O complexo de estúdios de cada emissoras de TV


Embora com controvérsias, é sabido que a Televisão no Brasil se deu início em 1950. A data oficial da estreia da primeira emissora brasileira, e Sul Americana também, aconteceu no dia 18 de setembro de 1950, em São Paulo, que foi a TV Tupi.


A controvérsia é porque muita gente diz que essa inauguração foi uma farsa, porque ninguém tinha TV em casa, a transmissão foi feita para 300 televisores distribuídos em pontos distintos na cidade. A popularização dos aparelhos começou um ano depois quando começaram a ser fabricados no Brasil.


De lá para cá muita coisa mudou, mas até os anos 1980, as emissoras funcionavam meio que no improviso. Já tinham uma boa tecnologia, no entanto, as suas sedes não tinham a imponência que têm hoje, pelo menos as grandes emissoras.


A TV Cultura que iniciou suas operações em 20 de setembro de 1960. Pertencia ao grupo Diários Associados, conglomerado de comunicação do empresário e político Assis Chateaubriant, por essa razão funcionava em um estúdio de 30 metros quadrados que tinha sido o mesmo estúdio onde a TV Tupi iniciou suas transmissões. Os técnicos, os atores e a antena de transmissão também era da TV Tupi.


Em 28 de abril de 1965, um curto-circuito no edifício provocou um incêndio no estúdio da TV Cultura e quase todo o acervo e instrumenos se perderam, inclusive a primeira câmera de TV do Brasil da Rede Tupi que estava no prédio foi danificada pelo incêndio. A partir de então, os programas da emissora foram produzidos em caráter provisorio de outro estúdio da TV Tupi até 1966, quando a TV Cultura instalada em um bosque no bairro de Água Branca.


Assis Chateaubriant resolveu vender a emissora para o governo de São Paulo, sob a gestão de Roberto Costa de Abreu Sodré, que criou a Fundação Padre Anchieta assumindo a programação da TV Cultura e da Rádio Cultura. Quando foi feito o aterro da Lagoa Santa Marina do bairro Água Branca, a TV Cultura teve sua nova construída.

Em 2019, a direção da emissora anunciou que a partir de 2020, os estúdios estariam disponíveis para aluguel. Essa é uma tendência crescente no país em decorrência do crescimento das plataformas de streamings.


A Band não é a emissora mais velha, o canal entrou no ar no dia 13 de maio de 1967, mas é pioneira em vários modelos e padrões das emissoras do país. Foi a primeira a produzir toda a sua programação em cores no Brasil, isso se deu início em 1972. Foi também a primeira a fazer uma transmissão via satélite, sendo a rede pioneira na utilização de um canal exclusivo de satélite para suas transmissões simultâneas no Brasil, em 1982. 


Foi a primeira emissora brasileira a inserir seu logotipo no canto do vídeo, a chamada marca d'água, a partir de 1995. E foi a primeira emissora  no país a ter um edifício construído especialmente para o funcionamento da TV. As obras tiveram início em 1961, seis anos antes da emissora entrar no ar e abrigam os estúdios e departamentos da emissora de TV e de Rádio.

O nome oficial da emissora é Bandeirantes, Band é um pelido adotado em 1995. Em 1990, eles já tinham tentando mudar o nome de Bandeirantes para Ban, mas não agradou o público e voltaram a se chamar Bandeirantes. Um fato curioso é que o Programa do João, que estreou em outubro de 2023, usava o Teatro Itália, em São Paulo, ao invés dos estúdios da Band. Isso era algo recorrente nas emissoras, a produção do conteúdo não era necessariamente concentrada em um edifício


A Rede Manchete entrou no ar no dia cinco de junho de 1983. Incialmente a emissora era operada a partir do edifício onde já funcionava a editora e a rádio Manchete. Como a ideia incial era se concentrar em jornalismo, esporte e filmes, não era necessário estúdios muito grandes, mas já no ano seguinte em 1984, a emissora começou a produzir teledramaturgia e como os estúdios disponíveis não eram suficientes, a emissora começou a alugar os antigos estúdios da TV Tupi.


Até o diretor Mauricio Sherman descobrir que Adolpho Bloch tinha alguns galpões que seriam destinados a editora Bloch e persuadiu o empresário a converter esses galpões em estúdios. Nasceu assim o primeiro complexo televisivo da América Latina. É por essa razão que a Manchete que já não existe mais faz parte desta lista.


Com exceção das cidades cenográficas que eram construídas em outro terreno e do jornalismo que ocupava outro prédio, o complexo de Água Grande abrigava estúdios para novelas, programas de auditórios e linhas de shows em geral, além dos camarins dos artistas, fábrica de cenários e toda a pós produção dos programas da emissora.

As emissoras brasileiras costumavam apresentar muito conteúdo importado, os chamados enlatados. Eram séries e filmes em geral, mas a Manchete já produzia 70% da sua programação, era muito para época e para as condições que a emissora tinha disponível.


A TV Globo entrou no ar, oficialmente, no dia 26 de abril de 1965. A emissora começou com um edifício no bairro Jardim Botânico no Rio de Janeiro.


Mas precisou encontrar outros lugares para a produção de jornalismo e linha de shows, já que o espaço não era suficiente.


Então a Globo tinha um edifício para jornalismo, outro para os escritórios de admiistração, marketing e coisas do gênero, o Teatro Fênix onde eram gravados os programas de auditórios e ainda alugava estúdios para as novelas e outros programas da linha de shows.


Foi depois de a Manchete inaugurar o complexo de Água Grande que a emissora começou a projetar o PROJAC, Projeto Jacarepaguá, que mais tarde passou a ser chamado de Estúdios Globo.


Mas da mesma forma que funcionava a Manchete, os Estúdios Globo servem para a produção de teledramaturgia e linha de shows, com a diferença de abrigar as cidades cenográficas também. Mas o jornalismo continua em um edifício a parte, em outro endereço.


O SBT entrou no ar, oficialmente, no dia 19 de agosto de 1981, e durante vários anos a emissora funcionou toda fragmentada por São Paulo. A Central de Produções tinha sido instalada nos antigos estúdios da Rede Excelsior, na Vila Guilherme, onde alguns programas da casa também eram produzidos.


Os que necessitavam mais espaço eram gravados no Teatro Silvio Santos, no bairro Carandiru, onde Silvio Santos gravava seus programas desde 1979.


A fábrica de cenários também funcionava no bairro do Carandiru, e a emissora ainda usava os antigos estúdios da Tupi no bairro de Sumaré, onde eram produzidas as novelas, e contava com um prédio de 4 andares no bairro de Anhanguera onde funcionava a diretoria e a parte administrativa.


As obras do Centro De Televisão do Anhanguera começaram em 1990, e a inauguração aconteceu em 1996, no dia do aniversário de 15 anos da emissora com oito estúdios com estrutura completa para pré-produção e pós-produção e sistemas informatizados. O projeto foi baseado nos estúdios de San Ángel da mexicana Televisa e é o terceiro maior complexo de TV da América Latina, fica atrás só da Globo e da TV Azteca do México.

No final de 2024, foi anunciado que em 2025 o SBT colocaria parte de seus estúdios a aluguel para empresas que necessitem para produção de conteúdo.


A Record entrou no ar, oficialmente, no dia 27 de setembro de 1953. Atualmente é a emissora mais antiga em operação do nosso país. A gestão atual pertence ao líder religioso Edir Macedo desde 1989, que passou a usar o mesmo edifício da Record desde sempre, na Avenida Miruna, em Moema, São Paulo.


Em 1995, a emissora comprou os antigos estúdios da TV Jovem Pan na Barra Funda, além da maioria dos equipamentos que pertenciam ao canal, mas só em 1998 é que a emissora mudou oficialmente a sua sede para o novo prédio, encerrando as atividades no edifício anterior.


E em 2005, adquiriu o complexo de estúdios que pertencia à Renato Aragão Produções,  onde o humorista produzia seus filmes desde 1977, e alugava também, inclusive para a Globo.


O complexo de estúdios foi renomeado de Recnov e foi designado para a produção de teledramaturgia, mas em 2015 também abrigou os estúdios do programa da Xuxa. Desde que foi comprado pela Record, novos investimentos foram feitos na áerea como a construção de um prédio administrativo e de uma moderna fábrica de cenários e de reciclagem de materiais, além de uma central de pós-produção. Assim, o complexo se tornou o terceiro maior do Brasil, ficando atrás dos Estúdios Globo e do CDT do SBT.

Ainda em 2015, a Record colocou a venda o complexo de estúdios, mas acabou alugando para a produtora Casa Blanca com a finalidade de terceirizar as novelas e baixar os custos de produção.


A RedeTV! entrou no ar, oficialmente, no dia 15 de novembro de 1999, ocupando a concessão que pertencia antes a Manchete, mas operando a partir de novas instalações e com sede em outra cidade, em São Paulo. A ideia inicial era comprar a antiga sede da TV Globo, na Praça Marechal Deodoro, mas os antigos edifícios não comportariam os equipamentos porque a emissora já começou com aparelhos de última geração.


Então os donos, Almirare Dalevo Jr. e Marcelo de Carvalho alugaram um galpão no bairro de Alphaville, em Barueri, até que conseguissem outro local e que os novos estúdios ficassem prontos. A emissora mudou a sede para o CTD de Osasco em 12 de setembro de 2009. Não confunda com o CDT da Anhanguera. CDT quer dizer Centro de Televisão e pertence ao SBT. CTD quer dizer Centro de Televisão Digital e pertence a RedeTV!.


O complexo construido comporta oito estúdios de última geração, avançado centro tecnológico, amplo espaço para produções e jornalismo, além de uma área reservada para departamentos administrativos e direção. Quem já visitou a RedeTV! costuma dizer que é o centro de TV mais bonito que já feito, pelo menos no Brasil.

O CTD de Osasco da RedeTV! é o quarto maior complexo de estúdios do Brasil. Fica atrás dos Estúdios Globo da Globo, do CDT da Anhanguera do SBT e do Casa Blanca da Record. Em 2019, a emissora começou a alugar os seus estúdios para a Netflix, a Endemol, e até a Record que já gravou o Canta Comigo nas instalações. 

0 comments: