A força do grupo.

Melanie Chisholm, mais conhecida como Mel C, do grupo Spice Girls, disse que ficou surpresa com a resposta do público que comprou rapidamente os 700 mil ingressos dos treze concertos que o grupo fez no Reino Unido, e que não tinha ideia do quanto o grupo representava para essas pessoas que acompanharam a formação original e aprenderam as suas canções.

Talvez ela estivesse com outras preocupações em mente, como a sua carreira solo, quando saiu em turnê com as quatro companheiras em 2007, no encontro de 10 anos do grupo. E era muito jovem nos anos em que todas estavam apresentando seus vídeos e canções inéditas na década de 90, quando o quinteto foi formado. Pois elas já tinham sido consideradas um fenônemo que se igualava aos Beattles, e como conjunto feminino nunca nem um outro havia conseguido o feito que elas atingiram em influência musical, vendas de discos e de ingressos para shows.

Mel C tem a voz mais marcante do grupo e é uma das peças fundamentais para que as Spice Girls funcionem. Parece que a ausência de Victória não influenciou muita coisa, ou nada, neste encontro de 20 anos. Ou talvez a ausência de mais de 10 anos de quase todas juntas tenha justificado a forte adesão dos fãs aos shows. Digo isso porque quando Geri Halliwell deixou o grupo na virada da década de 90 para 2000, as quatro restantes não foram muito longe.

Apesar, de que, quando se fala em Spice Girls, independente de quantas se reúnam, sempre gera mais expectativas e faz mais sucesso do que elas se apresentando em separado. Isso é um fenômeno conhecido como força da egrégora.

Egrégora é um termo que designa grupos. Qualquer grupo. Duas ou mais pessoas que estejam reunidas em prol de algo em comum, é uma egrégora, então, por mais que as vocalistas do Spice Girls sejam talentosas e, talvez, carismáticas, nem uma delas, sozinha, conseguirá a mesma representatividade que todas juntas.

Pare para pensar em quantas egrégoras você está inserido. A sua família, o seu trabalho, o esporte que você gosta, etc. A egrégora te influencia e te domina, e se não estiver de acordo com a força gregária desses grupos, saiba que as suas forças são insuficientes para mudar algo. A melhor coisa a se fazer, nesse caso, é mudar de egrégora. Ou no caso daquelas que isso se torna impossível, como a família, ao menos se distancie.

Busque por egrégoras que reforçam o que você tem como ideal. Essa é uma das receitas para o sucesso em qualquer área. Sentimental, profissional, emocional...

0 comments: