Que lição aprendemos?

Não guarde todos os ovos da galinha na mesma cesta.

Um dia a vaca caiu no brejo e a família melhorou de vida porque teve que buscar outra forma de sustento já que não podia contar mais com o leite que tinha diariamente.

Esses dois curtos parágrafos acima são de lições de moral bem conhecidas que ensinam que devemos investir nosso esforço em frentes de trabalhos diferentes e que temos que ser prudentes como o dinheiro, porque nunca sabemos até quando um negócio vai prosperar e por quanto tempo vamos ficar sem renda se ele vir a quebrar. Então, a poupança feita em tempos de vacas gordas será a salvação no período das vacas magras.

Aliás, a poupança pode ser feita em qualquer período da vida, ainda que o valor recebido pelo trabalho desenvolvido não seja o suficiente para sobrar depois de pagar os boletos das necessidades essenciais. Ela deve ser feita sempre, inclusive quando a renda está baixa, e um conselho que me fez pensar muito sobre isso é que o primeiro pagamento deve ser feito para nós mesmos, ou seja, o primeiro compromisso que devemos ter é com a nossa poupança e isso pode ser apenas 10% do que conseguimos como lucro no mês.

As crises geralmente nos fazem  amadurecer, nos dão uma nova perspectiva, mas botar em prática os conselhos que encontramos e até damos aos outros nem sempre nos trazem um efeito imediato. Depois que a vaca morreu no brejo, aquela família pobre diversificou as fontes de alimento e renda, mas como sobreviveram até que as hortaliças, legumes e frutas começassem a crescer no pomar? A vida é mais dura do que a ficção, então meus caros amigos, poupar é uma das melhores, se não a melhor solução.

0 comments: