Dando sequência às revelações do Xou da Xuxa, chegamos ao terceiro episódio da série. Caso você não tenha visto os anteriores, clique aqui para ver o primeiro e aqui para ver o segundo
Então, sem maiores delongas, vamos às curiosidades.
5 - Algumas músicas foram escritas para a Xuxa e acabaram sendo gravadas por Trem da Alegria e pelas Paquitas. Como A Patinha da Vovó que foi gravada por Trem da Alegria, e Marciano que foi gravada pelas Paquitas. Algumas músicas até foram gravadas pela Xuxa, mas não entraram em seus discos.
Estrategicamente, ela costumava apresentar as músicas no Xou e ver a reação das crianças, as que tinham uma resposta melhor entravam para o disco. Mas, quanto A Patinha da Vovó eu não sei se não teve uma boa resposta ou se o bom senso falou mais alto porque, o que você pensa quando ouve que uma pata botou um ovo grande para chuchu, numa moita de bambu e fez muita força para o ovo sair? Tudo rimando com U. Deixe a imaginação correr.
4 – No primeiro vídeo dessa série, nos vimos que o primeiro cenário do Xou da Xuxa foi reprovado. A Xuxa gravou o programa piloto, mas não gostou do resultado e pediu para mudar tudo. Quem fez a arte do cenário foi o Reinaldo Waisman, que trabalhava com o Mauricio de Souza, o criador da Turma da Mônica. E junto com Xuxa chegou no resultado que foi ao ar em 1986.
Aliás, todos os cenários foram desenhados por Reinaldo Waisman. A questão aqui é um detalhe que passou desapercebido que tem a ver com a nave. Uma das características do veículo da apresentadora era a escada de arco-íris desde a porta até o nível do palco. O único ano que não teve escada foi em 1991 quando Xuxa descia até o chão através de um elevador e em 1992 que não voltou o arco-íris, mas a escada sim.
Agora, você lembra, ou já viu, que nos desenhos dos encartes dos discos, ou das artes em geral, que a nave sempre aparece flutuando?
No encarte do disco Xou da Xuxa, a ilustração da música Amiguinha Xuxa é a apresentadora na porta da Nave pairando a alguns metros do chão. E na contracapa do Xegundo Xou da Xuxa, tem os personagens do programa escorregando em um arco-íris que sai da porta da nave.
Pois bem, olha esse cenário de 1986 e repare no que tinha embaixo, ao redor da nave. Nuvens. Ou seja, a nave, lá no cenário, estava flutuando como nos desenhos. E foi assim até 1989. Em 1990 mudou, a partir de então ela pousava em cima de um morro verde com flores e nos anos seguintes ganhou outras adaptações, mas as nuvens não voltaram mais.
3 – Uma característica dos programas infantis eram os assistentes de palco fantasiados. No Xou da Xuxa, além das Paquitas, tinha outros dois personagens que acompanharam o programa o tempo todo, que era o Dengue e o Praga. Na primeira abertura do programa o nome deles aparece como Murissoca e ET.
ET dispensa detalhes, e murissoca é como o mosquito perninlongo é chamado em algumas regiões do Brasil. Os nomes foram alterados de acordo com o perfil dos personagens. Devido as listras do Dengue, ele ficou parecido com o mosquito da dengue, e o Praga porque era uma praguinha, pois ele incomodova a apresentadora, propositalmente. Mas por que os personagens usavam aquelas fantasias?
Reinaldo Waisman disse que quando lhe apresentaram ao ator que faria o Dengue, ele pensou em algo de acordo com o seu biótipo, alto e magro, então para ocupar espaço, ele fez o personagem cheio de braços. E o Praga ganhou aquela roupa porque o ator era corcunda, no caso dele a fantasia escondia a sua corcunda e lhe protegia caso caísse.
2 – O produtor musical Guto Graça Melo que trabalhou na produção do primeiro disco do Xou da Xuxa fez algumas revelações bem interessantes em uma entrevista. Por exemplo, que foi bem trabalhoso tanto para ele quanto para a Xuxa gravar o disco, já que ela não tinha experiência, isso todo fã já sabe, mas que ele produziu outro disco que foi engavetado eu não sabia. Alguém sabia?
Na época, Guto tinha fama de ser uma pessoa difícil, no entanto, em relação a Xuxa o produtor foi só elogios. Ele revelou que tinha produzido o segundo disco com a apresentadora mas um desentendimento com a Marlene Matos, que nem era a diretora do programa ainda, resultou em sua saída da Som Livre. Segundo Guto, na ocasião ele perdeu a cabeça e deu um tapa na cara de Marlene.
Coincidência ou não, entre os vários vídeos de comemoração dos 34 anos do Xou da Xuxa, apareceu uma edição em que ao fundo tem o trecho de uma canção inédita. E diferente do que Patricia Marx chegou a dizer que a Xuxa lhe copiou naquela gemidinha no final dos versos de suas canções, Guto revelou que quem a ensinou foi a Nina Pancevski, que foi quem ele tinha produzido para gravar as vozes guia para a Xuxa.
1 – Alguns seguidores do canal LOTV comentaram no vídeo Todas As Naves da Xuxa, que a primeira nave do Show de Xuxa na Argentina era a que a apresentadora usava em suas turnês e foi adaptada para o programa. E que por isso a parede do fundo é meio estranha, como se estivesse remendada, porque a nave dos shows não tinha porta, ela abria ao meio.
E um seguidor argentino enviou-me uma mensagem pelo Instagram dizendo que no último programa Show de Xuxa na Argentina os fãs invadiram o palco e destroçaram a nave, antes da Xuxa entrar para finalizar o programa. Segundo o rapaz, isso foi um gesto simbólico para que o programa não tivesse fim. Como Xuxa costumava entrar na nave para finalizar o programa, ela não pode fazer isso, sendo assim, o programa nunca acabou.
E realmente, antes de Xuxa subir na nave entra um vídeo com vários momentos de sua carreira, mas o som ambiente é mantido e é possível ouvir ela gritar algumas vezes “eu tô bem, eu tô bem”!
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário