O formato do humorístico a Praça é Nossa é bem mais antigo do que parece, a primeira versão do programa estreou na TV Paulista em 1956, comandado por Manuel de Nóbrega que foi o idealizador do programa e esteve no comando do humorístico por 20 anos. A Praça mudou algumas vezes de emissora, depois da TV Paulista passou pela TV Record e TV Rio.
Filomena png. Carlos Alberto png. Velha Surda png. Vera Verão png. |
Manuel da Nóbrega faleceu em 1976 e o programa saiu do ar. Por pouco tempo porque em 1977 reestreou na TV Globo, apresentada por Carlos Miele que ficou no comando até 1978. 11 anos depois, em 1987, finalmente o Carlos Alberto de Nóbrega recriou o programa na Rede Bandeirantes, hoje em dia conhecida como Band e se chamava Praça Brasil, mas durou apenas quatro episódios pois Silvio Santos a levou para o SBT, que teve a sua estreia no dia 7 de maio e passou a se chamar A Praça É Nossa.
O tema de abertura do programa se chama A Praça, foi composta por Carlos Imperial e gravada por Ronnie Von. Ao longo dos anos a canção ganhou adaptações instrumentais, mas sem perder a sua essência.
A ideia é muito simples, um homem que fica sentado em um banco de praça por onde passam várias pessoas e param para interagir com ele. O humorístico acabou se tornando um celeiro de humoristas, muitos nomes consagrados passaram pelo programa com os seus personagens inesquecíveis, como o Golias, o Batoré, A Vera Verão, a Filó, o Cocada, a Velha Surda...
Geralmente esses humoristas eram conhecidos só em uma região do país antes de irem para o programa. Mas teve também alguns personagens famosos que foram incorporados ao elenco, por exemplo o Tiririca.
E saíram de lá também alguns personagens como o Patropi e a dona Catifunda que foram parar na Escolinha do Professor Raimundo, na Globo. E teve alguns que saíram e voltaram... enfim, são vários os humoristas que passaram pela Praça, além de outros famosos que não pertencem ao ramo do humor, pois Carlos Alberto costumava receber em seu banco algumas personalidades que estavam em alta na mídia, por exemplo o Pelé, o Zico, o Clodovil, o Popó, o Gugu, a Dercy Gonçalves e até o Silvio Santos, além de vários cantores e outros artistas. Aliás, o Silvio Santos participou do programa de estreia no SBT.
Curiosidades.
Carlos Alberto de Nóbrega é formado em direito, mas exerceu por pouco tempo a advocacia. Entre as dezenas de programas para os quais ele escreveu, foi roteirista do programa Os Trapalhões na fase da Tupi e durante 10 anos na Globo também.
Em 1977, após a morte de Manuel de Nóbrega a Rede Globo exibiu o programa Praça da Alegria e responsável pela redação final do programa era o Carlos Alberto de Nóbrega.
Houve um tempo em que as repetidoras reproduziam alguns programas de sucesso, isso aconteceu com o Bozo. Em alguns estados do Brasil havia alguns outros atores vestidos de Bozo simultaneamente ao que passava no SBT de São Paulo e com a Praça da Alegria também. No final de 1977 e em janeiro de 1978, além de Miéle que atuava no Rio de Janeiro, Aldemar Paiva comandava a Praça em Pernambuco e Carlos Alberto de Nóbrega em São Paulo.
Em 2004 aconteceu uma edição especial de A Praça é Nossa, gravada ao vivo ao ar livre, na cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo.
A Praça é Nossa é um programa de família, ou melhor, de pai para filho. Começou com Manuel de Nóbrega, passou para seu filho Carlos Alberto de Nóbrega que agora tem o seu filho Marcelo de Nóbrega que dirige e também atua no programa.
Em junho de 2015 foi lançado por Marcelo de Nóbrega o show Proibidão da Praça, uma versão do programa para o teatro composto por piadas feitas no programa, mas que não vão ao ar por serem consideradas impróprias para a TV. Entrou em cartaz em São Paulo e em seguida passou a viajar pelo país todo.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário