Entre as décadas de 1930 e 1960 era muito comum nos cinemas a pornochanchada, um estilo de filme que movimentou bastante as bilheterias do país e passava com frequência na grade do SBT nas décadas de 80 e 90 nas noites de domingo. Hoje em dia temos produções muito boas no cinema, mas até praticamente os anos 2000 quem lotava as salas de projeção cinemas era a Xuxa e os Trapalhões. Isso não quer dizer que não eram produzidas boas histórias, pois O Pagador de Promessas, de 1962, foi indicado ao Óscar como melhor filme estrangeiro.
Tarcisio Meira, Gretchen, David Cardoso, Rita Cadilac png.
Mas antes ainda desse período, o gênero que imperava
era a pornochanchada que gera confusão nos dias de hoje. O termo é a junção de pornô
com chanchada. O primeiro que é de conhecimento popular, trata-se basicamente
de sexo explícito e a chanchada
é uma comédia musical com humor ingênuo e popular, ou seja, uma adaptação do
que é conhecido internacionalmente como burlesco. Então, a junção de ambos os
gêneros deu origem a pornochanchada que nem sempre é engraçado ou apelativo
sexualmente, no entanto, nenhum longa tinha a pretensão de parecer real, era escrachado mesmo.
A pornochanchada teve seu início com os filmes: Os paqueras, em 1969, com Reginaldo Faria que dirigiu e atuou. Além de Adultério à brasileira, também de 1969, de Pedro Carlos Rovai, e Memórias de um gigolô, de 1970, de Alberto Pieralisi, todos gravados no Rio de Janeiro. Geralmente tinham como pano de fundo o samba e o Carnaval e começou a ser produzido por uma confluência de fatores econômicos e culturais, os longas tinham custo baixo e não recebiam incentivos do governo, ou seja, eram filmes independentes.
Os setores mais conservadores e moralistas da sociedade achavam as produções muito grosseiras e apelativas e chegaram a organizar campanhas contra a exibição nos cinemas e centenas dessas obras receberam cortes dos censores federais. Apesar desses filmes sofrerem resistência até por parte dos críticos, eram produzidos no que poderia ter sido a Hollywood do Brasil, em uma área onde estava a Paramount, a Fox e a MGM que atraíram distribuidoras, fábricas de equipamentos especializados, serviços de manutenção técnica e outras empresas do ramo cinematográfico para as redondezas, e entre o fim dos anos 1960 e o começo dos anos 1980 tornou-se um reduto do cinema independente responsável por dois terços dos títulos lançados na década de 70, mas ao invés de um nome glamoroso esse núcleo de produção acabou sendo conhecida como A Boca do Lixo.
A pornochanchada teve como característica marcante os
roteiros com ênfase em situações eróticas, malícia, piadas e títulos com duplo
sentido. Olha alguns títulos para você ter ideia: Aluga-se moças que teve
Gretchen e Rita Cadilac, além de algumas outras Chacretes no elenco. Aí teve
Histórias Que Nossas Babás Não Contavam, Cada Um Dá O Que Tem... Muitos deles
explorando a sensualidade feminina, mas teve alguns temas voltados para o
masculino como O Bem Dotado - O Homem de Itu, com Nuno Leal Maia.
Desse gênero de filme veio a frase "Cinema nacional é só putaria". Mas na época vários atores se tornaram super respeitados, inclusive o filme Amor Estranho Amor que virou a maior pedra no sapato da Xuxa, faz parte do acervo da pornochanchada e tem como protagonistas o Tarcísio Meira e a Vera Fisher. Então, você que já ouviu várias vezes, ou é você mesmo que diz que Xuxa fez pornô, isso não é verdade, pois ela atuou em um filme da categoria pornochanchada ao lado de grandes nomes da atuação e o filme teve qualificação 14 anos.
O filme A Dama do Lotação tem Nuno Leal Maia, Sônia
Braga e Solange Couto, entre outros famosos no elenco, e passou da marca dos 6
milhões e quinhentos mil espectadores. Nos dias de hoje é a sétima maior
bilheteria do cinema nacional, deixa para trás vários títulos como 2 Filhos de
Francisco, Lua de Cristal, Cidade de Deus...
E não foi só a Xuxa que fez filme desse gênero e depois virou apresentadora infantil, o Arlindo Barreto que foi um dos atores que interpretou o Bozo na década de 80, no SBT, atuou em vários filmes da pornochanchada.
No começo da década de 1980, a pornochanchada já mostrava sinais de esgotamento e sua decadência coincidiu com a crise econômica que atingiu o Brasil naquele período, ir ao cinema se tornou uma atividade para poucos, e ao mesmo tempo os Estados Unidos começaram a distribuir pornô explícito. Isso fez com que os produtores brasileiros aderissem ao formato, apesar de a maioria das atrizes da pornochanchada terem recusado a proposta.
Os filmes explícitos tinham produção de custo mais baixo e pior qualidade do que a pornochanchada e dominaram uma boa porção do mercado enterrando aquele gênero popular que era genuinamente brasileiro.
Dentre os homens, David Cardoso foi o maior nome da pornochanchada, e além de atuar também foi produtor. Ele migrou para o formato mais explícito e com seus inúmeros títulos lançados se tornou o rei da pornochanchada.
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