No dia 15 de novembro de 1999, estreou a RedeTV!, completando, por tanto, 25 anos em novembro de 2024. A emissora chegou com uma grande expectativa, pois estava assumindo as concessões da Rede Manchete que sempre teve um lugar cativo no coração de muitos telespectadores.
Para entender melhor como é que a RedeTV! apareceu, temos que conhecer os donos da emissora. São dois, o Amilcare Dallevo e o Marcelo de Carvalho. Amilcare trabalhava no Citibank até os seus 27 anos quando saiu para abrir a sua primeira empresa, a TecNet, de tecnologia em software. Foi onde ele desenvolveu um sistema telefônico para o público interagir em tempo real com a televisão. O sistema deu certo e ele abriu a TeleTV, uma empresa para vender essa novidade as redes de televisão.
O Marcelo de Carvalho se formou em Engenharia Química, mas resolveu se especializar em vendas, incialmente vendia peças íntimas femininas, e em 1986, passou a trabalhar no departamento comercial da TV Globo, no setor de merchandising. Foi neste período que ele conheceu o Amilcare Dallevo com quem fez parceira para implantar na Globo aquele sistema telefônico para o público interagir ao vivo com os programas, o 0900.
A Globo usou esse sistema para que o público votasse no final do programa Você Decide e para que escolhessem o filme do dia seguinte da sessão InterCine. O SBT usou para as brincadeiras do Gugu no Domingo Legal e para o programa Fantasia. Esses são alguns exemplos de como as emissoras utilizaram o serviço, além do disc tarô, disc sexo e nas historinhas do Chaves, entre outros tantas ofertas oferecidas.
De vendedora de serviços, a TeleTV passou a ser uma distribuidora de produtos questionáveis, aqueles milagrosos para perder peso ou ganhar massa muscular. Essas publicidades serviram como um embrião para a Ômega Produções que foi lançada em 1997, como uma produtora independente para produzir programas para a TV. Almicare e Marcelo compraram o horário de domingo da Rede Manchete e colocaram no ar um programa de auditório chamado Domingo Milionário que foi criado e dirigido por Homero Salles e teve vários apresentadores, como Marcelo Augusto, Thunderbird, Luiz Bacci, Sergio Malandro, Otávio Mesquita, Virgínia Novick...
Nessa época a Rede Manchete já não ia nada bem, tinha bastante horas terceirizadas e só acumulava despesas. O caos se instalou completamente em 1998, quando a emissora não tinha dinheiro para pagar os salários atrasados de seus funcionários, em 1999 a situação piorou e como a concessão estava vencida desde agosto de 1996, se não fosse renovada ou vendida até 18 de maio, o canal seria liquidado. Ou seja, extinto. A opção foi vender.
Almicare Dallevo pediu um empréstimo de um bilhão de dólares da financeira norte-americana Lehman Brothers para a compra da emissora, e no dia 9 de maio, foi anunciado que o grupo TeleTV tinha comprado a Rede Manchete por 608 milhões de dólares. Mas em vez de esse dinheiro ir para os bolsos dos antigos donos, 330 milhões de reais foram usados para quitar as dívidas com os trabalhadores e o restante seria investido na nova emissora.
Ficou acordado que o grupo Bloch receberia o valor da venda em prestações de sete milhões e meio de dólares a cada mês durante seis anos e teria seis meses para desocupar o prédio que ocupava no Rio de Janeiro. O grupo TeleTV esperava elevar o faturamento mensal da emissora de 10 milhões de dólares para 30 milhões, ou seja, a expectativa estava lá nas alturas.
Já no dia 10 de maio a vinheta da Manchete foi ao ar pela última vez e a nova logomarca que passou a ser usada era provisória, apenas TV. E no dia 14 de maio, o ministro Pimenta da Veiga assinou o decreto transferindo o controle acionário da Rede Manchete para o grupo TeleTV, o decreto foi publicado pelo Diário Oficial da União com a assinatura do então presidente da república Fernando Henrique Cardoso, e a concessão foi renovada.
A nova grade de programação foi sendo atualizada gradativamente, alguns programas da Manchete continuaram, apenas tiveram os nomes trocados. O Jornal da Manchete passou a se chamar Primeira Edição, e o Manchete Clip Show passou a se chamar apenas Clip Show.
Os equipamentos da TeleTV foram instalados em um galpão alugado no bairro de Alphaville, em Barueri, São Paulo, onde a emissora funcionou nos seus primeiros anos. A RedeTV!, com a nova logo e a nova programação estreou oficialmente no dia 15 de novembro de 1999, no feriado da Proclamação da República.
Às 6 horas, 59 minutos e 32 segundos do dia 15 de novembro, entrou no ar o comercial da série estadunidense Jeannie é um Gênio, com duração de 30 segundos, seguida de uma vinheta da RedeTV!. Foi assim a sua estreia, sem festa, ou discurso oficial de inauguração. O primeiro programa foi o telejornal Brasil TV!, às 7h da manhã.
Depois teve o programa Galera da TV com Andreia Sorvetão e nesse mesmo dia estreou A Casa é Sua com Valéria Monteiro, Interligado com Fernanda Lima, TV Fama com Mariana Kupfer, e Superpop com Adriane Galisteu. A audiência oscilou entre um e dois pontos na maior parte do dia, atingido picos de mais de quatro pontos, segundo o Ibope.
Foi pouco. Talvez porque o canal já vinha de uma longa transição, então não teve o impacto da estreia que deveria chamar a atenção do público e também porque apostavam em uma programação voltada para a classe A, o que é um grande erro porque nessa época quem tinha dinheiro já assinava televisão paga.
A primeira grande polêmica na emissora foi em 2000 com a saída de Adriane Galisteu que simplesmente abandonou o Superpop para apresentar um programa similar na Record, o É Show. Alguns apresentadores se revezaram na apresentação do programa até a Luciana Gimenes assumir o comando.
Tem vários programas da RedeTV! que foram muito bem produzidos como a versão brasileira de Donas de Casa Desesperadas que teve Sonia Braga no elenco, e Saturday Night Live com Rafinha Bastos, mas que não cativaram o público, além da passagem de Hebe Camargo que reclamava da dificuldade em elevar a audiência do programa que não passava dos quatro pontos entre os anos de 2011 e 2012, quando esteve na emissora.
Alguns deram muitio certo como foi o caso da novela colombiana Betty a Feia que elevou os índices de audiência colocando a emissora em segundo lugar no IBOPE. O programa Noite Afora com Monique Evans tinha boa repercussão, e o humorístico Pânico na TV que fez muito sucesso, mas deixou a RedeTV! cheia de processos quando migrou para a Band, inclusive processos da própria produção por atrasos de pagamentos.
E tem aqueles que se fixaram na grade como o Superpop com a Luciana Gimenes, o Mega Senha apresentado por Marcelo de Carvalho, e o A Tarde É Sua com Sonia Abraão, que não tem muita audiência, mas conseguem uma boa repercussão.
A baixa audiência de uma emissora afasta anunciantes e sem anunciantes não entra dinheiro no caixa. Em 2006, a emissora demitiu 80 funcionários, tirou programas do ar e dispensou as equipes de jornalismo e da área de esportes. A partir de 12 de setembro de 2009, passou a ocupar a sua nova sede, o Centro de Televisão Digital, em Osasco. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em 13 de novembro, com uma grande festa que contou com a participação de políticos, empresários e artistas.
No ano seguinte, a partir de 23 de maio de 2010, a emissora passou a transmitir em tecnologia 3D, tendo sido a primeira emissora aberta a transmitir neste formato, e no dia 1º de dezembro do mesmo ano deu-se início a transmissão na França, exibindo sua programação para Paris e outros territórios franceses. O sinal 3D não pegou no Brasil, aliás, no mundo, foi uma tecnologia superestimada, mas que não conquistou o público e em 2015, a RedeTV! desativou esse tipo de sinal devido à baixa adesão.
Tinha tecnologia, tinha qualidade, mas não tinha dinheiro. Então, em 2011, a emissora começou a atrasar os salários dos funcionários, além de promover mais demissões, e passou a vender horários da programação. Isso é praticamente um caminho sem volta porque a qualidade cai muito o que acaba espantando ainda mais os telespectadores e os anunciantes.
E outro problema da RedeTV!, é que devido a tantos processos de artistas causados pelo programa Pânico na TV, e por alguns outros programas também, a emissora criou um alista enorme de nomes vetados. No final de 2019, o jornalista Leo Dias foi contratado para dirigir o programa TV Fama e como condição, pediu o fim dessa lista de artistas proibidos porque se não seria impossível fazer um trabalho decente.
Infelizmente a emissora amarga índices baixissimos de audiência, boa parte dos seus programas fica abaixo de um ponto na medição do IBOPE e em 2024, na ocasião dos 25 anos da RedeTV!, 10 horas e meia de sua grade de programação são programas religiosos de igrejas evangélicas. E o pior, esses programas foram entre a fraca programação original da emissora.
Ainda assim, com todos os problemas e a baixa audiência, em novembro de 2022 foi lançada a plataforma de streaming RedeTV!Go, que permite o telespectador acompanhar a programação pela internet, além de poder ver os programas que são disponibilizados por lá, gratuitamente.
A RedeTV! só existe ainda porque os dois sócios desempenham muito bem cada um o seu papel, apesar de já terem brigado, porque outra emissora, ou empresa, nessas condições já teria sido vendida ou encerrado suas atividades.
curiosidades
Amilcare Dallevo tem 71% de ações da RedeTV!. Sobrando, por tanto, 29% para Marcelo de Carvalho.
Duas grandes estrelas da casa têm em comum o marido dono da emissora. Luciana Gimenez foi casada com Marcelo de Carvalho, desde 2006 até 2018. E Daniela Albuquerque que se casou com Almicare Dallevo, também em 2006, ela estreou como apresentadora em 2007, a convite da diretora artiistica da emissora na época.
Apesar de a RedeTV! ter assumido as concessões da Rede Manchete com o compromisso de quitar as dívidas com os funcionários da emissora que faliu, ainda em 1999, deixou de pagar os salários atrasados dos trabalhadores provocando greve e manifestações dos mesmos que, inclusive, fizeram interferência até na transmissão da progamação da emissora.
Em 2004, a RedeTV! foi isenta dessa dívida, pois ficou entendido que a emissora não era sucessora civil, tributária, ou trabalhista da Manchete.
Para assistir a este, clique na imagem abaixo.
1 comments:
Nos primeiros anos da RedeTV, havia também o RTV, o Jornal da TV, o Te Vi na TV (que mudou de nome depois para Eu Vi na TV), e as sessões de cinema TV Terror nas noites de sábado, TV Magia nas tardes de segunda a sexta (era uma espécie de 'Cinema em Casa' e 'Sessão da Tarde), e duas interativas: o Cine Total de terça a sexta e TV Escolha nas tardes de domingo (com o mesmo formato do 'Intercine')
Postar um comentário