Domingão do Faustão - 30 anos.

Um dos programas mais longevos da Rede Globo chegou aos seus 30 anos de exibição, mas  antes de entrar em detalhes, é importante relembrar de três pessoas que tem a ver com a criação do mesmo. Silvio Santos, Gugu Liberato e o próprio apresentador Fausto Silva.

Silvio Santos era uma pedra no sapato da Rede Globo, pois o seu programa que ocupava a tarde toda e entrava na noite de domingo liderava a audiência. Gugu, por sua vez, apresentava um programa aos sábados a noite, o Viva a Noite e também era líder de audiência. E concorrendo com o Gugu, mas nem tanto, e tão pouco oferecendo risco a Globo, tinha o Fausto Silva na Band, no programa chamado Perdidos na Noite.

Cansada de perder no IBOPE para o SBT, a emissora carioca resolveu contratar o Gugu para apresentar um programa no domingo. E ele aceitou. Saiu da emissora paulista, assinou contrato com a Globo e levou junto a sua assistente de palco Marriete. O apresentador foi, então, para o exterior a fim de aprender mais sobre a arte de comandar um programa de auditório, ganhou o cenário e até uma chamada para a sua estréia. Isso tudo em 1988.


O que ninguém esperava era que Silvio Santos estragasse tudo. Ele chamou o Gugu, disse que precisava muito dele no SBT e ofereceu ao apresentador muito mais do que ele teria na nova emissora. E ainda foi pessoalmente conversar com Roberto Marinho para pagar a multa de rescisão de contrato do apresentador.

O Gugu voltou para o SBT. A Marriete não, ela ficou trabalhando com os Trapalhões.

Sem outra opção, a Globo continuou passando as séries e filmes nas tardes de domingo até optar por Fausto Silva e, então, no ano seguinte, no domingo de Páscoa do dia 26 de março de 1989, às 14h55min, estreou o Domingão do Faustão.


O antigo programa do Faustão parecia ser feito tudo no improviso e visivelmente com baixo custo. Na Globo o cenário lembrava um pouco o Cassino do Chacrinha, mas a atitude do apresentador que fugia completamente do estilo contido dos demais apresentadores de auditório se manteve. Aliás, o apresentador passou por várias saias justas, muitas delas provocadas por ele mesmo, como o dia em que fez Suzana Vieira cantar ao vivo uma das canções do álbum que ela estava lançando. E outras, por incidentes mesmo. Como o caso da churrasqueira elétrica que explodiu no palco. E do acidente em um número de escapismo com o ator Rafael Vitti que quase foi atingido por uma espada que caiu entre as suas pernas.


O grupo de dançarinas que integram o cenário estreou em 1990. No primeiro ano aquela parte do cenário era uma plateia também.

O tema de abertura foi composta e gravada por Michael Sulivan e Paulo Massadas, os produtores dos discos da Xuxa, que, aliás, marcou presença naquele dia. Ela foi a primeira atração e entrou no palco já nos primeiros minutos, talvez para prender a atenção do público que não assistia o Fausto. Além de um grupo de atores na primeira fileira da plateia.


O programa já teve vários diretores, passou por várias reformulações, mudou várias vezes de horários, mas sempre manteve uma característica bem específica, a espontaneidade do apresentador. E a estratégia da Globo funcionou, pois o Domingão se tornou o novo líder de audiência das tardes de domingo.

Em 1993 o Gugu estreou o programa Domingo Legal que aos poucos foi se moldando até chegar no formato que mais agradou os telespectadores e tomou a audiência de novo para o SBT. E foi aos poucos mesmo, porque a ameaça para a audiência do Domingão começou a se concretizar em 1997 a ponto de fazer a direção apelar para coisas inmaginaveis nos dia de hoje, como por exemplo o sushi erótico que era uma mulher nua coberta de comida no palco.

Apesar de tudo, Fausto Silva concordou em fazer um link ao vivo com o apresentador do SBT em uma campanha da Nestlé.


O Domingo Legal se fixou em 2000 como líder de audiência e o Gugu só perdeu a mão em 2003 quando levou ao ar uma falsa entrevista com o PCC, uma organização criminosa. Depois disso, Fausto só voltou a sofrer com a concorrência do Gugu em 2010 e 2011, mas desta vez com o apresentador na Record.

O Domingão gerou alguns personagens e fortaleceu outros. Como a Mary Jackson, uma mulher que se destacava na platéia pela forma de dançar e foi convidada para ser a animadora da plateia. Tinha também o músico Caçulinha, a diretora de palco Lucimara Parisi e assistente de palco Adriana Colin que tinha sido apresentadora do programa Fantasia no SBT depois que deixou o grupo Banana Splits, além de Carol Nakamura.


Foi o Domingão também que lançou Adriana Esteves como Atriz. Mas nem tudo foi flores porque um dos personagens do programa, o câmera Ivanildo Raimundo processou o Faustão e a Globo porque sofria bullying do apresentador toda semana, ao vivo.

Além do Vídeo cassetadas que está no ar desde a estreia do Domingão, o programa apresentou vários outros quadros de sucesso, como o Jogo da Velha, Olimpíadas do Faustão, Pegadinhas do Faustão, Sexolândia, Melhores do Ano, Dança dos Famosos e Ding Dong.


Ao longo dos 30 anos o dominical foi citado em tramas de várias telenovelas, como Rainha da Sucata, Cheias de Charme e Rock Story. E filmes, como Sonho de Verão.

O único domingo em que o programa não foi exibido, foi no dia 17 de abril de 2016 na ocasião da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.


 Para assistir este conteúdo, clique aqui.

0 comments: