Curiosidades sobre a Calçada da Fama.

Pode ser que não te soe muito familiar o nome Hollywood Boulevard, mas calçada da fama com certeza sim. Essa é a rua mais famosa de Los Angeles, na Califórnia, e vou te passar algumas curiosidades sobre esse que é um dos maiores pontos turísticos dos Estados Unidos.

A calçada da fama já existe a mais de 60 anos e tem quase 3 mil estrelas homenageando diversos nomes do entretenimento. A ideia surgiu em 1953, com o chefe da câmara do comércio de Hollywood E.M. Stuart; porém, devido a diversos impedimentos na Justiça, ela só foi receber sua primeira estrela em 1960. 

O diretor e produtor Stanley Kramer foi o primeiro a receber uma estrela. E se você acha que o único quesito é ser famoso em nível mundial para receber uma, lamento informar, mas qualquer pessoa pode ser indicada. Aliás, pagando bem, qualquer pessoa pode ter a sua desde que cumpra os seguintes quesitos:

Apresentar uma foto 3x4, número de telefone, e-mail, data de nascimento, lista de trabalhos voluntários realizados e 50 mil dólares. Além de, obrigatoriamente, comparecer no dia da homenagem. 

Essa obrigação passou a ser um dos quesitos em 1968, e desde então, somente Barbra Streisand não cumpriu essa exigência, em 1976.

 

O curioso é que uma celebridade pode ter várias estrelas em seu nome, desde que seja em categorias diferentes. Frank Sinatra, Harrison Ford, Michael Jackson têm mais de uma, e o cantor Gene Autry tem 5 estrelas porque ele atuou na música, na televisão, no cinema, e algumas outras coisas mais. 

De artistas brasileiros, a única pessoa que tem uma estrela na calçada da fama é a Carmem Miranda. E melhor ainda, ela tem até uma rua com o seu nome em Hollywood.

Apesar da rua onde fica a calçada da fama ser bem movimentada, algumas estrelas já foram roubadas. Gene Autry, Kirk Douglas, Jimmy Stewart e Gregory Peck foram os alvos, mas eles tiveram as estrelas repostas em seguida.

E apesar da bufunfa que custa para ter uma estrela, alguns nomes foram escritos de forma errada, como é o caso da atriz Julia Louis-Dreyfus, escreveram Louis errado, Luis, mas também repuseram a estrela corrigida.

Até mesmo personagens fictícios têm estrelas na calçada, como é o caso do Mickey Mouse, Godzilla e o Caco dos Muppets, além de Lassie, a cachorra personagem da famosa série dos anos 80.

Outra curiosidade é que alguns nomes não tem sobrenome, mas convenhamos que ninguém confunde, ou nem exista outra pessoa chamada Madonna, Shakira, Slash... e tem mais umas dez celebridades assim, só com um nome.

As gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen dividem uma única estrela, elas são as únicas celebridades a passar por isso. Agora as irmãs são estilistas, mas ficaram famosas por diversas atuações no cinema e na TV, talvez a série mais conhecida seja Três é Demais, que estreou na década de 80. Quando crianças, em 1993, participaram em um dos episódios do programa da Xuxa, nos Estados Unidos.

 

Talvez o fato mais excepcional da calçada da fama seja com a estrela do boxeador Muhammad Ali, que não está na calçada, está na parede do Teatro Chinês, pois, ninguém pode pisar nela, por respeito.

Muhammad tem uma história bem polêmica, pois apesar de receber o título de o rei do boxe da confederação internacional, passou pelo período de segregação racial nos Estados Unidos, quando as pessoas negras tinham direitos limitados e não podiam nem entrar em alguns ambientes, devido a isso se tornou um símbolo de luta por igualdades, mas chegou a recusar a convocação das forças armadas para atuar na guerra do Vietnã, confrotando o governo dos Estados Unidos, e foi tachado como covarde e traidor.

Nesse teatro, que é um cinema e fica na rua da calçada da fama, tem outra calçada da fama, é aquela em que as celebridades deixam marcadas as mãos ou pés e sua assinatura também. Essa tradição teve início na década de 20, mas não é só pé e mão que tem no cimento do pátio do teatro, alguns artistas deixaram a marca do nariz, da perna, dos óculos... Os atores da série Harry Potter deixaram as varinhas mágicas marcadas...

Marilyn Monroe queria deixar um diamente como pingo do i, do seu nome, mas foi persuadida a mudar de ideia porque a pedra não ia ficar muito tempo lá não, então, ela mergulhou uma argola no concreto e a peça foi roubada assim mesmo.

No parque da Disney existe uma réplica desse teatro, onde há também uma calçada similar. Em 1993, Xuxa gravava seu programa em inglês nos estúdios da CBS, em Hollywood, e foi homenageada pelo parque, na época ela foi convidada a deixar a sua marca no pátio do teatro.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: