O programa Clube da Criança comandado por Xuxa Meneghel na Rede Manchete, desde junho de 1983, chegou ao fim no dia 7 de fevereiro de 1986. Ela estreou no comando do infantil junto com a própria emissora, ou seja, estava na Manchete desde a sua estreia e a sua inexperiência diante das câmeras contribuiu para que conquistasse o país com seu carisma e espontaneidade.
Marlene Mattos cruzou o caminho de Xuxa logo no começo do Clube da Criança e juntas aprimoraram o formato do programa que Mauricio Sherman tinha idealizado. Em 1984, Michael Sullivan produziu o disco do programa em uma tentativa de lançar um grupo musical nos moldes do Balão Mágico. Foi quando a Xuxa colocou a voz pela primeira vez em uma canção.
Em 1985, ela ganhou seu próprio álbum, compilado com músicas dos artistas da gravadora Philips, que mais se aproximavam do universo infantil e teve seu primeiro especial de Natal. Chamou tanto a atenção do público infantil e adulto, que as outras emissoras começaram a disputar seu passe, e aceitou a oferta da Globo, um salário 6 vezes maior do que ela recebia na Manchete.
Desde a saída de Xuxa do comando do infantil, o Clube da Criança virou uma sessão de desenho, até o dia 3 de agosto de 1986, quando estreou o programa Lupu Limpim Claplá Topô com Lucinha Lins e Claudio Tovar. O Clube da Criança retornou a grade da Manchete em outubro de 1987, com Angélica e Ferrugem.
No dia 28 de fevereiro de 1986, um incêndio atingiu a sede da TV Cultura, na cidade de São Paulo. O fogo destruiu 90% dos equipamentos da emissora, fazendo com que ela ficasse três horas fora do ar. Com equipamentos emprestados das TVs Globo, Manchete e Bandeirantes, retornou ao ar noticiando o incêndio e cobrindo todo o trabalho dos bombeiros.
Esse foi o segundo incêndio que comprometeu o acervo da Cultura. A emissora foi inaugurada em 20 de setembro de 1960, pelos Diários Associados, o grupo do Assis Chateaubriant, o fundador da TV Tupi. Inclusive, a TV Cultura iniciou suas operações no mesmo estúdio onde a TV Tupi iniciou suas transmissões, em um estúdio de 30 m² instalado no décimo quinto andar do Edifício Guilherme Guinle, na Rua 7 de Abril, 230, em São Paulo.
Os técnicos e os atores eram da TV Tupi e, além disso, sua antena no alto do Banespa, o Edifício Altino Arantes, também era a antiga antena da TV Tupi, que na época já transmitia seu sinal pela Torre Assis Chateaubriand, no bairro do Sumaré. E no dia 28 de abril de 1965, um curto-circuito provocou um incêndio destruindo quase tudo da emissora. Inclusive a primeira câmera de TV do Brasil, usada pela Rede Tupi, um modelo TK-30 de 80 quilos, foi destruída nesse incêndio.
Como o Assis Chateaubriant não soube gerenciar bem o seu império, tudo foi ruindo, inclusive a TV Cultura, com esse primeiro incêndio, só gerou mais despesas para o empresário e ele vendeu a emissora para o o Governo do Estado de São Paulo. A Fundação Padre Anchieta, composta por diversos profissionais, faculdades, e sociedades privadas e públicas, comprou a TV Cultura em setembro de 1967, mas ignora o histório anterior e considera como data de inauguração o dia 15 de junho de 1969, quando foi relançada.
O incêndio de 1986, causou um estrago tão grande que a emissora começou a pedir para que os telespectadores que, porventura, tivessem gravado algum programa lhe cedessem o material. E muita coisa nunca foi recuperado. Aqui no canal tem um vídeo sobre os incêndios nas emissoras de televisão do Brasil.
No dia 24 de fevereiro de 1986, estreou a novela Selva de Pedra na Rede Globo. Trata-se de uma releitura da novela de Janete Clair, exibida em 1972. Foi adaptada por Regina Braga e Eloy Araújo, com direção geral de Dennis Carvalho e conta com as atuações de Tony Ramos, Fernanda Torres, Christiane Torloni, Miguel Falabella, José Mayer, Walmor Chagas, Sebastião Vasconcelos e Yara Lins nos papeis principais.
A história central foi inspirada do romance Uma Tragédia Americana, de Theodore Dreiser, e do filme Um Lugar ao Sol, de George Stevens. Wálter Avancini dirigiu os primeiros vinte capítulos. Nos seguintes, Daniel Filho o substituiu, e posteriormente Dennis Carvalho assumiu a direção geral.
A escolha pelo remake de Selva de Pedra foi para manter a audiência de Roque Santeiro, pois a primeira versão chegou a atingir 100 pontos no IBOPE, em um dos capítulos, então a emissora estava muito confiante que era o título mais adequado para colocar no ar. As outras duas alterantivas eram Barriga de Aluguel, de Glória Perez, com Lucélia Santos como protagonista, e Cambalacho, de Silvio de Abreu. Mas a trama de Barriga de Aluguel era muito absurda para a época e Cambalacho era coméida e não combinava com o horário.
Fernanda Torres, que havia ganhado um prêmio em Cannes pelo filme Eu Sei Que Vou Te Amar, de Arnaldo Jabor foi a escolhida para protagonizar a trama. Olha a história se repetindo. Ela também tinha sido escalada para interpretar a Odete Roitman no remake de Vale Tudo, em 2025, e não aceitou porque estava em campanha pelo Oscar do filme Ainda Estou Aqui.
Selva de Pedra sofreu censura e a emissra teve que refazer algumas cenas e diálogos, além de alterar um romance lésbico entre as personagens de Beth Goulart e Christiane Torloni devido as reações negativas nos telespectadores. Na época, lente de contato era novidade, então, a produção adotou como disfarce da personagem Simone Marques, vivida por Fernanda Torres, que além das lentes azuis, apenas mudava o penteado.
O ator Marcelo Ibrahim, que interpretou o playboy Gastão Neves no início da telenovela, morreu pouco antes do seu desfecho, em 3 de julho de 1986. Mas não foi preciso fazer nenhuma adaptação para seu personagem porque sua participação já estava concluída na data de sua morte.
A abertura foi uma das mais criativas já produzidas pela equipe de Hans Donner. Eram vários prédios que brotavam de um chão árido, como se fossem plantas, reproduzindo uma selva de pedra e concreto, e refletiam personagens da trama em suas vidraças. Era uma época em que não existiam muitos recursos de computação, então, a solução foi usar maquetes. As paredes foram pintadas com nuvens, para compor o fundo e o rosto de Tony Ramos, visto de cima, foi montado com edifícios de plástico de três tonalidades diferentes.
A novela teve dois álbuns musicais, a trilha sonora nacional e a trilha sonora internacional com o ator Tony Ramos na capa. Selva De Pedra foi reexibida na íntegra pelo Viva entre 22 de agosto de 2019 e 18 de fevereiro de 2020. Depois, de 15 de julho de 2024 a 14 de fevereiro de 2025, no Viva Fast, da Globoplay. E em 10 de outubro de 2022, foi disponibilizada na íntegra pelo Globoplay, como parte do Projeto Resgate.
No dia 9 de de fevereiro de 1986, o Cometa Halley atingiu o seu periélio, ou seja, o ponto mais próximo do Sol, tornando-se mais visível da Terra. Halley é um cometa periódico, visível na Terra a cada 75, ou 76 anos. É o único cometa de curto período que é regularmente visível a olho nu da Terra, e o único cometa a olho nu a aparecer nos céus duas vezes durante uma só geração humana.
Nesse caso depende de quantos anos a pessoa tinha quando pode vê-lo pela primeira vez. A última aparição dele foi em 1986, e seu retorno está marcado para 2061. Levando em consideração que a expectativa de vida no Brasil é de 76 anos, quem tinha tinha até uns 10 anos, e eu estou dentro dessa faixa, pode ter a sorte de vê-lo outra vez.
Halley começou a ser observado e registrado desde, pelo menos, 240 anos antes de Cristo. Sua periodicidade foi determinada pela primeira vez em 1705, pelo astrônomo inglês Edmond Halley, cujo nome foi dado ao cometa. Em sua aparição de 1986, o Halley se tornou o primeiro cometa a ser observado em detalhes por uma espaçonave, fornecendo os primeiros dados da estrutura de seu núcleo, bem como o mecanismo da cabeleira e cauda.
Essas observações confirmaram várias hipóteses sobre a construção do cometa, em especial o modelo de Fred Whipple, que dizia que os cometas são bolas de gelo sujas, uma mistura de gelos voláteis como os de água, dióxido de carbono e amônia, junto a poeira cósmica. Hoje sabe-se que a superfície do Halley é, em grande parte, composta por materiais não voláteis e que apenas uma pequena porção de sua composição é de gelo.
A passagem do Cometa Halley gerou uma verdadeira Halleymania no Brasil e no mundo, resultando em muitos produtos licenciados, como álbuns de figurinhas, quadrinhos, brinquedos e até contratos para desenhos animados. Houve uma grande exploração comercial do cometa. A Globo apresentou um especial no dia das crianças de 1985, ainda, com a Família Halley, Criada por Marcelo Diniz, que tinha um robô, o Halleyfante.
O Halleyfante virou brinquedo, a Família Halley ganhou revista em quadrinhos e disco. E teve álbuns de figurinhas também sobre o cometa.
Mas depois que o Halley passou as lojas tiveram que fazer liquidação para esvaziar seus estoques porque o interesse do públicio diminuiu. Foi tudo tão passageiro como o próprio cometa.
Nasceu Nesse Mês
O modelo, Mister Brasil, Big Brother duas vezes, e empresário Jonas Sulzbach, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1986.















0 comments:
Postar um comentário