Algumas pessoas me pediram para falar sobre alguns temas polêmicos da carreira de Xuxa, e como ela vive se envolvendo em polêmicas eu resolvi fazer um compilado de situações que provam que por trás das imagens maravilhosas daquele reino encantado que chegava em nossas TVs, o doce nem sempre era tão doce quanto o mel.
Se Xuxa era a rainha, o sonho infantil em forma de pessoa, a sua fada madrinha, aquela que a tocou com a sua varinha de condão, poderia ter tido outro título, que rima com o nome da Xuxa, mas que começa com “b”.
Estou falando de Marlene Mattos, a diretora do programa e empresária da que alavancou a sua carreira para o estrelato. Ela sempre teve a fama de durona e é compreensível porque ela é mulher, de estatura baixa, e precisava se impor num mundo majoritariamente masculino e liderar um batalhão por trás das câmeras. Mas, um detalhe. A Marlene poliu, melhorou muita coisa na Xuxa, no entanto, a sua imagem, a sua personalidade já estava pronta quando ela chegou.
Era a mãe da Xuxa que fazia as suas roupas e até a fardinha das Paquitas, ou seja, a Marlene já pegou o trem andando, com tudo pronto. O seu trabalho foi o de polir mesmo e manter a estabilidade da apresentadora. E quanto a sua postura, eu sinceramente não sei se as coisas funcionariam se ela não mantivesse a imagem de durona, dado a proporção do fenômeno que se tornou tudo o que envolvia a rainha dos baixinhos.
Eu já comentei algumas coisas sobre a Xuxa várias vezes no canal LOTV, como o quanto ela suou para colocar vóz nos primeiros álbuns e do descrédito de sua capacidade como apresentadora. Além de ter sido o alvo predileto de muitos ataques gratuitos. Ou melhor, de algumas coisas que ela já tinha feito, mas que estavam fora de contexto.
Tem o fato de ter posado nua para algumas revsitas e o caso do filme Amor Estranho Amor, que a persegue durante anos como um fantasma do qual ela nunca conseguiu se livrar. E ela pagou uma fortuna por muitos anos para que esse filme deixasse de circular. Ou seja, ela pagou caro, e não apenas no sentido financeiro, porque tentando esconde-lo acabou dando mais protagonismo. É aquela história, tudo o que é proibido gera mais curiosidade.
Xuxa teve que falar várias vezes sobre esse filme, no Brasil e no exterior, e muitas vezes em momentos inconvenientes. Em algumas vezes, quando estava fazendo divulgação de um disco tocavam no assunto do filme. Inclusive a imprensa dos Estados Unidos pegou muito pesado com ela, quando estreou o seu programa por lá. Chegaram a chama-la de atriz pornô e se implicavam com suas calças de malhas, tudo para desmerecer o seu trabalho com as crianças.
Xuxa também sofreu bastante com boatos de que tinha mensagens subliminares, satânicas, em seus discos, e muitos religiosos extremistas se aproveitaram disso para ataca-la. Inclusive a Ana Paula Almeida falou a respeito, disse que quando Xuxa soube dos boatos ficou desesperada e a Marlene mandou recolher e destruir toda aquela leva de discos.
Já houve casos de alguns discos de determinados artistas terem realmente mensagens subliminares, eu sinceramente não acredito que tenha sido o caso da Xuxa. E se for comprovado que tem, a culpa não é dela porque ela recebia as letras de vários autores, o seu trabalho era escolher as canções que queria gravar, e não acho que lia todas de trás para frente para detectar esse tipo de coisa.
Também falavam que tinha pacto com o diabo e por isso não podia falar, e não falava, o nome de Deus. Essa seria a razão de na música Lua de Cristal ela se referir a deus como o Cara lá de cima. Que, aliás, foi corrigido na gravação do Patati e Patatá, mas em várias canções a apresentadora pronuncia o nome do Todo Poderoso sem nenhum problema, como em Menino Deus do álbum Xuxa de 1993, Muito Prazer eu Existo do álbum Sexto Sentido, e em Crer para Ver do álbum Luz no Meu Caminho.
Mas não era só isso. Chegaram a dizer que as unhas da sua boneca crescia e, inclusive , que a mesma matou uma criança. Enfim... lendas urbanas.
Por sorte ela ganhou muito dinheiro e foi muito bem assessorada porque poderia ter surtado, e aprendeu a dar boas respostas, serenamente, para cada questionamento que ouvia. E todo o seu sucesso não foi de graça, aliás, tanto trabalho quase estragou a sua saúde. Lembra da sua saída de cena em 1993? Foi para se recuperar de um bornout.
Apesar de tudo isso, Xuxa encheu o cofrinho ao longo dos anos e teve muita gente que se beneficiou também do seu sucesso, mas algumas pessoas pagaram um preço alto. As Paquitas, por exemplo, que era um cargo desejado por toda menina da época, trabalhavam excessivamente.
No programa Que História É Essa, do Porchat, Letícia Spiller disse que em um ano teve apenas 2 folgas. Ela saiu do grupo porque não aguentou as pressões, da mesma forma que a Andrea Faria que resolveu arriscar voo solo no auge da fama das Paquitas. E todas as meninas que passaram pelo Xou da Xuxa, que contribuíram para reforçar a imagem que Xuxa tinha na TV, no exterior... foram todas demitidas e substituídas pelas novas 7 garotas do grupo New Generation de uma forma que gerou trauma em algumas delas.
O que resultou a demissão foi o fato de elas terem compartilhado com João Henrique Schiller, detalhes das pressões, descasos e humilhações que sofriam ao longo dos anos. Eles as chamou de escravas brancas.
Inicialmente os depoimentos das meninas seriam usadod para construir um roteiro de uma peça de teatro, mas virou um livro, e antes de ele ser publicado, uma delas contou à Marlene, que até então não tinha conhecimento do caso e, além do livro ter sido proibido, todas foram dispensadas.
Segundo os textos de Schiller, muitas vezes elas gravavam sequencias de programas sem trocar um “a” com a Xuxa. Ou seja, entravam e saiam de gravações e não se conversavam.
Culpa do excesso de trabalho, do cansaço? Talvez.
Entre outras coisas que foram bastante chocantes, as meninas disseram que a cada show que faziam das turnês, a Xuxa recebia dinheiro para comprar um apartamento novo, enquanto que elas tinham que fazer muitos shows para juntar dinheiro que desse para comprar um carro.
Essa é a realidade ainda nos dias de hoje, de muitos grupos musicais. Tem muitas histórias que só um dos componentes ganhava muito, geralmente o líder do grupo. Ou só os empresários, e os integrantes precisavam ralar muito para conseguir uma grana melhor. As meninas do Rouge, por exemplo, foram super exploradas.
Algumas Paquitas, a respeito desse livro, disseram que foram enganadas, outras preferem nem tocar no assunto, e algumas não escondem a mágoa da forma que aconteceu a demissão do grupo. Roberta Cipriani, a Xiquitita Surfista, por exemplo, disse em uma live com Andrea Faria, que depois que saiu do grupo nunca mais encontrou e nem falou com a Marlene.
Já as Paquitas Nova Geração pegaram outra fase. O programa era semanal, a Xuxa já não viajava tanto para o exterior, e tanto a Marlene quanto a própria Xuxa deveriam estar com as antenas ligadas para não repetirem os mesmos erros que cometeram com as Paquitas anteriores.
Ainda assim, tem casos curiosos. Apesar de a grande maioria das pessoas terem recebidos bem o novo grupo, alguns fãs não aceitaram muito a nova formação e aconteceu alguma coisa com a Caren que gerou um desconforto de ambos os lados. Alguns dizem que por ela ser muito tímida, era tida como orgulhosa, snobe. Aí, um dia colocaram uma bomba caseira de baixo do seu carro. Não bastasse o ato criminoso, durante a apresentação da música Fada Madrinha, na última apresentação que elas fizeram no Teatro Fênix, que foi a última do grupo também, é possível ouvir a plateia gritando “buuumm” enquanto ela estava em destaque durante a performance. Dizem que era uma menção à bomba.
Tem também o caso da Diana, que saiu sem avisar e sumiu da mídia. Não teve despedida como era praxe com todas as meninas. Até a Xuxa já falou que não sabe o que aconteceu porque ela não quis nem entrar no grupo de whatsapp em que estão todas as Paquitas.
Uma vez, quando a Xuxa já estava apresentando o Xou da Xuxa, a atriz e modelo Luiza Brunet, que foi sua grande amiga nos anos 80 quando as duas eram modelos, disse que não deixava seus filhos assistirem o programa da colega. Em entrevista, a apresentadora disse que ambas foram se distanciando aos poucos, mas anos depois reataram a amizade.
Atualmente Xuxa fala sem filtros e trás a tona mais coisas que ninguém sabia, ou pouca gente tinha conhecimento. Já chegou a falar que foi muito roubada porque confiava demais nas pessoas e muita gente se aproveitou do seu trabalho e dinheiro.
Você pode assistir a este conteúdo no LOTV, basta clicar na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário