SuperPop - 20 anos.

SuperPop está no ar desde novembro de 1999, e apr falar do programa é preciso falar também da RedeTV!, da Rede Manchete, e de outra empresa que tinha ligação até com a Rede Globo.

5 – Histórico da emissora.

A RedeTV! Foi fundada em 15 de novembro de 1999. Mas antes dessa estreia já existia um embrião do que seria a RedeTV!, era a TeleTV, um grupo do empresario Amilcare Dallevo Júnior, que prestava serviços de telemarketing e produção para programas de televisão interativos via telefone.

A empresa foi fundada em 1980, e prestou serviços para programas interativos, como o Você Decide e o Fantástico, da Rede Globo, e cresceu nos anos 1990 com a popularização dos sorteios pela TV por meio do prefixo 0900. Esse serviço de ligações pagas foi proibido em 1998. Deu a calhar que nessa época a Rede Manchete estava dando os seus últimos suspiros de vida e o grupo TeleTV que comprou a emissora em 1999. No pacote, havia 5 transmissoras, por isso, a TeleTV se converteu em RedeTV!.

A TeleTV só acabou mesmo em 2011, quando os dois donos da emissora, Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo Carvalho, resolveram se dedicar somente a TV. A RedeTV! deveria ser uma continuação da Rede Manchete, ou seja, eles deveriam assumir todas as dívidas pendentes do grupo Bloch, inclusive o atraso na folha de pagamentos dos funcionários, mas os empresários conseguiram, através da justiça, se livrar dessa responsabilidade alegando que formavam uma empresa distinta.

4 – Formato do programa.

A estreia do SuperPop aconteceu no dia 15 de novembro de 1999, com Adriane Galisteu como apresentadora. Num formato bem diferente do que é hoje em dia, o nome do programa fazia jus ao seu conteúdo e era direcionado a um público joven, adolescente.

O programa era apresentado de segunda a sexta sempre às 22:00. Depois com o tempo, passou a ser exibido às segundas e quartas, e atualmente o programa expõe fatos importantes, entrevistas picantes, musicais e entrevistas polêmicas com artistas e subcelebridades, o que lhe faz ser taxado de sensacionalista.


Em 2008 o programa entrou no 14º ranking "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", que é formado por denúncias de telespectadores e pelo Comitê de Acompanhamento da Programação (CAP). As reclamações foram fudamentadas ns exibição de cenas super sensuais, apelo sexual, vocabulário inadequado para o horário, exposição de pessoas ao ridículo e vulgarização das relações humanas."

3 – Troca de apresentadoras.

Adriane Galisteu foi anunciada como contratada da RedeTV! em julho de 1999, com um contrato de dois anos de duração. Ela vinha da MTV e por isso, o formato inicial era mais jovial, para manter o padrão que Galisteu já estava acostumada na MTV e para atrair o público que a acompanhava.

No entanto, por de baixo dos panos, Adriane Galisteu começou a negociar com a Rede Record, e em outubro de 2000 trocou de emissora deixando o SuperPop e a RedeTV! a ver navios. Para tapar o buraco, Fabiana Saba e Otávio Mesquita passaram a apresentar o programa e receber ligações do público com sugestões para a substituição da apresentadora.


As 10 sugestões mais votadas foram Monique Evans, Fabiana Saba, Astrid Fontenelle, Cátia Fonseca, Suzana Werner, Luana Piovani, Luciana Gimenez, Andréia que era participante do programa No Limite, Luma de Oliveira e Rita Lee. E, então, em 7 de novembro de 2000, a RedeTV! anunciou a escolha de Luciana Gimenez, que havia ficado em sétimo lugar, sua estreia como apresentadora aconteceu em 15 de janeiro de 2001.

Segundo o diretor de entretenimento da emissora, Maurício Nunes, a escolha levou em consideração o perfil da modelo que se encaixava melhor com o formato do programa. E a partir de 8 de fevereiro de 2011, quando Luciana Gimenez entrou em licença-maternidade, a cantora Gilmelândia a substituiu até a sua volta que aconteceu no dia 18 de maio de 2011.

2 – O principal produto da emissora.

A RedeTV! tem dificuldades de atingir dois dígitos de audiencia pela medição do IBOPE, não sei se isso alguma vez aconteceu, geralmente a média dos programas mais vistos fica em torno de 4 pontos. O Superpop é um dos programas de maior faturamento da emissora, com inserções de merchandising e patrocínios que colocam o programa no patamar dos mais bem requisitados da emissora, apesar da média de 2 pontos, hoje em dia.

Depois do resultado da escolha de Luciana Gimenez como apresentadora, ela foi entrevistada por Otávio Mesquita, que foi ao ar no Superpop em 7 de novembro de 2000, o programa rendeu sete pontos de audiencia, e a média foi de quatro pontos. Bom, se o programa é o maior faturamento da emissora, a apresentadora é a estrela da casa. Durante muito tempo Luciana ostentou esse papel.

1 – Rivalidade entre as apresentadoras.

A mídia adora criar rivalidades para vender notícias, seja em capas de revistas, ou programas de fofocas. Isso acontece desde sempre, foi assim com Xuxa, Mara e Angélica. Com Sandy e Wanessa Camargo, enfim. Em alguns casos é verdade, em outros não dá para saber, e Luciana Gimenes ganhou uma rival também, que era a sua antecessora, a Adriane Galisteu.


Chegavam a dizer que em eventos em que a presença das duas era confirmada, os organizadores orquestravam uma tática para que elas não se cruzassem. E essa afirmação foi mantida durante muito tempo. Aliás, o nome da Galisteu era proibido na RedeTV! devido a sua quebra de contrato. Só em 2009 é que elas deram um fim a esse boato quando se encontraram no palco do Teleton, no SBT, e até trocaram um selinho. Depois, Galisteu cedeu uma entrevista para a Luciana e até foi ao SuperPop em uma participação histórica.


Para assistir a este conteúdo, clique aqui.

0 comments: