Quando estreou a novela Gênesis na Record eu fiquei muito curioso para assistir os primeiros capítulos porque tiveram locações em várias regiões do Sul do Brasil e algumas cenas foram gravadas em Ponta Grossa, a cidade onde eu cresci. Eu vi Adão e Eva tomando banho em um dos lugares mais espetaculares da cidade, o Buraco do Padre, que é um buraco com uma cachoeira dentro. Aí tive a ideia de juntar em um vídeo as referências bíblicas das produções de TV e cinema, pelo menos algumas curiosidades.
Mas já adianto para você que é religioso, que essas menções são apenas menções, aliás, nem as novelas bíblicas da Record são fidedignas aos textos bíblicos, pois eles colocam vários personagens que não existem na bíblia e criam novas situações para dar mais agilidade a trama. Carlo Porto, por exemplo, para interpretar o personagem Adão recebeu uma série de indicações para estudar e entrar no papel. Segundo o ator, ele leu Adão e Eva: a primeira história de amor, de Bruce Feiler, e Ascensão e queda de Adão e Eva, de Stephen Greenblat.
Ou seja, as tramas baseadas na bíblia recebem influência de outras fontes para enriquecer, para dar mais vida às produções. E aí tem várias séries, filmes e novelas que utilizam personagens bíblicos com uma história que nada tem a ver com a sua passagem pelos textos sagrados.
Aliás, se você estudar os textos da bíblia desprovido de crença e analisar os dogmas da Igreja, verá que existe muita similaridade entre o cristianismo e outras religiões e mitologias. Muitos textos bíblicos são parecidos com textos de outras crenças e mitos. E tem uma personagem que aparece muito pouco na bíblia cristã, mas é mencionada em outras culturas e parece ser a preferida dos produtores de TV e cinema. A Lilith.
Segundo o livro do Gênesis, quando Deus fez a mulher para o homem do paraíso, ele a construiu a partir de um pedaço de Adão, que quando a viu disse o seguinte: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Isso está em Gênesis 2:21.
Quando ele diz “esta sim”, dá a entender que teve outra.
Embora a bíblia não deixa claro, algumas outras culturas detalham a existência de Lilith. Ela teria sido criada do barro, assim como Adão, mas não quis se submeter às ordens do homem e abandonou o paraíso. Por ter tido a mesma origem se recusava a assumir um papel secundário no mundo e ficar por baixo nas relações sexuais.
Na bíblia é possível encontrar uma menção a Lilith no livro de Isaías, no capítulo 34:14, que diz o seguinte: E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si.
Mas, se você tem bíblia em casa e não encontrou o nome de Lilith, é porque as editoras trocam uma palavra por outra, tiram e colocam coisas do jeito que bem entendem. Então encontrará outro termo que provavelmente altere todo o contexto da passagem.
Ou seja, não utilize a Bíblia para justificar sua crença, ela já passou inúmeras vezes pelas mãos dos homens que a modificaram conforme os seus próprios intereses.
Em relação as referências de Lilith na arte, Valéria Valenssa, aquela que foi a Globeleza por muitos anos, junto com Carla Alexandar e Cristina Ribeiro, formaram um grupo musical com esse nome, Lilith. Elas tiveram uma música na abertura da minissérie Sex Appeal, na Rede Globo. Isso foi em 1993.
Depois, Lilith apareceu na série Lucifer, na Netflix, onde é mencionada como um demônio e Eva um dia relembra do quanto Adão comentava de Lilith. Ou seja, reforçando a lenda de que ela foi a primeira mulher de Adão. Nessa mesma série, além de Eva e Lilith, aparece Caim, o primeiro assassino bíblico, Adão, Deus e o próprio Lucifer que é o protagonista da história.
Antes ainda da série Lucifer, em True Blood, da HBO, Lilith aparece como a rainha dos vampiros, a primeira vampira. E uma de suas referências é que ela é um demônio da escuridão, ou seja, tem a ver com os vampiros, já que eles não podem sair à luz do dia. E nessa mesma série, Salomé, que pediu a cabeça de João Batista a Herodes, também é uma vampira lendária.
Nas produções brasileiras também já apareceram personagens bíblicos, inclusive a dançarina Salomé que deu nome a uma telenovela. Apesar de ela não ser uma vampira como na série da HBO, a trama foi inspirada no romance Salomé, de Menotti Del Picchia, que, por sua vez, foi inspirado na personagem bíblica.
Tem também a série que virou filme, O Auto da Compadecida, onde pudemos ver Jesus e sua mãe, a Virgem Maria, além do Diabo.
O filme Drácula 2000 mostra a origem do primeiro vampirao de forma diferente do romance de Bram Stoker. Ele é Judas Scariote, o traidor de Jesus, que ficou vagando pela Terra depois de ter tentado se suicidar, pois sua alma não podia entrar no céu dado a forma de sua morte e foi recusada no inferno, além disso, as moedas que recebeu pela traição se converteram em uma arma contra ele mesmo, ou seja, desenvolveu uma grande aversão pela prata, assim como pela cruz.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário