Marlene Mattos - antes, durante e depois de Xuxa.

Marlene Mattos nasceu em São José de Ribamar, no Maranhão, no dia 27 de abril de 1950. Ela ficou conhecida como a empresária que fez de Xuxa Meneghel, a Rainha dos Baixinhos, e desde que a parceria entre as duas acabou, já se passou quase o mesmo tempo em que elas trabalharam juntas. Ou seja, quase 20 anos.

É muito comum ouvir pessoas falarem que Marlene foi a responsáveis por fazer de Xuxa quem ela é hoje, inclusive muitos fãs da apresentadora afirmam categoricamente, isso. Mas, vamos fazer uma rápida análise para entender algumas coisas.

Quem inventou a Xuxa foi o Mauricio Sherman. Ou melhor. Foi ela mesma, a própria Xuxa que se inventou, mas o primeiro diretor que acreditou em seu sucesso como apresentadora foi ele, o Sherman.

Alias, quando Xuxa esteve no Programa da Maisa, no SBT, ela disse que no primeiro programa de tv que participou, junto com Sergio Mallandro, foi no Silvio Santos e o apresentador ficou interessado em Sergio e o convidou para fazer programas na emissora. 
Então, ele, que era super amigo da Xuxa, pediu para que Silvio a chamasse também, mas o pedido foi recusado.


Porém, diferente do dono do SBT, Mauricio Sherman, quando era diretor da Band, convidou a então modelo, Xuxa para apresentar um programa infantil lá e ela recusou. Depois quando foi trabalhar na Rede Manchete, antes ainda da emissora estrear, ele a convidou de novo, e ela recusou outra vez, mas Sherman pediu para o Pelé, que era o namorado dela, a convencê-la fazer o Clube da Criança.


Sherman tinha a idéia de fazer de Xuxa uma vedete infantil. A Carmem Miranda, por exemplo, era uma vedete, a Marilyn Monroe também. Então a idéia era fazer dela algo parecido numa versão para criança. E funcionou. Mas a própria Xuxa já disse que era ela mesma que se enchia de pinduricalhos, porque sempre gostou muito de usar acessórios. Ou seja, apesar da idéia de Mauricio ser muito boa, era a própria apresentadora que montava o seu figurino e fazia o cabelo...


Aliás, quando ela começou a gravar o Clube da Criança, não tinha nem direção. Sherman a soltava no estúdio com a criançada e deixava a gravação rolando sem acompanhar nada. Ela mesma que ia pedindo coisas para o programa. Pedia melhoras no cenário para o dono da emissora, o Adolfo Bloch, meses depois pediu um diretor, mas o primeiro ficou pouco tempo e não deu muito certo. E na segunda vez que pediu alguém para dirigir o programa, foi quando Mauricio Sherman cedeu a sua secretaria executiva para auxiliá-la.

E quem era essa secretária?
Acertou se você disse Marlene Mattos.

Só que Marlene Mattos não foi toda livre e contente trabalhar com a loira. Parece-me que ela estava basicamente cumprindo ordens e costumava só conseguir o que Xuxa pedia.  Foi, por exemplo, a pedido de Xuxa que a diretora tirou uma menina de um outro programa para ajudar no Clube da Criança e recebeu o apelido de Paquita. Era a Andréa Veiga.


Então, a parceria das duas não foi desde o inicio da carreira de Xuxa como apresentadora. E Marlene não era uma expert em direção. Ambas foram aprendendo uma com a outra e ouso dizer que Xuxa mais ensinou a Marlene, do que Marlene ensinou Xuxa. O que eu acho que aconteceu é que ao ver que a apresentadora estava decolando, a empresária assumiu as rédeas do cargo, começou a tomar conta de tudo o que dizia respeito à imagem da apresentadora, e Xuxa por sua vez, confiou nela tudo o que não podia fazer para se dedicar ao que já estava acostumada, atuar, representar.

Eu encontrei a informação de que Marlene entrou na Globo em 1985, como datilógrafa. Nesse ano a Xuxa ainda estava trabalhando na Manchete. Se essa informação está correta, ela só se tornou diretora da Xuxa no Xou da Xuxa a partir de 1987, porque em 1986 o diretor do programa era o Paulo Netto.

Provavelmente Marlene é que foi polindo o vocabulário de Xuxa, porque no começo ela falava igual uma menina de rua, cheia de gírias. Que consolidou também toda a estrutura em volta da apresentadora, para que a sua imagem fosse venerada com status de diva, rainha, popstar.


Mas Xuxa sempre teve uma postura determinante em tudo, por exemplo, era ela que aprovava o cenário. Tanto é que, como eu já comentei no vídeo 5 segredos revelados do Xou da Xuxa, ela já tinha gravado vários episódios do Xou, mas não gostou do resultado e pediu para refazer tudo. O cenário foi refeito ao seu gosto, a nave espacial foi colocada ao seu pedido. Era ela também, junto com as Paquitas, com a Angel, irmã da Marlene, que criava as brincadeiras para o programa... Ou seja, ela não recebia tudo pronto e só fazia o que lhe mandavam, ela tinha participação ativa em tudo.

Marlene chegou a declarar uma vez que poderia fazer uma outra Xuxa. E acho que Xuxa pensou que poderia muito bem seguir com sua carreira de sucesso sem Marlene. O que talvez a diretora não tenha se dado conta é que criar uma estrela não é só uma questão técnica. O sucesso da rainha dos baixinhos se deu muito pelo seu carisma. E o que talvez a apresentadora não pudesse imaginar, é que sem ninguém que se doasse integralmente pela sua carreira, como fez Marlene, ela jamais seria a mesma que encantou tanta gente.

A parceria das duas virou uma relação familiar. Marlene colocou a irmã para auxilia-la na gravação do Xou da Xuxa, a Angel Mattos que casou com o vocalista da banda Yahoo e convidou a Xuxa para ser a madrinha de sua filha. A Xuxa, por sua vez, convidou Marlene para ser a madrinha de Sasha. Ou seja, era um casamento perfeito que se desfez em meados de 2002.


Marlene Mattos ganhou respeito como diretora do Xou da Xuxa e mostrou que era capaz de coordenar outras coisas, além do infantil. Foi ela a responsável pela vinda da Dangerous World Tour, de Michael Jackson, em 1993. Foi a única vez que ele fez shows no Brasil.

Em 2000, ela foi promovida a diretora de núcleo, um dos cargos mais altos da emissora. Foi diretora, também, do Programa Mais Você de Ana Maria Braga. Criou e dirigiu o programa Jovens Tardes que era apresentado pelo grupo KLB, a dupla Pedro & Thiago, Wanessa Camargo, Luiza Possi e Fael Mondego

Marlene montou uma agência de casting de atores, e agenciou várias personalidades, como as jogadoras de vôlei Virna e Leila, os futebolistas Dida e Kaká, o ex-nadador Xuxa e o Kléber de Paula, o Bambam, ex-Big Brother Brasil, entre outros.

Segundo um seguidor do canal LOTV, Maylon Prates, ela tentou, também, emplacar programas na TV a cabo para Zillu, a ex-esposa de Zezé de Camargo, e também para Nicole Bahls, Monique Evans... E não obteve êxito alegando não ter conseguido patrocinadores para os programas.

Em 2004, após 19 anos na Rede Globo, ela trocou a emissora pela TV Bandeirantes, onde exerceu o posto de diretora artística por 10 meses e no seguinte, em 2005, ela dirigiu o programa Os Amigos Vegetais, que foi exibido pela Rede Record e produzido pelo produtora Big Idea Brasil através de uma parceria com Top Tape e Universal Pictures.

No mesmo ano ela foi diretora do programa amigas invisíveis pela Radio Globo, onde ficou pouco menos de 1 ano no ar, e em 2009, começou a trabalhar no SBT. Foi responsável pelo programa de Netinho de Paula, o Show da Gente que estreou no dia 9 de maio de 2009, e com o fim do programa, deixou a emissora para se dedicar a um projeto de documentário sobre a Amazônia. Em 2014, chegou a ser diretora geral do Histórias do Bem, quadro apresentado por Brueth Carvalho no Programa Amaury Jr, na Rede TV!, mas a parceria acabou não durando muito tempo.

Foi diretora do Canal a Cabo E+TV, e depois se tornou administradora de um hotel-fazenda no Sergipe. Essa informação foi confirmada pelos seguidos do LOTV, Maylon Prates e Matheus com Z, que disse morar em Aracaju, onde está situado o parque, e que é possível encontra-la por lá observando a paisagem. Em março de 2017, passou a dirigir o canal do Youtube de Karol Veiga. Em 2018, foi convidada por Netinho de Paula para ser diretora de programação da TV da Gente.


Ou seja, nem Marlene e nem Xuxa ficam paradas, mas nota-se que há uma instabilidade no trabalho que ambas desenvolvem. São várias as razões que impedem as duas de alcançarem o mesmo nível de êxito que conseguiram juntas entre 1980 e 1990, apesar dos desafios naturais que surgiram com a evolução cultural e comportamental da sociedade, com a troca gradativa das tvs pela internet, e pela quase falência das gravadoras que afetaram bastante todos os artistas da tv e do rádio, talvez esse impacto fosse menor se elas continuassem juntas.

Para assistir a esse conteúdo, clique aqui.

0 comments: