Sérgio Mamberti

Sérgio Duarte Mamberti OMC nasceu na cidade de Santos, em São Paulo, no dia 22 de abril de 1939. Formou-se no curso de artes cênicas da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD) e teve a sua estreia no teatro na peça Antígone América escrita por Carlos Henrique Escobar, produzida por Ruth Escobar e dirigida por Antônio Abujamra.

Sérigo Mamberti participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia brasileira como Beatriz Segall, Regina Duarte e Paulo José. Nos anos de 1980, interpretou Galeno Sampaio na novela Brilhante da Rede Globo, e em 1988, viveu um de seus personagens mais marcantes, o Eugênio, mordomo homossexual de Celina (Nathália Timberg), no folhetim Vale Tudo de Gilberto Braga.

Mas dentre todos os seus personagens na TV e no teatro nada se comparou ao Dr. Victor, do programa infanto-juvenil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, o qual gravou em meados da década de 1990. Ele também esteve no longa metragem baseado no infantil que estreou nos cinemas em 1999.

Sérgio Mamberti também esteve vinculado com a política. Na década de 1980, ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), de quem participou efetivamente do processo. Após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, participou da parte cultural do governo, ocupando cargos e participando de conselhos e posicionou-se de maneira contrária ao processo de Impeachment de Dilma Rousseff.

Entre 1964 e 1980, Sérgio Mamberti foi casado com Vivien Mahr, com quem teve três filhos, ela morreu precocemente aos 37 anos, devido a uma série de problemas respiratórios. Em 1982, ele conheceu Ednardo Torquato, com quem teve uma relação de 37 anos, até a perda de seu parceiro em 2019. Ambos adotaram uma filha enquanto estiveram juntos.

Mamberti morreu em 3 de setembro, num hospital da rede Prevent Sênior, vítima de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma infecção pulmonar. Foi velado no Teatro Sesc Padre Anchieta, e sepultado no cemitério da Consolação, na capital paulista.

0 comments: