No dia 2 de janeiro de 1981, chegou ao fim o seriado Carga Pesada, na TV Globo, que conta as aventuras de uma dupla de caminhoneiros na estrada. A série foi exibida originalmente de 22 de maio de 1979 até 2 de janeiro de 1981. A ideia do seriado surgiu em 29 de março de 1978, quando foi exibido o Caso Especial - Jorge, um Brasileiro. Que contava a história de um caminhoneiro que transportava cargas pelo interior de Minas Gerais.
Carga Pesada conta a história de Pedro e Bino, interpretados respectivamente por Antônio Fagundes e Stênio Garcia. Pedro é um aventureiro que se orgulha de não ter patrão e está sempre disposto a tomar o caminho mais drástico para a solução de um problema, e Bino é o mais sensato que tenta controlar os impulsos do amigo e traze-lo de volta a realidade fazendo-o lembrar das contas a pagar no final do mês.
Cada episódio contava com a participação de aproximadamente 30 pessoas, e as gravações duravam em média três dias. Algumas cenas eram feitas nos estúdios Herbert Richers, no Rio de Janeiro, mas quase 90% dos episódios foram gravados em externas, e muitas delas noturnas.
Embora os caminhoneiros viajassem por diferentes estados do Brasil, cada episódio era gravado em uma estrada apenas, no estado do Rio de Janeiro. Não a toa sempre paravam no posto, o Galop, na Rodovia Presidente Dutra. Aliás, o seriado era praticamente um comercial com história porque além do posto em que sempre paravam, conduziam um caminhão Scania V8. E televisão, você sabe, nem uma marca é mencionada se não pagar para isso.
Naquela época, a televisão ainda era feita de forma quase artesanal, então, os dois atores tinham que dirigir um caminhão de verdade e, enquanto um cinegrafista fazia as imagens pendurado do lado de fora do caminhão, eles seguravam um refletor entre as pernas, e ainda escreviam os roteiros. Nem sempre e não só eles, mas gostavam de inventar situações difíceis um para o outro. Como se envolviam frequentemente em situações perigosas, o jargão mais lembrado da série, que virou meme mais recentemente, é a frase: Isso é uma cilada, Bino.
O seriado foi reproduzido em 2003, estreou no dia 29 de abril e ficou no ar até 7 de setembro de 2007. Dessa vez, a Globo construiu com a Volkswagen um estúdio móvel com duas cabines: uma de verdade, onde fica o motorista, e uma outra cenográfica, onde ficam Stênio Garcia e Antonio Fagundes, cercados por câmeras.
A atriz Marilene Saade, mulher de Stênio Garcia, fez uma participação no episódio Roda Gigante, como uma pianista com um sério problema de saúde, por quem Bino se apaixona. E Bruno Fagundes, filho de Antonio Fagundes, atuou no episódio Ser ou Não Ser.
Em 15 de maio de 2024, a TV Globo anunciou a gravação de um segundo revival da série, mas com uma ótica feminina, com Fabiula Nascimento e Thalita Carauta para interpretarem as personagens Chica Coqueiro e Rosa Besourinho. O texto foi aprovado em 2025, mas as gravações já foram adiadas e empurradas para 2026.
Na primeira de Carga Pesada, os dois caminhoneiros compram em sociedade o mais caro, mais potente e bem equipado caminhão do mercado e transporta cargas pesadas em longas viagens para pagar as prestações. Na segunda versão, Bino se tornou um pequeno empresário, dono de três caminhões, mas descobre que está com câncer e decide se juntar ao seu antigo parceiro Pedro, que ainda caminhoneiro, para uma última viagem.
O caminhão da primeira temporada, o Scania V8, passou anos perdido, rodou para o Uruguai, esteve no porto de Santos e até correu boatos de que ele estava na pior, que tinha tombado. Mas foi encontrado e comprado em 2015 por um fã que o reformou.
No dia 20 de janeiro de 1981, Ronald Reagan assumiu a presidência dos Estados Unidos e se manteve no cargo em dois mandatos, até 19 de janeiro de 1989. Ele foi um dos presidentes mais anticomunistas do país e essa postura reforçou no Brasil, que ainda estava sob ditadura militar, a desconfiança em relação à esquerda, especialmente partidos e movimentos ligados ao socialismo. Seu discurso era de lei, ordem e anticomunismo, conceitos que já existiam no regime militar brasileiro.
Ronald Reagan foi um dos símbolos do neoliberalismo, junto com Margaret Thatcher. Suas ideias ajudaram a difundir no Brasil a defesa do Estado menor, as privatizações, a abertura ao mercado internacional, e a redução do papel do governo na economia. Essas ideias não foram aplicadas plenamente nos anos 1980, mas influenciaram fortemente o governo Collor que foi de 1990 até o final de 1992, e depois o governo FHC de 1995 até o final de 2002.
Nos seus anos de governo, Ronald Reagan elevou fortemente os juros internacionais para combater a inflação nos Estados Unidos e isso teve um efeito direto no Brasil. A dívida externa brasileira explodiu e o país entrou na chamada década perdida. Isso porque o Brasil viveu estagnação econômica, crise social e instabilidade política após um período de crescimento acelerado nas décadas anteriores. Década perdida faz referência a sensação de que o país andou para trás naquele período.
Como nos anos 70, o Brasil tomou muitos empréstimos externos, e no início dos anos 80 os Estados Unidos elevaram fortemente os juros a dívida brasileira ficou muito mais cara e o governo teve dificuldade para pagar. O resultado disso foi uma moratória parcial em 1987, o Brasil passou a depender do FMI, com exigências de ajuste econômico. A inflação anual chegou a mais de 1.000% no fim dos anos 80, os preços mudavam diariamente e o salário perdia valor rapidamente.
A minha infância foi nessa época. Eu sou velho. Eu lembro que meu pai recebia o salário do mês e junto com minha mãe, ou minha mãe e minhas irmãs, tinham que ir ao supermercado o mais rápido possível, as vezes no mesmo dia do pagamento, porque era muito comum a cena do repositor do supermercado, a pessoa que mantém as prateleiras abatecidas, remarcando os preços dos produtos. Ou seja, a gente entrava no supermercado com os produtos custando um valor, e quando saia de lá o mesmo produto já custava outro valor.
Segundo uma frase atribuída a Henry Kissinger que foi secretário de estado dos Estados Unidos, ser inimigo dos Estados Unidos é perigoso, mas ser amigo é fatal. Ou seja, eles nunca fazem nada para ajudar verdadeiramente uma nação, eles extorquem, individam, manipulam... e quando não conseguem que governos subservientes se aliem a eles, promovem golpes ou arrumam um pretexto para invadir o país e extrair suas riquezas.
Os Estados Unidos nunca invadem um país com a proposta de restabelecer a democracia se lá não tem nada de interesse para eles. Ou é para extrair as riquezas naturais, ou é para atrasar o país que está em processo de aceleração porque eles não admitem que ninguém passe a frente deles. Se não invadem e não financiam golpes é porque atuam juntos ou tem o rabo preso.
Aniversário
Danielle Souza, a Mulher Samambaia do programa Pânico na TV, nasceu no dia 2 de janeiro de 1981.
O cantor Michel Teló, nasceu no dia 21 de janeiro de 1981.








0 comments:
Postar um comentário