Fevereiro de 1986


No dia 7 de fevereiro, de 1981, chegou ao fim a novela Um Homem muito Especial na Rede Bandeirantes, eu já falei sobre ela nesse mesmo quadro, em 2025. A história original começou a ser produzida no final de 1979 pela TV Tupi e se chamava Drácula, inspirada em um musical da Broadway. A novela estreou em 28 de janeiro de 1980, mas teve apenas 4 capítulos exibidos antes de ser cancelada devido à falência da Tupi.


O autor, Rubens Edwald Filho, e o diretor da novela, o Walter Avancini, fecharam um acordo com a Band, mudaram o nome da história para Um Homem muito Especial e reestrearam em 21 de julho de 1980. Mas com essa mudança de emissora, nem todos os atores do elenco original contiunaram. Paulo Goulart e Edson Celulari assinaram com a Rede Globo e tiveram seus personagens cortados, e as atrizes Miriam Mehler e Lia de Aguiar também foram dispensadas porque suas personagens perderam a função na história.


Flávio Galvão foi substituido por Herson Capri, Annamaria Dias por Tereza Campos, Serafim Gonzalez por Luiz Carlos de Moraes, Bárbara Fazio por Wilma de Aguiar, e Elias Gleizer por Fábio Tomazini.


A Bruna Lombardi e o Carlos Alberto Riccelli foram demitidos a um mês do fim da conclusão do trabalho porque eles faltaram uma semana inteira nas gravações na virada do ano, e Cláudia Alencar assumiu o posto de protagonsita na reta final da trama.


O curioso é que até o autor foi trocado no andamento da novela, o Rubens Ewald Filho foi substituido por Consuelo de Castro por volta do capitulo 80 porque ele escrevia muitas cenas eróticas e o público não estava gostando muito. Então, a nova autora fez algumas mudanças na trama. 


No dia 9 de fevereiro de 1981, estreou a novela Rosa Baiana na Rede Bandeirantes. Foi escrita por Lauro César Muniz, com direção geral de Walter Avancini, e contou com Nancy Wanderley, Rafael de Carvalho, Gianfrancesco Guarnieri, Ana Maria Magalhães, Maria Luíza Castelli, Wanda Stefânia, Walter Prado e Antônio Pitanga nos papéis principais.


Lauro César Muniz assinou com a Band após ser demitido da Rede Globo em meio a sua própria novela Os Gigantes devido o fracasso de audiência. Rosa Baiana novela foi inteiramente rodada na Bahia e não teve cidade cenográfica, a produção utilizou casas de verdade da cidade de Camaçari como locação. A Band fechou patrocínio com a Petrobrás e ambientou a novela nos campos petrolíferos, então, o protagonista Edmundo trabalhava na empresa.

Um dos diretores de núcleo, o David José, acabou de desentendendo com Lauro César e foi substituído por Antonino Seabra, Waldemar de Moraes e Sérgio Galvão. No entanto, o maior ajuste na história precisou ser feita com a morte do ator Rafael de Carvalho, o protagonista. Ele sofreu um infarto no dia 3 de maio e para justificar sua ausência na trama, o autor inventou que o personagem teria abandonado a família para conseguir uma vida melhor, e ele voltou no final da novela.


A produção aproveitou uma cena engavetada do personagem voltando para casa de carona, de um show circense, para utiliza-la no último capítulo como se ele estivesse voltando para a família após abandona-la. Foi uma maneira de prestar homenagem ao saudoso ator.


A abertura da novela mostrava várias cenas de pessoas anônimas em stiuações que remetiam a culinária e a cultura baiana, além de mostrar poçosde petróleo da Petrobrás e aviões da Vasp, que eram os patrocinadores, ao som da música Rosa Baiana cantada por Xangai. A música entrou para o disco da trilha sonora da novela além de outras 11 faixas.

Nasceu Nesse Mês

Sabrina Sato que ficou conhecida em nível nacional a partir de 2003, ao ter participado do Big Brother Brasil, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1981.


O ator Sérgio Marone, que fez várias telenovelas e trabalhou com a Xuxa na primeira temporada de Dancing Brasil, também nasceu no dia 4 de fevereiro de 1981.

0 comments: