Angel Mattos.

A história de Xuxa e Marlene Mattos se cruzou lá no comecinho da década de 1980, com a estreia da TV Manchete porque Xuxa debutou como apresentadora pelas mãos de Mauricio Sherman que tinha como assistente aquela que se tornaria a empresária da rainha dos baixinhos. Gradativamente a profissional foi ganhando mais espaço na emissora e em um dado momento necessitou ter uma ajudante, foi aí que Ângela, sua irmã, entrou na TV. 

Ângela trabalhava em um hospital como enfermeira e se encantou pela TV quando acompanhou a irmã em uma gravação ainda na época da Rede Manchete onde trabalhou na produção de carnaval na emissora e por um breve momento no Clube da Criança, pouco antes de Xuxa assinar com a Globo. No Xou da Xuxa ela começou a trabalhar em 1987, primeiro como auxiliar de produção e depois como diretora assistente. Enquanto Marlene ficava invisível aos olhos do público, ela se sentava em meio a plateia programa.

Em entrevistas, Ângela disse que o trabalho se estendia para além dos estúdios da TV, iam desde o escritório, passando pelas gravações, carregando cenários para os shows ao vivo nas turnês pelo país, até a casa da Xuxa onde ela, a irmã e a própria apresentadora bolavam jogos e canções para as crianças. A brincadeira Pular Corda que virou canção para o grupo Trem da Alegria surgiu em um pequeno apartamento onde Marlene Mattos morava no centro da cidade, quando lembrava com a amiga as brincadeiras da infância.

Em 1989, casou-se com Zé Henrique, o vocalista da banda Yahoo, e ganhou uma música como declaração de amor do cantor no disco do grupo lançado no mesmo ano. Ambos estiveram casados por aproximadamente 14 anos e a primeira filha do casal, falecida ainda criança, em 1997, foi homenageada no álbum Xuxa Só Para Baixinhos com a canção Borboleta. A apresentadora foi a madrinha de casamento e também madrinha de seus filhos.

Com esse casamento, Zé Henrique passou a ser mais próximo de Xuxa, ou melhor, tornou-se membro da turma e passou a desenvolver vários trabalhos para ela. Foi ele que compôs, por exemplo, a música Vem Dançar Comigo e Jogo da Rima, que aliás, tem assinatura de Ângela Mattos também.

Em 1990, a assistente de direção passou para a frente das câmeras quando lançou seu primeiro álbum. Xuxa tinha recém lançado seu selo musical, o Xuxa Discos, que colocou no mercado os discos das Paquitas e Paquitos, entre outros, e como Ângela se saiu muito bem ao gravar voz guia para a apresentadora, foi encorajada a gravar o seu próprio Long Play com 10 canções.

1 - Sonho e Prazer. 2 - Melhores Momentos. 3 - Encontros Casuais, com participação de Zé Henrique. 4 - Me Conta Tua História. 5 - Eu Sou Terrível, regravação de Roberto Carlos. 6 - Sabor de Pecado. 7 - Cigana. 8 - Ar de Felicidade. 9 - Quebra  Quebra. 10 - Um Caso de Amor.

Ela esteve presente no Paradão dos Baixinhos durante quase todo o ano de 1990, e, além de se apresentar nas turnês da Xuxa, tinha também a sua própria agenda de shows e participou de vários programas de TV em várias emissoras.

A música Sabor de Pecado entrou para o álbum Lambateria Sucata, que fez parte da trilha sonora complementar da novela Rainha da Sucata. E nesse mesmo ano, Ângel participou do filme Sonho de Verão, e as músicas Cigana e Um Caso de Amor entraram para a trilha sonora do filme.

Em 1991, gravou o segundo álbum com 11 faixas, sendo uma delas um pot-pourri e outra que já estava no anterior.

1 - Patinho Feio. 2 - Meu Broto e Eu. 3 - Quero Ter Você Perto de Mim. 4 - Cansei. 5 - Bye Bye Love. 6 - Dor de Cotovelo. 7 - Metrô Mix ( Tudo Pode Mudar/Sândalo de Dândi/Beat Acelerado). 8 - Minha Tentação. 9 - Sim ou Não. 10 - Jeito de Amar. 11 - Sonho e Prazer.

Patinho Feio fez um grande sucesso e entrou para a trilha sonora da novela Vamp. No entanto, uma das Paquitas revelou em uma live no Instagram, na época de quarentena da pandemia do Covid19, que essa música tinha sido feita para elas.

No vídeo Discos Cancelados do canal LOTV, tem comentário de gente que disse ter visto a Ângela Mattos falando que a música foi feita para ela. Mas, o seguidor Rodrigo Mendonça comentou que viu o produtor musical da novela Vamp, o Mariozinho Rocha, contar que recebeu a recomendação de incluir na trilha sonora da novela uma música das Paquitas, pois elas estavam fazendo muito sucesso. Então, ele entrou em contato com a produção da Xuxa e enviou a canção Patinho Feio para as meninas gravassem, porém, quando a fita chegou em suas mãos estava com a voz da Angel. Ao tirar satisfação com Marlene Mattos, a empresária disse que as assistentes soldadinhas estavam muito ocupadas e não puderam gravar, a música ia ficar assim mesmo e se houvesse problemas ela resolveria com a Globo.

E o curioso dessa música, é que ela foi tema de Jade, a personagem da Luciana Vendramini, aquela que não passou no teste para Catuxa, mas foi capa da Playboy com a fardinha e sempre disse ter sido Paquita, mesmo a própria Xuxa e suas assistentes declararem o contrário.

Ângela trabalhou algumas canções em 1992, mas com o final do Xou da Xuxa também encerrou a sua carreira como cantora. No último episódio do programa ela cantou a música Não Diga Adeus, em homenagem a apresentadora, junto com Andrea Veiga, Simony e Patrica Marx... Depois disso só voltou a soltar a voz na música Minha Rainha, ao lado de Andrea Veiga e Aline Barros com participação do Paquito Marcelo Faustini no piano, em 1996, no especial de 10 anos de Xuxa na Globo.

Ela trabalhou com a Xuxa até 2002, quando a apresentadora rompeu relações com sua empresária. Como Angel e Marlene são irmãs é natural que se apoiariam uma a outra, e assim como a apresentadora fez com sua ex-manager, nunca mais voltou a falar com a comadre, mesmo sendo madrinha de seus filhos.

Antes dessa ruptura ela chegou a gravar um piloto para um programa, mas engavetou o projeto alegando não ser a hora certa para dar sequência. Depois da separação da irmã com a comadre resolveu gravar outro formato de atração, desta vez com Maria Paula como apresentadora. A ideia foi vendida para o canal pago GNT, mas por razões diversas não foi ao ar.

Ângela continuou trabalhando com Marlene Mattos, manteve amizade com algumas Paquitas, mas afastou-se da televisão e voltou às suas origens como profissional. Além de sua formação em jornalismo e de seus conhecimentos em enfermagem ela especializou-se em filosofia budista e passou a dar cursos para gestantes ensinando técnicas de massagens e Yôga, entre outras. Em 2007, esteve na TVE BRASIL do RJ, dando um depoimento sobre o tema. Também criou o blogue A Hora Do Bebê, um projeto que nasceu entre 1992 e 1993 quando engravidou da primeira filha.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: