Ghost - Curiosidades que você não sabia


Em 1990 estreou nos cinemas o filme Ghost: Do Outro Lado da Vida, de Bruce Joel Rubin. Ele teve a ideia de contar uma história de fantasmas através da perspectiva do próprio fantasma depois de assistir uma peça de Hamlet, que começa com o fantasma do pai de Hamlet pedindo para que sua morte seja vingada. Em Ghost, quem faz esse papel é o personagem Sam, interpretado por Patrick Swayze.


Para compor o romance que entrou para a história do cinema, ele buscou inspiração também na obra Macbeth, de William Shakespeare, na qual o invejoso Macbeth arquiteta a morte do melhor amigo e passa a ser assombrado pelo espírito dele. Em Ghost, quem faz esse papel é o personagem Carl Bruner, vivido por Tony Goldwyn.

Apesar do enorme sucesso, a história poderia ser diferente porque o diretor Jerry Zucker nunca tinha dirigido um filme sozinho e nunca tinha trabalhado em um filme dramático, então, isso era uma grande preocupação para o autor porque ele tinha medo que Ghost fosse transformado em uma comédia pastelão. Mas Jerry Zucker estava animadíssimo com esse desafio e levou o trabalho muito a sério.


Para interpretar o papel de Sam, foram cogitados os atores Harrison Ford, Michael J. Fox, Paul Hogan, Tom Hanks, Kevin Bacon, Kevin Kline, Alec Baldwin, Tom Cruise e Bruce Willis que era marido de Demi Moore, mas recusou o papel por não entender o roteiro. Curiosamente o personagem não ficou com nenhum dos atores mencionados e foi parar nas mãos de Patrick Swayse.


Para o papel de Molly, as atrizes Michelle Pfeiffer, Molly Ringwald, Julia Roberts, Meg Ryan e Nicole Kidman foram consideradas para interpretar a personagem que acabou sendo feita por Demi Moore.


E o papel de Oda Mae tinha sido pensado para Tina Turner, famosíssima cantora, ou Oprah Winfrey, famosíssima apresentadora de TV nos Estados Unidos. Elas fizeram testes, mas as outras atrizes que também fizeram testes e agradaram mais foram Patti LaBelle, Jackée Harry e Teresa Wright. O papel só foi dado para Whoopi Goldberg porque Patrick Swayze ameaçou deixar o projeto caso ela não fosse escalada.


Sam é um bancário na melhor fase de sua vida pessoal e profissional e acaba de se mudar com a noiva, a ceramista Molly Jensen, interpretada por Demi Moore, para um novo loft em Manhattan, quado descobre que alguém está desviando dinheiro das contas e promete investigar a situação, confidenciado isso apenas para seu melhor amigo e colega de trabalho, Carl Bruner.

Certa noite, enquanto voltava do teatro com Molly, Sam é atacado por um assaltante que tenta roubar sua carteira. Os dois entram em uma luta corporal, e Sam acaba baleado enquanto o bandido foge. Ele morre nos braços da namorada, porém fica confuso no primeiro instante e foge da luz que o levaria para outros planos. A partir de então ele passa a proteger a namorada, que já não é mais.

O mesmo homem que o matou invade o apartamento de Molly a procura de algo. Sam o segue até seu bairro no Brooklyn e descobre que ele está trabalhando para alguém e voltará ao apartamento para seguir a busca do que não encontrou. Após deixar o apartamento de Willie, Sam se depara com o consultório psíquico da charlatã Oda Mae Brown, personagem de Whoopi Goldberg, que, junto de suas irmãs, extorque dinheiro das pessoas, fingindo entrar em contato com seus entes queridos falecidos.

A voz de Sam é a primeira que ele ouve de um ser espiritual, e ele a perturba até ela concordar em procurar Molly e lhe informar sobre Willie. Molly, por sua vez, vai à polícia, mas ele não tem antecedentes criminais, enquanto que a medium possui uma lista extensa por acusações de fraude e identidades falsas.

Sam descobre que foi o próprio amigo quem encomendou sua morte para obter suas senhas bancárias e assim transferir o dinheiro para traficantes de drogas com os quais se envolveu. Determinado a proteger Molly, Sam procura a ajuda de um espírito suicida atormentado que encontrou vagando pelos metrôs e o ensina a mover objetos. Sam convence Oda Mae, que agora pode ouvir outros espíritos, a se passar pela pessoa cuja conta bancaria recebia o dinheiro desviado de sua empresa e a faz doar para caridade.

Carl e Willie descobrem que Oda Mae retirou o dinheiro e tentam matá-la, mas Sam consegue alerta-la antes. Sam assusta Willie, e na fuga, acaba sendo prensado por um carro e um caminhão. Enquanto Carl foge, Sam presencia demônios emergindo das sombras e arrastando a alma de Willie para o inferno.

Sam e Oda Mae finalmente convencem Molly a acreditar que o ex-namorado está tentando ajuda-la. Oda Mae permite que Sam possua seu corpo para dançar com Molly e são interrompidos por Carl que invade o apartamento. Enquanto Oda Mae e Molly fogem, Sam fica temporariamente sem energia por conta da possessão. Carl quer que Sam lhe mostre onde está o dinheiro que Oda Mae sacou do banco, mas ao ser desarmado, tenta fugir e provoca um acidente que culmina em sua própria morte. As mesmas sombras malignas que levaram a alma de Willie também arrastam a de Carl.

Molly finalmente pode ouvir a voz de Sam e vê-lo por alguns instantes antes dele caminhar em direção à luz que o leva para outros planos.

Curiosidades

As filmagens de Ghost se iniciaram em julho de 1989. Muitas das cenas internas foram filmadas nos estúdios da Paramount em Los Angeles, e as cenas externas foram filmadas na cidade de Nova Iorque, mais precisamente em Bedford-Stuyvesant, SoHo e Wall Street, por cerca de cinco semanas.

O interior do apartamento de Sam e Molly é uma reprodução da casa e do estúdio da artista Michele Oka Doner, que foi construído a partir de uma planta que ela forneceu a equipe, porque não autorizou as filmagens onde vivia. A cena em que Sam e Oda Mae vão ao banco foi gravada no museu Federal Hall.

Ghost teve cinco indicações ao Oscar de 1991. De melhor filme, melhor trilha sonora original, melhor edição de filme, mas ganhou apenas o de melhor atriz coadjuvante para Whoopi Goldberg e o de melhor roteiro original para Joel Rubin.


O filme foi lançado em VHS e DVD nos Estados Unidos em 21 de março de 1991, e na primeira semana vendeu 646.000 cópias em VHS, e 66.040 em DVD, um recorde para a época. E foi também o mais alugado nos Estados Unidos em 1991, gerando uma receita bruta de US$ 40 milhões dólares para a Paramount.


O álbum da trilha sonora também foi lançado mundialmente pela Milan Records. A canção Unchained Melody, do The Righteous Brothers, é de 1965, mas voltou a tocar em todas as rádios e entrou para a trilha sonora da novela Meu Bem Meu Mal, da TV Globo. Outro detalhe dessa novela é o corte de cabelo da personagem Fernanda Marques Castro, interpretada por Lídia Brondi, que é o mesmo modelo que Demi Moore usou para interpretar Molly.


A cena romântica entre Sam e Molly, quando ela tenta moldar um vaso de cerâmica é um dos momentos mais emblemáticos da história da cinema. E uma das mais parodiadas também.


Em 13 de novembro de 2010, a Paramount Pictures e a Shochiku lançaram um remake japonês de Ghost, intitulado Ghost: In Your Arms Again. E o filme ganhou um musical em 2011.


Em janeiro de 2023, foi anunciado que o ator Channing Tatum e sua empresa, Free Association, adquiriram os direitos do filme da Paramount e ele demonstrou interesse em produzir um remake do filme, com ele no papel feito por Patrick Swayze.


Patrick Swayze faleceu no dia 14 de setembro de 2009, aos 57 anos, após sofrer por dois anos com um câncer no pâncreas. Como ele consumia bebidas alcoolicas e fumava excessivamente, mesmo após o diagnóstico, isso contribuiu para o desenvolvimento de tumores que criaram metástase no fígado. O seu corpo foi cremado e suas cinzas dispersas no seu rancho no Novo México.

0 comments: