Ricky Martin - 50 anos

Enrique Martín Morales nasceu no dia 24 de dezembro de 1971, em San Juan, Porto Rico. Foi um dos maiores ídolos adolescentes na América Latina durante os anos 90, e uma figura importante na música pop americana até o final da década.

Ricky Martin entrou no grupo Menudo em 1984, aos 12 anos de idade, quando já fazia comerciais de televisão. Aos 9 anos de idade já fazia publicidades para marcas de refrigerantes, pastas de dente e restaurantes de fast food, mas apesar de cantar desde os 6 anos foi reprovado em suas duas primeiras audições por não ter altura suficiente.

Já saíram documentários sobre o grupo onde alguns integrantes falaram coisas bem pesadas a respeito do empresário e embora uns não tenham sofrido tanto quanto outros, todos eram muito exigidos e Ricky Martin cogitou deixar o quinteto durante uma turnê no Brasil, decidiu ficar por medo de ser processado por quebra de contrato.

Ele deixou o grupo em julho de 1989, aos dezessete anos, que era o limite para qualquer integrante. Voltou a Porto Rico para terminar os estudos e treze dias depois de completar dezoito anos, mudou-se para a cidade de Nova York. Foi aceito na universidade Tisch School of the Arts, mas meses antes das aulas começarem, desistiu e foi morar na Cidade do México para tocar na peça Mama Ama el Rock.

Foi quando um produtor que estava na plateia lhe ofereceu um papel na telenovela mexicana Alcanzar una estrella. Depois, se juntou ao elenco para a segunda temporada do show que levava o mesmo nome da novela e um filme baseado na trama, intitulado Más que alcanzar una estrella, em 1993.

Ele esperava fazer uma pausa nas turnês depois de ter saído do grupo Menudo, mas adorou o novo trabalho e, entre essa novela e o filme, firmou um contrato para o seu primeiro álbum solo, em 1990. Sob a empolgação de tudo o que estava acontecendo, ele assinou com a Sony Music sem ler o documento onde dizia que só receberia um centavo de royalties por cada álbum vendido.

O disco saiu em novembro de 1991, o segundo em meados de 1993, e em 1994, ele mudou a Los Angeles para atuar em uma comédia. O show foi cancelado após duas temporadas, mas logo depois, começou a gravar outra novela, General Hospital, que ao contrário da anterior, nessa não tinha química com o resto do elenco e percebia que lhe tratavam diferente por causa de seu sotaque.

Foi nessa época que Ricky Martin teve seu primeiro relacionamento com um homem. Recebeu o apoio da mãe, mas depois que o namoro acabou, começou a namorar mulheres novamente. Ele chegou a dizer que já era difícil ser um Latino em Hollywood, pior ainda era ser latino e gay.

Nesses anos, Ricky Martin esteve várias vezes no Brasil. Ele gravou com a Xuxa, participou do programa da Angélica, cantou no Domingo Legal com o Gugu... inclusive cantando canções do seu terceiro álbum, que foi lançado em 1995, que tinha as tradicionais canções românticas, mas ele resolveu arriscar algo novo e gravou também um dos seus maiores hits, Maria, que foi tema de abertura da novela Salsa e Merengue na Globo e entrou na lista das mais tocadas em vários países da Europa e em todo o continente americano.

Enquanto ainda trabalhava com esse álbum, ele recebeu um convite para atuar na Broadway, na peça Os Miseráveis. 

O quarto álbum lançado em 1998, teve a contribuição na produção de Draco Rosa, que foi um dos seus companheiros do grupo Menudo e que também teve seu momento de êxito no Brasil. Na época ele se chamava Rob Rosa, e é dele a composição La Copa de La Vida, que foi tema do mundial de futebol da França, de 1998.

Foi nomeado para o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Best Latin Pop Album, e foi convidado a cantar na 41ª edição anual do Grammy Awards em 1999. E não parou por aí,  pois ele ganhou o Grammy.

Ainda em 1999, lançou seu primeiro álbum em inglês, que estreou no número um na Billboard 200, é o que tem a faixa Living La Vida Loca, e novamente Draco Rosa foi um dos responsáveis pela produção. Nesse CD teve a participação de Madonna na canção Be Careful, e esse álbum é visto como o responsável pela explosão Latin Pop que abriu portas para outros artistas latinos, como Thalia que já vinha fazendo sucesso desde 1995 na Asia e Europa, assim como Jennifer Lopez, Enrique Iglesias, e mais tarde Shakira, que se davam bem cantando em espanhol e transicionaram para o inglês.

Os álbuns seguiram sendo lançados. Teve um novo em inglês, em 2000. Depois, em espanhol, em 2003, quando gravou uma participação no reality Popstar do SBT de onde saiu o grupo Br’Oz.

O último álbum foi lançado em inglês em 2005. Depois disso vieram as compilações de estúdios e shows ao vivo em DVDs e CDs, como do concerto na MTV em Miami e da turnê Black and White, lançado por Sony BMG, que disponibilizou também em Blu-ray Disc. E um ano depois, um álbum de grandes sucessos em língua espanhola foi lançado, intitulado 17.

Em 2010, depois de 26 anos na carreira musical e de muitas especulações sobre a sua sexualidade, Ricky Martin se assumiu homossexual, anunciou que seria pai e lançou a autobiografia, Yo. Em 2011, depois de seis anos sem lançar álbum inédito de estúdio, lançou Música + Alma + Sexo. 

Em 2012, ele voltou a atuar na Broadway na peça Evita, e fez uma participação de um episódio como professor de espanhol na série Glee. Depois, em 2013, estreou como treinador na The Voice Australia, e em 2014, no The Voice Mexico. No mesmo ano deu início a sua turnê Mexican One World Tour.

Em 2015, foi um dos jurados do programa La Banda, exibido na Univisión (canal dos EUA em espanhol, dedicado ao público latino), e lançou um novo álbum que, em 2016, lhe rendeu outro Grammy de Best Latin Album.

Em 2017, deu início a um show de residência em Las Vegas, e aceitou atuar na segunda temporada de American Crime Story, sobre o assassinato do estilista Gianni Versace como Antonio D'Amico, namorado de Versace na época.

Ricky Martin nunca parou de trabalhar, e além de tudo o que ele faz que lhe enche o cofrinho, também tem uma fundação para defender o bem-estar de crianças em todo o mundo em áreas críticas, como educação, saúde e justiça social, a Ricky Martin Foundation - RMF.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.


ricky martin PNG

0 comments: