Bárbara Raquel Paz nasceeu em Campo Bom, RS, no dia 17 de outubro de 1974. Começou a trabalhar aos nove anos, pois a morte do pai fez com que a família passasse a ter dificuldades financeiras. Passou a pintar esculturas de gesso e vender na praça da cidade, para ajudar na compra dos medicamentos para a mãe. Quando se tornou adolescente, decidiu ter sua carteira de trabalho e foi trabalhar em uma fábrica de calçados, onde permaneceu por dois meses. Depois, voltou a estudar pela manhã e trabalhar à tarde, em uma butique, onde ficou por dois anos. Mais tarde, ingressou em uma agência de publicidade, onde fez os primeiros trabalhos como modelo.
Após a morte da mãe em maio de 1992, pegou o dinheiro que tinha guardado e foi morar em São Paulo, disposta a dividir aluguel de um apartamento e tentar carreira de modelo ou atriz. Logo que chegou na cidade conseguiu emprego de secretária em uma universidade e fez um curso de atriz na Escola de Teatro Macunaíma. Conseguiu passar nos testes de fotografia e desfile e, assim, passou a desfilar para revistas, participar de editoriais de moda e feiras de exposição.
Em dezembro do mesmo ano, seis meses depois de chegar à capital paulista, viajou para o sul para passar as festas de final de ano. No dia de Natal, depois de terem bebido, Bárbara e algumas amigas sofreram um grave acidente de carro. Ela teve um grande trauma facial e que precisou de uma sutura de 400 pontos. Depois voltou a São Paulo, mas com as cicatrizes deixadas pelo acidente, abandonou a carreira de modelo e trancou-se em casa. Decidiu, então, estudar teatro no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho, e de lá ingressou no grupo Parlapatões.
Em 2001, participou da primeira edição do reality show Casa dos Artistas, do SBT, tendo sido a vencedora e recebido um prêmio de 300 mil reais. Logo após, retomou sua carreira de atriz participando de vários trabalhos na televisão e no cinema. Como resultado disso, recebeu algumas indicações a prêmios. Um deles foi em 2003, como melhor atriz de curta-metragem no 31º Festival de Gramado, pela atuação em Produtos Descartáveis.
Em 2013, após 21 anos anos usando maquiagens corretivas e fazendo tratamento com cremes e filtros solares, a atriz se submeteu a uma cirurgia plástica completa, pois só nesta época seu rosto estava preparado para tamanha intervenção, atingindo um bom êxito no resultado final.
Aos 46 anos, Bárbara falou que se identifica como uma pessoa não-binária e lamentou o fato de não ter tido informações sobre identidade de gênero quando era adolescente. Identificando-se por vezes com gênero masculino e por outras com o feminino, afirmou que existem muitas razões que a levam a se sentir assim. "Às vezes, eu me sentia um garoto, mas eu me olhava no espelho e eu sou uma mulher com peito, bunda, curvas. É super estranho. Não é que eu não gosto, é estranho às vezes, mas às vezes eu gosto. Eu gosto de ser menina e gosto de ser menino. Pode? Pode! Hoje pode, isso se chama não-binário e está tudo certo eu falar isso, não está errado”, declarou.
Bárbara ainda enfatizou que isso não tem relação com a sua orientação sexual. “Não tem a ver com sexualidade, se eu gosto de mulher ou se eu gosto de homem, eu gosto de pessoa. Até agora, eu me apaixonei por homens, mas sinto que na minha vida eu me apaixono por pessoas”, finalizou.
0 comments:
Postar um comentário