Virou Manchete (quarta semana de novembro de 2025) - Passou Nesse Mês (novembro de 1995)


O álbum Karaokê da Xuxa, lançado originalmente em novembro de 1987, foi relançado nas plataformas digitais. Mas nem tudo é exatamente como era. A começar pelo microfone de papel, para montar, que vinha com o disco na época do lançamento original. Obviamente, agora sendo apenas arquivos digitais aquela magia do palpàvel deixou de existir.


O Karaokê da Xuxa foi lançado em 16 de novembro de 1987, pela Globo Discos. Foi o primeiro álbum a ser lançado por este selo. Na época, a Globo já tinha a Som Livre muito forte e queria testar outros lançamentos mais específicos, a Globo Discos caminharia em paralelo com a Som Livre, experimentando produtos sem colocar em risco a credibilidade da gravadora, mas não durou muito.


A Globo teve outros três selos, a Globo Columbia, uma parceria com a Colúmbia que depois foi comprada pela Sony Music, que servia para fazer lançamentos em parceria, tanto de produtos e artistas da Som Livre no exterior, como vincular produtos e artistas da Colúmbia com a Som Livre. Por exemplo, a Angélica quando migrou para a Globo teve uma coletânea lançada pela Globo Colúmbia, assim as músicas poderiam ser exploradas livremente pela emissora.

A emissora usou a mesma tática para criar o selo Globo Polydor, mas dessa vez em parceria da Som Livre com a PolyGram. E o outro selo foi a Globo Records que servia para vender para o exterior os produtos e artistas exclusivos da Globo. Os discos da Xuxa, por exemplo, e a trilha sonora da novela El Árbol Azul, da Argentina, que tem basicamente músicas brasileiras versionadas para o espanhol.


O Karaokê da Xuxa é uma compilação com versões instrumentais de grandes sucessos dos dois primeiros álbuns do Xou da Xuxa, além de quatro faixas inéditas com vocais. Na versão em vinil havia dois encartes, um com as letras das músicas e outro com um microfone de papel para montar. No encarte com o microfone, havia uma mensagem carinhosa: Oi Baixinho, olha que legal! Este é o meu microfone que agora é todo seu! … Vai ser o maior Xucesso.


Xuxa fez até uma série de shows para divulgar o disco. Foram quatro apresentações na casa de shows Scala Rio. O álbum vendeu aproximadamente 700 mil cópias no lançamento, depois passou da casa do milhão.


Em 1996, foi relançado pela Som Livre, e em 2023, foi relançado em CD pela gravadora Bolachão Discos. A Xuxa teve quase todos os seus álbuns relançados vários vezes, a coleção do Xou da Xuxa lançado pela Gala que incluiu Parabéns da Xuxa e Papai Noel dos Baixinhos no CD Xou da Xuxa, e Beijinho Beijinho e Estrela Guia no Xegundo Xou da Xuxa.


A Xuxa já tinha escrito uma música para o Xegundo Xou da Xuxa, ela fez a versão de Hey Mickey com base na letra do álbum Totally Minnie, lançado em 1986. E outras duas composições suas entraram para o Karaokê, a faixa Papai Noel Dos Baixinhos que ela fez em parceria com Irany de Oliveira, e Beijinho Beijinho em parceria com Kiko Zambianchi. As outras duas faixas inéditas com vocais são Estrela Guia, e Parabéns da Xuxa.


As faixas em versão karaokê são: Doce Mel, O Circo, Turma da Xuxa, Croc Croc, Nós Somos O Amanhã, Festa do Estica e Puxa, She-Ra, Rambo, Rexeita da Xuxa, e Meu Cãozinho Xuxo. No relançamento em plataformas digitais a faixa O Circo foi excluída.

Cada vez que um artista precisa fazer algum relançamento como esse é preciso pedir autorização para os compositores das canções e das músicas, no entanto, a falta de O Circo talvez não tenha sido em decorrência de desacordos com os compositores, mas, sim, porque é uma letra politicamente incorreta para os dias de hoje.

A música é muito bonitinha, mas fala basicamente de animais e já faz uns bons anos que os circos estão proibidos de usar animais em suas apresentações. Isso não existe mais. E a letra evidencia o que demoramos décadas para entender, que os bicinhos eram explorados, faziam a gente rir, mas sofriam a beça.


Outra curiosidade sobre esse álbum é que a faixa Rexeita da Xuxa, cuja versão original foi lançada no álbum Xegundo Xou da Xuxa, a composição é assinada por Arnaldo e Mônica Freitas. Mônica Freitas eu não sei quem é, procurei na internet e encontrei alguns nomes, então não quis arriscar em trazer informações erradas, mas o Arnaldo... O Arnaldo gente, é a Marlene Mattos. Ela usou esse pseudônimo para assinar a música.

LOTV News 

Ricky Martin, em entrevista de divulgação da segunda temporada da série Palm Royale, da Apple TV, falou da sua experiência com o carnaval do Rio de Janeiro e o quanto isso influenciou sua vida e sua música. E disse também que voltará ao país em 2026.

 Aconteceu 

Segundo a coluna Play, do jornal O Globo, Luciano Huck terá um novo programa no canal GNT. Será de entrevistas, em um estilo parecido com o que a jornalista Marília Gabriela fazia nos anos 2000. Porém, a atração será ainda avaliada pela alta cúpula da emissora.


Na época em que comandava o Caldeirão do Huck, Luciano fez várias entrevistas icônicas com Madonna, Katy Perry e tantos outros artistas internacionais e nacionais. Em 2024, Huck ele entrevistou até o presidente da Ucrânia, então, bagagem ele tem, é algo que ele já sabe fazer muito bem. Aliás, desde o começo né? Aqui no canal tem um vídeo sobre o Programa H na Band, que era basicamente um talk show.


O filme Silvio Santos Vem Aí, com Leandro Hassum no papel do apresentador está recebendo críticas mistas. Enquanto alguns dizem que não é tão ruim assim, outros concluem que Silvio Santos é infilmável, ou seja, até agora ninguém conseguiu sequer se igualar ao que foi o personagem de verdade. Leandro Hassum usou a mesma estratégia do Rodrigo Faro ao dizer que procurou sua essência em vez de imitá-lo. 

O filme conta a fase em que Silvio Santos saiu como candidato a presidente da República. Sim, minha gente, isso aconteceu. Mas como ele demorou responder o convite do partido, as cédulas de votação foram impressas com outro nome, do candidato que abdicou para ele disputar a vaga na presidência, o que acabou não acontecendo.

Encontraram uma irregularidade na candidatura dele e ele não pode concorrer ao cargo. Quanto ao filme, pelas críticas não dá para esperar muito, é esquecível.

Passou Nesse Mês

No dia seis de novembro de 1995, estreou a novela Explode Coração, na TV Globo. As gravações começaram em setembro de 1995, foi a primeira telenovela da TV Globo a ser gravada do início ao fim nos estúdios da Central Globo de Produções, o Projac, hoje Estúdios Globo. Também foi a primeira telenovela de Glória Perez a apresentar ao público brasileiro uma cultura exótica, ou seja, aquelas mesclas de Brasil com Marrocos, Índia, Turquia e Estados Unidos começou com Explode Coração.

Uma parte do elenco foi para Tóquio, no Japão e outra em Granada, na Espanha. E tem tantos detalhes dessa  novela que merece um vídeo exclusivo.

Também no dia seis, entrou no ar, a TV Shoptime, o primeiro canal de televendas do Brasil, numa sociedade entre a Globosat, Multicanal e as Lojas Americanas.

No dia 19 de novembro, o fundador e dono da Rede Manchete, Adolpho Bloch, partiu para outros planos.

No dia 25, estreou o Sábado Animado, o horário de desenhos animados no SBT.

No dia 27, estreou a série 100 Anos Luz, na Rede Globo, um especial de jornalismo apresentado por Fátima Bernardes e Renato Machado para celebrar o centenário do cinema.

0 comments: