TV Animal

As tardes de domingo eram leves, alegres e fofas com uma atração que ensinava e divertia. O TV Animal comandado por Gugu Liberato foi um dos programas que o apresentador ganhou com a sua volta ao SBT depois de uma rápida passagem pela TV Globo. A estreia aconteceu no dia 30 de outubro de 1988.

O programa consistia em um quiz com artistas convidados, cada vez três participantes respondiam perguntas baseadas em curiosidades e experiências feitas com animais geralmente mostradas por vídeos, mas algumas vezes Gugu recebia algum profissional que levava alguns bichos palco. Além do jogo de adivinhação tinha o futebol e a corrida dos ratinhos que dependia mais da sorte mesmo, e aquele quadro de pôr a mão em um buraco para adivinhar que criatura estava do outro lado, tão explorado no Domingo Legal, nasceu no TV Animal.

Em um dos quadros a produção visitava algum famoso para conhecer o seu bichinho de estimação. O artista dava algumas dicas para que os participantes do programa adivinhassem qual era a mascote, e a pontuação dos convidados era marcada com bichinhos de pelúcia, para cada resposta certa eles recebiam um em sua bancada.

Geralmente entre os convidados havia um cantor, então o programa também tinha o seu momento musical, ou seja, podia ser três apresentações se cada participante atuasse solo, ou uma, caso os competidores formassem parte do mesmo grupo ou banda.

De 1988 até 1991, o cenário era basicamente o mesmo, uma floresta meio abstrata, com vários bichinhos de pelúcia posicionados estrategicamente. No primeiro ano era tudo meio cinza, pálido e Gugu tinha uma mascote, a Chipanzé Xuca que sempre estava por lá. Ela não ficava o tempo todo no estúdio, mas aparecia frequentemente.

Em 1989, os elementos ganharam mais cores e um aquário cheio de peixes de verdade por de trás da bancada dos convidados. Em 1992, o cenário mudou bastante, foi o mais bonito e  mais verde, com mais cara de uma floresta, mas foi também o último ano do programa. Ficou no ar até 11 de outubro.

Em 1993, Gugu apresentou uma releitura do programa chamado de Domingugu, mas não durou muito tempo e no mesmo ano foi reprisado algumas edições do TV Animal de 1988 até 1992, na faixa das 16 horas. O TV Animal só voltou com episódios inéditos em 9 de outubro de 1995, sob o comando de Angélica.

Nessa fase ia ao ar diariamente e duplicou a audiência do SBT, ou seja, o programa Casa da Angélica tinha uma média de 5 pontos no IBOPE, quando ela estreou o TV Animal, foi para 10 pontos. Na verdade, ela apresentava dois programas seguidos, o Passa ou Repassa e o TV Animal, com uma linguagem dinâmica e joviam, por essa razão, o infantil Casa da Angélica foi transferido para as manhãs e ficou com apenas meia hora de duração.

Em 1996, Angélica assinou contrato com a TV Globo, então, a partir do dia 26 de abril daquele ano Eliana assumiu o comando.

Apesar de al loirinha garantir bons índices de audiência nas manhãs com o Bom Dia & Cia, pela tarde ela não conseguiu o mesmo feito. Como a audiência caiu em relação ao período que Angélica apresentava, Silvio Santos achou melhor cancelar o programa, e assim, saiu do ar em 19 de julho de 1996.

Em 9 de outubro de 2009, a emissora fez mais uma tentativa de emplacar o programa outra vez. Voltou ao ar com um novo formato, novo cenário e sob a apresentação de Beto Marden.

Diferente da fase de Angélica e Eliana, passava a noite, às 20h15, e era semanal. Mas diferente de Gugu, não ia ao aos domingos, e sim, na sexta-feira. No entanto, teve vida curta, saiu do ar no dia 26 de fevereiro de 2010.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: