inglesas Whitesnake, Iron Maiden e Queen. Mas teve brasileiros também, o primeiro a subir no palco foi Ney Matogrosso, depois, Erasmos Carlos, e ainda, Baby do Brasil e Pepeu Gomes.
Como os fãs estavam lá pelas bandas metaleiras, não foram muito receptivos com os brasileiros, com exceção de Baby que estava grávida, todos foram hostilizados, principalmente Ney Matogrosso que se apresentou quase nu e foi vaiado enquanto algumas pessoas atiraram coisas no palco. A questão não foi a performance, e sim a diferença do estilo musical do que a plateia esperava ouvir.
Infelizmente não foi a primeira vez que aconteceu, outros artistas foram hostilizados em outras edições, mas a organização aprendeu a distribuir melhor os artistas ao longo do festival e nós já tivemos até a Xuxa em 2024. Não foi no palco principal, mas nas primeiras edições seria impensável.
Nos dias seguintes passaram pelo palco Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Blitz, The Go-Go's, Nina Hagen e Rod Stewart. Moraes Moreira, Alceu Valença, George Benson e James Taylor. Kid Abelha, Eduardo Dussek, Barão Vermelho, Scorpions e AC/DC. Rita Lee, Ozzy Osbourne, Elba Ramalho, Al Jarreau, Yes e The B-52s.
O Whitesnake foi uma adição de última hora para substituir o Def Leppard, que em novembro de 1984 cancelou sua participação devido a atrasos na gravação do álbum Hysteria, que seria lançado somente em 1987. Várias bandas fizeram mais de um concerto e deram show nos bastidores também, a produção teve que lidar com os ataques de estrelismo dos artistas internacionais.
Ozzy Osborn que tinha fama de comer morcegos, porque ele mordeu um morcego durante um show, achando que era de brinquedo, teve em seu contrato, a pedido de uma associação de proteção de animais, que ele não podia comer morcegos ou outro tipo de animal no palco. Mas ele foi um dos artistas que menos deu trabalho para a organização.
Já a banda AC/DC exigia um sino que pesava mais ou menos duas toneladas no palco, o que custaria muito caro para trazer para o Brasil, além de a estrutura do palco não aguentar o peso. Como não houve acordo, a organização trouxe o sino, mas realmente o palco não suportava o peso. Oscar Niemeyer, o desenhista do palco, foi chamado para resolver a questão estrutural, mas quem salvou o espetáculo foi uma equipe de cenografia da TV Globo.
Eles reproduziram o sino em izopor e gesso e só contaram para a banda depois dos dois shows que eles fizeram. Nem o Roberto Medina foi avisado, porque se soubesse ele também não aceitaria o jeitinho encontrado pelos técnicos. E a banda, que poderia ter se sentido ofendida, os caras adoraram a ideia e pediram para levar o sino para eles.
A banda Queen foi a mais complicada, foi a que causou mais problemas para a organização, o Freddy Mercury teve vários ataques de estrelismo. Para começar, ele reprovou a iluminação do palco e pediu que instalassem a estrutura da banda dele. Logo que chegou não quis entrar no hotel enquanto os artistas brasileiros que estavam lá para recepcioná-lo não liberassem o corredor por onde ele tinha que passar e destruiu o quarto do hotel.
Essa tinha sido a segunda vez da Banda Queen no Brasil, eles já tinham vindo em 1981, mas não tinham muita expectativa o Rock In Rio, no entanto, ficaram tão impressionados com a recepção da plateia e de como os presentes conheciam e cantavam suas canções que eles ficaram maravilhados. A reação da banda foi retratada no filme Boemian Rhapsody, apesar de eles terem trocado as datas.
Ah, e detalhe. Os artistas têm fama de pedir coisas absurdas quando vêm ao Brasil, como banheiras de gelo, 400 toalhas brancas, árvores e rosas no camarim, quilos e quilos de macarrão... E o Freddye Mercury pediu 20... homens.
Outro fato marcante que aconteceu nessa época foi o fim da ditadura militar no Brasil. Depois de 21 anos de regime militar, deu-se início a um processo de transição para a restituição da democracia e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil no dia 15 de janeiro, em pleno Rock in Rio. O público compareceu ao evento levando a bandeira do Brasil e vibrando com a volta da democracia.
Essa eleição não contou com a participação da população, Tancredo Neves foi eleito por um colégio eleitoral e era um dos prediletos dos militares para fazer a transição da ditadura a democracia, mas o presidente eleito morreu antes de assumir o cargo e assim o seu vice, José Sarney, foi empossado como presidente e durante o seu governo foi escrita a Constituição que seguimos até hoje.
O então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, tentou embargar a obra da construção da Cidade do Rock a poucos meses antes do evento. Tancredo Neves liberou, as obras foram concluidas, mas logo após o fim do Rock in Rio, a Cidade do Rock foi demolida por ordem do Leonel Brizola para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio da cidade do Rio de Janeiro.
Apesar de toda a repercussão, Roberto Medina disse que teve oito milhões de prejuízo. E o festival só voltou a ser realizado seis anos depois, em 1991. A terceira edição demorou ainda mais, aconteceu em 2001, dez anos depois, quando a Cidade do Rock foi reconstruída no mesmo local onde aconteceu a primeira edição. Mas outra vez, foi preciso esperar mais dez anos para a quarta edição, que só aconteceu em 2011.
Em 2012, a Cidade do Rock foi demolida outra vez para dar lugar a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. No entanto, a Prefeitura construiu um novo local permanente e a partir de então, o Rock In Rio acontece sistematicamente a cada dois anos e se tornou um festival internacional. Em 2004 teve a sua primeira edição fora do Brasil, em Lisboa, Portugal. Depois, em 2008, teve a primeira edição em Madrid, na Espanha, e em 2015 em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em 2014, estava programada uma edição em Buenos Aires, na Argentina, mas foi cancelada.










0 comments:
Postar um comentário