É bem comum que um compositor escreva uma música pensando em um artista e ela vai parar no álbum de outro. Por exemplo, a música Umbrela que fez muito sucesso na voz da Rihanna foi escrita para Britney Spears. Outro sucesso da Rihanna, We Found Love, tinha sido oferecida para Nicole, a vocalista do grupo The Pussycat Dolls, que não gostou e achou que era fraca.
A música Resentment gravada por Beyoncé tinha sido escrita para Victoria Beckhan, que até gravou, mas o seu CD foi engavetado. Outra música gravada por Beyoncé, a Pretty Hurts, foi escrita por Sia, para Katy Perry, mas ela nem respondeu quando recebeu a letra, aí foi oferecida para Rihanna e o agente dela segurou a música por oito meses sem querer pagar as tarifas da compositora, e então, quando Beyoncé a ouviu pagou, gravou e fez sucesso. E coisas assim acontecem com nossos artistas brasileiros também.
Você já deve ter escutado muitas vezes que para o primeiro álbum do Xou da Xuxa o Guto Graça Melo, produtor do disco, implorou letras e os compositores não queriam dar, porque não acreditavam no potencial da Xuxa. Como o disco fez sucesso, para o segundo choveu composições, mas muitas ficaram de fora, pois ela costumava gravar sempre mais músicas do que as que entravam nos discos, e algumas nem foram gravadas. O grupo Trem da Alegria foi bem beneficiado com isso, porque várias canções que eles gravaram foram escritas para a Xuxa, por exemplo A Patinha da Vovó.
Xuxa chegou a apresentar essa música no programa, mas não entrou para nem um disco. Ela chegou a dizer que no Xou da Xuxa 3 ficaram de fora algumas músicas e uma delas era a sua preferida, há quem diga que era a canção Pular Corda que foi parar no álbum do Trem da Alegria de 1989, e ela gravou para o XSPB 7. Então, pode ser que em algumas canções do Trem da Alegria que tem voz da Xuxa, não quer dizer que ela tenha entrado em estúdio para colocar voz no disco deles, talvez já tivesse gravado para ela e só foi reaproveitada, até porque os produtores eram os mesmos, o Trem da Alegria era um projeto de Michael Sulivan, que era um dos produtores dos discos da Xuxa, ele trabalhava sempre com o Paulo Massadas.
Angélica também se beneficiou de músicas rejeitadas por Xuxa, por exemplo Além das Nuvens, e já me disseram que a música Roda Roda também tinha sido oferecida para a rainha dos baixinhos. Algumas devem ficado fora dos álbuns porque a Marlene Mattos costumava estudar a reação do público infantil e só entrava nos discos aquelas que eram tocadas nos intervalos das gravações e tinha uma melhor resposta das crianças. Algumas vezes as músicas foram apresentadas em escolas do Rio de Janeiro para ver como as crianças reagiam.
A música Brincar de Índio, que um dos grandes hits da Xuxa, quase ficou de fora do disco porque nem ela, nem a Marlene, estavam muito convencidas de que faria sucesso. Mas naquela época boa parte das Paquitas eram bem novinhas, praticamente crianças, e quando as meninas ouviram a música, ainda no estúdio, já começaram a dançar e criar uma coreografia espontaneamente o que fez a apresentadora e a empresária se convenceram que a música ia agradar.
Em alguns casos provavelmente a música ficava de fora porque não ficava tão boa na voz da Xuxa e em outros casos é porque fazia menção a romance, como é o caso de Além das Nuvens e Marciano que foi gravada pelas Paquitas. Essa última tinha sido escrita para a Xuxa e é bem provável que Lá Vem o Trem gravada pelas Paquitas em 1993, Maria Fumaça e Forró da Xuxa, gravadas pelas Paquitas Nova Geração em 1997, tenham sido escritas para a Xuxa também porque faz muita menção para ela.
E as Paquitas não só foram beneficiadas, como tiveram músicas roubadas também. Pelo menos uma. A música Patinho Feio, que o maior sucesso na voz de Angel Mattos e entrou para a trilha sonora da novela Vamp, tinha sido escrita para elas.
E Mara Maravilha foi prejudicada pelo menos em duas ocasiões devido a contrato de gravadoras. Em 1991, ela foi convidada para cantar a música Sombra Em Nosso Olhar, tema de abertura da novela Salomé, da Globo, mas como ela era da EMI e a trilha sonora da novela era da Som Livre, não houve acordo e Selma Reis acabou sendo escalada para interpretar o tema. A versão gravada por Mara entrou em seu disco Curumim.
E quem diria que Xuxa foi beneficiada pela Mara Maravilha. A loira participou de todos os discos do Trem da Alegria, daquela geração que durou desde 1985, até 1992. Só no último disco, lançado em 1992, é que não tinha nem uma faixa inédita com a sua voz porque o álbum é uma compilação das melhores gravações de todos os tempos. Os três integrantes gravaram sozinhos quatro músicas novas, mas ela está presente em pelo menos duas faixas da coletânea. Em 1991, não seria diferente, a madrinha do grupo estava escalada para participar do novo lançamento e gravou o tema O Lobisomem. No entanto, a participação nessa canção era para ser da Mara Maravilha que não pode gravar por questões contratuais.
E quanto o álbum Os Dedinhos, que a música carro chefe não tem melodia original é sabido por todos os fãs, porém, a versão em português não foi feita para Eliana. Ela a transformou em hit, mas a música faz parte do disco da novela Carrossel dois, professora Helena cantando com as crianças, lançado em 1991. Aliás, todos os pot-pourris da loirinha estão na trilha sonora do folhetim infantil.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário