Eliana - Os Dedinhos

O disco mais popular da carreira da Eliana foi lançado no dia 10 de junho de 1993, completando, portanto, 30 anos em 2023. Mas ele começou a ser gerado dois antes de seu lançamento. Entre estreias e cancelamentos, Eliana soube dar a volta por cima e fez histórias com seus dedinhos.

Para falar do primeiro disco da Eliana temos que falar um pouco sobre a sua trajetória até esse lançamento. Ela estreou na TV bem novinha, fazendo comerciais, depois integrou dois grupos musicais, o primeiro foi a Patotinha onde entrou em 1986 e permanceu até 1990, quando o Gugu a convidou para a sua girl band Banana Split. E, em 1991, durante uma apresentação, no programa do Silvio Santos, o apresentador lhe disse que o grupo não teria uma vida muito longo, mas ela poderia ter futuro na TV.

Aceitando o conselho, Eliana fez um teste no cenário do programa da Mariane, onde ela já tinha se apresentado cantando no grupo das Patotinhas. Ao mesmo tempo, Cristina Rocha também gravou um piloto, mas a jovem cantora foi aprovada e assim, no dia 19 de agosto, estreou o Festolândia. Já na estreia ela apresentou três canções, Era Uma Vez que foi tema de abertura, Abracadabra logo no comecinho do programa e tocou bastante no decorrer do mesmo, e também Os Dedinhos.

Mas esse programa não deu o resultado esperado em termos de audiência e faturamento e Silvio Santos mandou tirar do ar com apenas três meses de existência. Se Eliana não tivesse um jogo de cintura estaria fora da TV, pois pediu outra oportunidade e foi escalada para apresentar a Sessão Desenhos, que depois recebeu o nome de Festolândia.

As emissoras de TV sempre tiveram muitos problemas de caixa, e o SBT já passou por várias crises, na época passava por uma. Então, para esse programa a Eliana sentava em um banquinho diante de uma tela verde e gravava 20 minutos, que era dividido em pequenos blocos antes de cada desenho animado. E as imagens inseridas na edição para servir como cenário, eram de papeis de carta que ela mesma escolhia. Como aparecia só da cintura para cima, priorizou a música Os Dedinhos porque a performance era feita só com as mãos. E detalhe, essa música não é uma composição original, é uma versão da francesa Frère Jacques, cuja letra não tem nada a ver com dedinhos.

Com o sucesso da canção, o compositor João Plinta que tinha sido denominado para criar uma música para a abertura da novela mexicana chamada Muchachitas que foi dublada para o português e recebeu o nome de Garotas Bonitas, achou que Eliana era a mais indicada para interpretar a canção Amiga. A novela estreou no dia 2 de março de 1993.

Ela conquistou a simpatia dos telespectadores, suas músicas caíram no gosto da criançada e no dia 10 de maio de 1993, foi lançado o seu álbum de estreia como cantora solista. Os Dedinhos foi lançado pela BMG (hoje Sony Music) e vendeu em torno de 300 mil cópias, recebendo disco de Ouro. A música foi uma das poucas infantis a tocar na rádio, porque na época o gênero infantil estava em declínio.

Mara Maravilha e a Angélica seguiam na TV, mas elas priorizavam canções românticas em seus discos, seus trabalhos musicais eram direcionados ao público adolescente. Sem a Xuxa, sem a Mariane, sem o Sérgio Mallandro... Eliana se tornou a única referência infantil, em termos de música, e reinventou a forma de fazer programa para criança porque até então o modelo de sucesso era com plateia, com assistentes de palco, com entradas triunfais...

O programa Bom Dia & Cia estreou só em 02 de agosto de 1993, então o disco já tinha praticamente três meses de vida e mesmo antes de seu lançamento contava com quatro canções bem conhecidas. Os Dedinhos era a primeira e da segunda até a quinta eram pot-pourris (quando tem mais de uma canção na mesma música).

A segunda faixa do disco é o pot-pourri de Fui Morar Numa Casinha e Bata Palmas. A terceira é o pot-pourri de O Sapo Não Lava o Pé e Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si. A quarta é o pot-pourri de Os Sentidos e O Jipe do Padre. E a quinta é o pot-pourri de A Dona Aranha e Os Indiozinhos. Com exceção de Os Dedinhos e Os Sentidos que tem direitos autorais, as outras canções são todas de domínio público. Ou seja, ela não teve que pagar direitos ou pedir permissão para ninguém para gravar.

A partir da sexta faixa são as canções feitas para ela. Amiga, que foi tema da novela Garotas Bonitas. Era Uma Vez, que foi tema de abertura do programa Festolândia. Direito de Sonhar, que é uma das mais gostosinhas de ouvir. Abracadabra, que foi bastante cantada no Festolândia. E Rebu no Pomar do Japonês, que é bem divertida, mas hoje em dia seria cancelada, porque é politicamente incorreta, é um bulliyng.

Esse disco, com esses pot-pourris, foi diferente do modelo que estávamos acostumados até então, e podemos dizer que foi o precursor do Xuxa Só Para Baixinhos.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: