Marlene Mattos nasceu em São
José de Ribamar, no Maranhão, no dia 27 de abril de 1950. Ela ficou conhecida como a empresária
que fez de Xuxa Meneghel, a Rainha dos Baixinhos, e desde que a parceria entre
as duas acabou, já se passou quase o mesmo tempo em que elas trabalharam
juntas. Ou seja, quase 20 anos.
É muito comum ouvir pessoas
falarem que Marlene foi a responsáveis por fazer de Xuxa quem ela é hoje,
inclusive muitos fãs da apresentadora afirmam categoricamente, isso. Mas, vamos
fazer uma rápida análise para entender algumas coisas.
Quem inventou a Xuxa foi o
Mauricio Sherman. Ou melhor. Foi ela mesma, a própria Xuxa que se inventou, mas
o primeiro diretor que acreditou em seu sucesso como apresentadora foi ele, o
Sherman.
Alias, quando Xuxa esteve no Programa
da Maisa, no SBT, ela disse que no primeiro programa de tv que participou,
junto com Sergio Mallandro, foi no Silvio Santos e o apresentador ficou interessado em Sergio e o
convidou para fazer programas na emissora.
Então, ele, que era super
amigo da Xuxa, pediu para que Silvio a chamasse também, mas o pedido foi recusado.
Porém, diferente do dono do SBT, Mauricio Sherman, quando era diretor da
Band, convidou a então modelo, Xuxa para apresentar um programa infantil lá e
ela recusou. Depois quando foi
trabalhar na Rede Manchete, antes ainda da emissora estrear, ele a convidou de
novo, e ela recusou outra vez, mas Sherman pediu para o Pelé, que era o
namorado dela, a convencê-la fazer o Clube da Criança.
Sherman tinha a idéia de
fazer de Xuxa uma vedete infantil. A Carmem Miranda, por exemplo, era uma vedete, a Marilyn
Monroe também. Então a idéia era fazer dela algo parecido numa versão para
criança. E funcionou. Mas a própria Xuxa já disse
que era ela mesma que se enchia de pinduricalhos, porque sempre gostou
muito de usar acessórios. Ou seja, apesar da idéia de
Mauricio ser muito boa, era a própria apresentadora que montava o seu figurino
e fazia o cabelo...
Aliás, quando ela começou a
gravar o Clube da Criança, não tinha nem direção. Sherman a soltava no
estúdio com a criançada e deixava a gravação rolando sem acompanhar nada. Ela
mesma que ia pedindo coisas para o programa. Pedia melhoras no cenário
para o dono da emissora, o Adolfo Bloch, meses depois pediu um diretor, mas o
primeiro ficou pouco tempo e não deu muito certo. E na segunda vez que pediu alguém para dirigir o programa, foi quando Mauricio Sherman cedeu a
sua secretaria executiva para auxiliá-la.
E quem era essa secretária?
Acertou se você disse Marlene
Mattos.
Só que Marlene Mattos não foi
toda livre e contente trabalhar com a loira. Parece-me que ela estava
basicamente cumprindo ordens e costumava só conseguir o que Xuxa pedia. Foi, por exemplo, a pedido de Xuxa que a diretora tirou uma menina de um
outro programa para ajudar no Clube da Criança e recebeu o apelido de Paquita. Era a Andréa Veiga.
Então, a parceria das duas
não foi desde o inicio da carreira de Xuxa como apresentadora. E Marlene não
era uma expert em direção. Ambas foram aprendendo uma com a outra e ouso dizer
que Xuxa mais ensinou a Marlene, do que Marlene ensinou Xuxa. O que eu acho que aconteceu é
que ao ver que a apresentadora estava decolando, a empresária assumiu as rédeas do cargo, começou a tomar conta de tudo o que dizia respeito à imagem da
apresentadora, e Xuxa por sua vez, confiou nela tudo o que não podia
fazer para se dedicar ao que já estava acostumada, atuar, representar.
Eu encontrei a informação de que
Marlene entrou na Globo em 1985, como datilógrafa. Nesse ano a Xuxa ainda
estava trabalhando na Manchete. Se essa informação está correta, ela só se
tornou diretora da Xuxa no Xou da Xuxa a partir de 1987, porque em 1986 o
diretor do programa era o Paulo Netto.
Provavelmente Marlene é que
foi polindo o vocabulário de Xuxa, porque no começo ela falava igual uma menina
de rua, cheia de gírias. Que consolidou também toda a estrutura em volta da
apresentadora, para que a sua imagem fosse venerada com status de diva, rainha,
popstar.
Mas Xuxa sempre teve uma
postura determinante em tudo, por exemplo, era ela que aprovava o cenário.
Tanto é que, como eu já comentei no vídeo 5 segredos revelados do Xou da Xuxa,
ela já tinha gravado vários episódios do Xou, mas não gostou do resultado e
pediu para refazer tudo. O cenário foi refeito ao seu
gosto, a nave espacial foi colocada ao seu pedido. Era ela também, junto com as
Paquitas, com a Angel, irmã da Marlene, que criava as brincadeiras para o
programa... Ou seja, ela não recebia tudo pronto e só fazia o que lhe mandavam,
ela tinha participação ativa em tudo.
Marlene chegou a declarar uma
vez que poderia fazer uma outra Xuxa. E acho que Xuxa pensou que poderia muito
bem seguir com sua carreira de sucesso sem Marlene. O que talvez a diretora não
tenha se dado conta é que criar uma estrela não é só uma questão técnica. O
sucesso da rainha dos baixinhos se deu muito pelo seu carisma. E o que talvez a apresentadora não pudesse
imaginar, é que sem ninguém que se doasse integralmente pela sua carreira, como
fez Marlene, ela jamais seria a mesma que encantou tanta gente.
A parceria das duas virou uma
relação familiar. Marlene colocou a irmã para auxilia-la na gravação do Xou da
Xuxa, a Angel Mattos que casou com o vocalista da banda Yahoo e convidou a Xuxa
para ser a madrinha de sua filha. A Xuxa, por sua vez, convidou
Marlene para ser a madrinha de Sasha. Ou seja, era um casamento
perfeito que se desfez em meados de 2002.
Marlene Mattos ganhou
respeito como diretora do Xou da Xuxa e mostrou que era capaz de coordenar
outras coisas, além do infantil. Foi ela a responsável pela vinda da Dangerous
World Tour, de Michael Jackson, em 1993. Foi a única vez que ele fez shows no
Brasil.
Em 2000, ela foi promovida a
diretora de núcleo, um dos cargos mais altos da emissora. Foi diretora, também,
do Programa Mais Você de Ana Maria Braga. Criou e dirigiu o programa Jovens Tardes que era
apresentado pelo grupo KLB, a dupla Pedro & Thiago, Wanessa Camargo, Luiza
Possi e Fael Mondego
Marlene montou uma agência de
casting de atores, e agenciou várias personalidades, como as jogadoras de vôlei
Virna e Leila, os futebolistas Dida e Kaká, o ex-nadador Xuxa e o Kléber de
Paula, o Bambam, ex-Big Brother Brasil, entre outros.
Segundo um seguidor do canal LOTV, Maylon Prates, ela tentou, também, emplacar programas na TV a cabo para Zillu, a ex-esposa de Zezé
de Camargo, e também para Nicole Bahls, Monique Evans... E não obteve êxito
alegando não ter conseguido patrocinadores para os programas.
Em 2004, após 19 anos na Rede
Globo, ela trocou a emissora pela TV Bandeirantes, onde exerceu o posto de diretora
artística por 10 meses e no seguinte, em 2005, ela dirigiu o programa Os Amigos
Vegetais, que foi exibido pela Rede Record e produzido pelo produtora Big Idea
Brasil através de uma parceria com Top Tape e Universal Pictures.
No mesmo ano ela foi diretora
do programa amigas invisíveis pela Radio Globo, onde ficou pouco menos de 1 ano
no ar, e em 2009, começou a trabalhar no SBT. Foi responsável pelo programa
de Netinho de Paula, o Show da Gente que estreou no dia 9 de maio de 2009, e com o fim do programa, deixou a emissora para se dedicar a um projeto de documentário sobre a
Amazônia. Em 2014, chegou a ser diretora geral do Histórias do Bem, quadro
apresentado por Brueth Carvalho no Programa Amaury Jr, na Rede TV!, mas a
parceria acabou não durando muito tempo.
Foi diretora do Canal a Cabo
E+TV, e depois se tornou administradora de um hotel-fazenda no Sergipe. Essa
informação foi confirmada pelos seguidos do LOTV, Maylon Prates e Matheus com Z, que
disse morar em Aracaju, onde está situado o parque, e que é possível
encontra-la por lá observando a paisagem. Em março de 2017, passou a
dirigir o canal do Youtube de Karol Veiga. Em 2018, foi convidada por Netinho
de Paula para ser diretora de programação da TV da Gente.
Ou seja, nem Marlene e nem Xuxa ficam paradas, mas nota-se que há uma instabilidade no trabalho que ambas desenvolvem. São várias as razões que impedem as duas de alcançarem o mesmo nível de êxito que conseguiram juntas entre 1980 e 1990, apesar dos desafios naturais que surgiram com a evolução cultural e comportamental da sociedade, com a troca gradativa das tvs pela internet, e pela quase falência das gravadoras que afetaram bastante todos os artistas da tv e do rádio, talvez esse impacto fosse menor se elas continuassem juntas.
Para assistir a esse conteúdo, clique aqui.
0 comments:
Postar um comentário