Músicas que na verdade são publicidades - parte 2.

De 4 em 4 anos acontece o Mundial de Futebol que sempre gera muita polêmica pela forma que a Federação Internacional de Futebol Americano se vende e explora os países que sediam os jogos, e como nem todo mundo gosta de futebol a FIFA tenta captar mais público pelo meio musical. 

Então, um cantor é selecionado para interpretar uma música encomendada para a ocasião, mas isso não quer dizer que a pessoa seja do país que sedia os jogos como aconteceu em 2014 no Brasil quando Claudia Leitte esteve entre os escolhidos para gravar o tema, no entano, não estava só, ela dividiu palco com o Pitbull e Jenifer Lopez.

As músicas temas da copa que mais bombaram no mundo foi a do mundial de 1998, na França com Ricky Martin, produzida pelo seu amigo, ex-companheiro de Menudo, o Robby Rosa, que produziu o álbum em que entrou a canção. La Copa de La Vida é um dos seus hits mais fortes até hoje.

Outra música que virou hit mundial é Waka Waka com Shakira, a música foi tema do mundial de futebol de 2010, na África do Sul, e entrou sem seu álbum Sale El Sol. A colombiana se tornou a rainha dos temas da copa, pois em 2006 o seu hit Hips Don't Lie foi escolhido para o Mundial de Futebol da Alemanha e em 2014, no Brasil, ela também teve um hit gravado para a ocasião, La La La entrou para o álbum oficial dos jogos.

Xuxa gravou pelo menos 2 canções que foram distribuidas como jingles. A mais antiga é Em Busca do Amor que acompanhava como brinde a sua sandália Dançalinha lançada em 1989. A música ia no que chamam folha sonora, que nada mais é do que um disco de plástico similar ao disco de vinil, porém mais fino e mais frágil.

Em 2019, quando ainda fazia parte do casting da Record, Xuxa assinou com a  Editora Globo para lançar uma série de livros que foram publicados a partir de 2020, o primeiro foi a sua biografia intitulada Memórias, depois lançou Maya: bebê arco-íris, Betinho: o amor em forma de criança e Mimi: A vaquinha que não queria virar comida.

Para escrever o livro Maya, ela se inspirou em sua afilhada, filha de Vavá, que a acompanha desde a época do Xou da Xuxa e que ficou em sua casa no período da quarentena do Covid19. Como parte promocional do livro, a apresentadora gravou a canção Maya que podia ser acessada através de um código QR no livro.

Essa música chegou depois de 4 anos sem nenhum lançamento da rainha dos baixinhos, o seu último álbum foi o XSPB 13, gravado em 2013, mas lançado só em 2016. Depois a Som Livre lançou o clipe oficial no Youtube.

Em 1968 Tim Maia lançou o seu primeiro compacto com duas músicas, Sentimento e Meu País, no entanto ele não ficou feliz com o resultado porque a qualidade ficou bem ruim. Alguns anos depois quando já era famoso, em 1971, a indústria do Cacao encomendou um jingle para propagar a ideia de que chocolate é legal e o cantor foi o escolhido para ser o garoto propaganda. Então, ele pegou a mesma base da música Meu País e compôs Chocolate.

Em 1989, quando Marisa Monte lançou seu primeiro álbum, ela regravou a música Chocolate, mas mudou a letra. Na parte em que o Tim Maia canta: Não quero chá, não quero café, Não quero coca-cola, Me liguei no chocolate... Marisa diz: Não quero pó, Não quero rapé, Não quero cocaína.

Em 1984 Tim Maia lançou a música Leva, escrita por Michael Sullivan e Paulo Massadas, em um compacto simples e vendeu 1 milhão de cópias. No ano seguinte, a música entrou para o seu álbum e depois foi regravada por outros artistas, mas o primeiro a gravar foi Michael Sullivan. No entanto, a música tocava apenas na Rádio Band FM porque tinha sido encomenda ao compositor, ele fez a letra como uma declaração de amor da rádio para os ouvintes e quando o Tim Maia ouviu, pediu para gravá-la.

Para assisitir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: