Quem gosta de ficar sozinho consegue ser sociável e fazer companhia sem muito esforço, mas necessita um momento a só, de quietude e introspecção, que nem sempre é entendido pelos demais. Abaixo estão 21 características da personalidade quem necessita somente da sua própria presença.
1. Maior força emocional
Pessoas que gostam de ficar sozinhas são capazes de aceitar melhor, entender e identificar suas emoções, pois passam mais tempo observando e avaliando seus próprios pensamentos e sentimentos.
Ter essa capacidade de entender, controlar e canalizar melhor suas emoções de maneira positiva, não é apenas fortalecedor, mas também é uma sensação de força que muitos não dedicam tempo para criar e construir.
2. Naturalmente empático
Estudos sugerem que pessoas que preferem ficar sozinhas estão mais em contato com os pensamentos, sentimentos e emoções dos outros ao seu redor, as tornando mais empáticas.
Pessoas empáticas são capazes de identificar, reconhecer e experimentar os sentimentos dos outros, o que pode aumentar sua sensibilidade e permitir que elas se importem com a vida em um nível mais do que apenas superficial.
3. Uma forte bússola moral
Outro benefício para as pessoas que preferem passar o tempo sozinhas é que elas geralmente entendem melhor o que consideram certo e errado. Sua bússola moral é mais desenvolvida do que aqueles afetados e moldados pelas opiniões dos outros.
Essa bússola moral definitiva também facilita a tomada de decisões e a satisfação com as decisões tomadas.
4. Elas têm a mente aberta
Mesmo que algumas pessoas pensem que os introvertidos têm mais chances de serem próximos porque não são tão afetados ou expostos às opiniões dos outros, muitas pessoas que preferem a solidão são realmente muito abertas a novas experiências e perspectivas diferentes.
5. Elas não precisam de aceitação dos colegas
Considerando que a sociedade moderna é tão influenciada pela internet e pelas mídias sociais, sentir que conquistamos o respeito de nossos colegas pode se tornar uma necessidade irresistível que faremos quase tudo para satisfazer.
No entanto, aquelas pessoas que preferem ficar sozinhas sentem essa necessidade menos do que aquelas que obtêm satisfação pela atenção e socialização, porque têm tempo para conhecer e entender seu próprio senso de identidade.
6. Elas podem admitir suas falhas
As pessoas que preferem ficar sozinhas têm maior probabilidade de se sentir confortáveis em admitir suas falhas e estão mais sintonizadas e bem com o fato de serem imperfeitas.
Ser capaz de reconhecer nossas falhas e defeitos é um passo importante em direção ao crescimento pessoal positivo.
7. Elas preferem a companhia de outras pessoas intelectuais
Estar confortável em ficar sozinho permite que muitos introvertidos sejam mais seletivos sobre com quem escolhem passar o tempo.
Como elas não sentem uma necessidade constante ou incessante de estar perto de muitas pessoas, elas têm maior probabilidade de não se interessar por assuntos sem sentido e preferem pessoas que combinem intelectualmente e que propiciem conversas mais desafiadoras.
8. Elas valorizam seu tempo
Nós meio que entramos nisso no ponto anterior, mas a razão pela qual as pessoas que gostam de ficar sozinhas são mais seletivas com a companhia que escolhem, é que elas valorizam seu tempo.
Não apenas valorizam seu próprio tempo, mas geralmente têm mais respeito pelo valor e tempo dos outros.
9. Forte senso de intuição
Pessoas que preferem ficar sozinhas estão mais sintonizadas com seus sentimentos e confiam neles.
10. Elas são altamente leais
Como são mais seletivas, as pessoas que preferem ficar sozinhas são mais propensas a ser leais com quem gostam de estar por perto.
11. Elas são independentes
Elas fizeram uma linha mais definida de quando chegar aos outros para ajudar e quando dependem de si mesmas.
Aprendendo a encarar o mundo por conta própria, as pessoas que desfrutam de sua própria companhia não precisam de outros tanto quanto preferem tê-los por perto.
12. Elas têm opiniões bem pensadas sobre o mundo
Um equívoco frequentemente associado àquelas pessoas que preferem ficar sozinhas é que elas são mais propensas a parecer indiferentes a assuntos externos ou mundanos, mas esse não é o caso. Na verdade, provavelmente passaram mais tempo observando e avaliando o mundo e tendo desenvolvido opiniões incrivelmente fortes e bem pensadas, no entanto nem sempre escolhem compartilhá-los.
13. Elas são conscientes de si mesmas
Aquelas pessoas que preferem ficar sozinhas gastam muito tempo com seus próprios pensamentos, criando e desenvolvendo um nível de autoconsciência incomparável aos outros.
14. Elas irradiam gentileza e compaixão
Ao retroceder e olhar para o mundo ao seu redor e se tornarem indivíduos mais empáticos, pessoas que gostam de ficar sozinhas são capazes de ver o mundo de uma perspectiva mais gentil, mais sintonizada com as necessidades daqueles ao seu redor.
15. Elas respeitam limites saudáveis
Pessoas que gostam de ficar sozinhas entendem a importância de limites claros e saudáveis para o benefício de si mesmas e daqueles que as rodeiam.
16. Elas são corajosas
Como estão confortáveis consigo mesmas, as pessoas introvertidas não têm medo de ficarem sozinhas no mundo, uma forma de coragem que muitos não possuem. Sua confiança pode ser confusa ou desconcertante, mas são menos propensas a se sentirem derrotadas, desistir ou recuar.
17. Elas são mentalmente equilibradas
Sua incrível consciência e capacidade de concentração permite que indivíduos independentes analisem uma situação com uma mentalidade calma, racional e equilibrada e encontrem uma solução de forma eficiente.
18. Elas colocam importância no amor-próprio
Pessoas que preferem estar na companhia dos outros são mais propensas a esquecer de refletir e valorizar a si mesmas. Para encontrar a verdadeira felicidade e formar relacionamentos felizes e saudáveis, precisamos ter um claro entendimento e apreciação de nós mesmos.
19. Elas procuram relacionamentos românticos significativos
Aquelas pessoas que preferem ficar sozinhas dão mais valor à importância de encontrar a pessoa certa, porque não têm medo de ficarem solteiras. Elas não perdem tempo namorando por causa da companhia, veem o potencial.
20. Elas estão cientes de seus pontos fortes e fracos
Pessoas que têm uma melhor compreensão de si mesmas são menos propensas a ignorar suas fraquezas e menos propensas a sentir a necessidade de compensá-las, exagerando seus pontos fortes. Ser honesto consigo mesmo é crucial para o desenvolvimento pessoal.
21. Elas são altamente confiáveis
Se derem a palavra de que vão fazer algo por você, elas vão fazer. Como não oferecem seu tempo para qualquer coisa, quando se comprometerem com algo, darão valor a esse compromisso.
Este artigo é um resumo adaptado da tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Providr escrito por Jessica Tedesco.
0 comments:
Postar um comentário