Muitos costumes que adotamos em nossa cultura vem do Hemisfério Norte, como é o caso da escolha do mês de maio para ser símbolo dos casamentos.
Os meses de janeiro e fevereiro costumam ser os mais frios nos países do Hemisfério Norte, alguns passam por longos períodos sem a luz do sol e, na antiguidade, a falta de calefação nas residências também ditava os hábitos de alguns povos. É famosa a informação de que os residentes dos países mais frios passam um longo período sem banho, pois bem, em maio as temperaturas começam a melhorar e nessa época as pessoas voltavam a lavar o corpo inteiro com mais regularidade.
Apesar da temperatura ser mais confortável para fazer a higiene física e permitir reuniões sociais, maio é primavera, ou seja, se os odores ainda não fossem 100% agradáveis os organizadores das festas podiam contar com o uso das flores para melhorar o ambiente. Incluisve o hábito de as noivas carregarem um buquê vem da necessidade delas utilizarem o ramalhete como enfeite e ainda contribuir para difundir perfume por onde passavam deixando um cheiro mais agradável nas cerimônias.
0 comments:
Postar um comentário