A primeira novela de vampiro passou na...


A partir de agora você vai ver mensalmente o que aconteceu nos anos de 1980, 1985, 1990 e 1995. Ou seja, lançamentos, estreias e fatos que acontecera há 45 anos, 40 anos, 35 anos e 30 anos na história da TV, Cinema, Música e geo-política.

1980

Globo Rural
No dia seis de janeiro de 1980, estreou na TV Globo o Globo Rural, um telejornal rural das manhãs de domingo que se tornou um clássico da nossa TV, com apresentação de Carlos Nascimento e Silvia Popovick. O objetivo é apresentar notícias que interessam ao agricultor, como informações do agronegócio, eventos sobre agropecuária, receitas e dicas de tratamento de espécies animais e vegetais, entre outras coisas mais.


Como não apostavam muito no sucesso do Globo Rural, o programa era chamado Mandioca News nos bastidores da emissora. Não tinha nem um estúdio adequado para as gravações e a equipe gravava na madrugada de sexta-feira para sábado, quando vagava um espaço na emissora de São Paulo. No entanto, em agosto do mesmo ano a duração foi estendida de 30 minutos para 60 minutos e com o sucesso do jornalistico foi criada, em 1985, a revista Globo Rural.


No dia nove de outubro de 2000, o programa passou a ser apresentado diariamente, às 06h30 da manhã, e se manteve no ar de segunda-feira a sexta-feira até 2014, quando voltou a ser exibido semanalmente. Dentre os vários apresentadores que passaram pela bancada do Globo Rural, até William Bonner já fez parte, ele apresentou por alguns meses, em 1988, quando apresentava o SPTV. No mesmo ano, mudou para o Jornal Hoje.


Olhai Os Lírios Do Campo
No dia 21 de janeiro de 1980, estreou a novela Olhai os Lírios do Campo na TV Globo, no horário das 18h. Foi escrita por Geraldo Vietri e Wilson Rocha, baseada no romance de mesmo título de Érico Veríssimo. A direção foi de Herval Rossano e contou com as atuações de Nívea Maria, Cláudio Marzo, Thaís de Andrade, Jardel Filho, Neuza Amaral, Sérgio Britto, Jonas Bloch e Sônia Regina nos papéis principais.


Embora a história seja ambientada no Rio Grande do Sul, as cenas externas da novela foram rodadas no Rio de Janeiro, utilizando as cidades de Petrópolis e Niterói e os bairros cariocas de Santa Teresa e Alto da Boa Vista como cenário. Outras gravações foram realizadas em Guaratiba, bairro da Zona Oeste carioca, onde foi erguida uma cidade cenográfica especialmente montada para a trama que retratava a fictícia cidade de Nova Itália.


Foi o único trabalho de Geraldo Vietri na TV Globo. Ele era autor da Rede Tupi onde escreveu várias telenovelas de grande sucesso e levou consigo para a Globo a atriz Nair Bello, entre outros atores que integravam o casting da Tupi. Mas pouco tempo após o início da novela, se desentendeu com o diretor Herval Rossano que descartava algumas cenas e trocava outras de ordem sem aviso prévio.

Como Vietri era responsável por dirigir os próprios folhetins que escrevia na Tupi, não gostou das interferências que sofria e passou a enviar somente cenas para o diretor, não necessariamente capítulos. Ele acabou sendo dispensado pela emissora alguns dias antes do término da trama que foi finalizada por Wilson Rocha. A ideia original era ter 120 capítulos, mas terminou com 108.

Olhai os Lírios do Campo teve um álbum musical da trilha sonora, e apesar dos conflitos na produção, quando foi exibida em Portugal, em 1982, foi líder de audiência no país.

Drácula
No dia 28, estreou a novela Drácula, uma História de Amor, na Rede Tupi. Foi escrita por Rubens Ewald Filho sob direção de Atílio Riccó e contou com as atuações de Rubens de Falco, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, Paulo Goulart, Edson Celulari, Cláudia Alencar, Flávio Galvão, Elias Gleizer e Matheus Carrieri, entre outras estrelas da época.


A ideia escrever sobre o Conde Drácula partiu do diretor Walter Avancini após ele assistir um musical na Broadway, nos Estados Unidos. E o autor escolhido foi Rubens Ewald Filho que tinha conseguido um grande sucesso com a novela Éramos Seis. No entanto, em 1980, a TV Tupi já estava passando por muitos problemas, o diretor foi demitido antes da novela estrear porque liderou uma greve contra o não pagamento dos salários da equipe, paralisando as gravações da novela. A novela que tinha sido pensada para exibir 120 capítulos, exibiu apenas quatro.

Com a falência da Tupi, a Band propôs para Rubens Ewald Filho levar sua novela ao ar na emissora. Ele reescreveu os primeiros capítulos e estreou sob o título de Um Homem Muito Especial no dia 21 de julho do mesmo ano.

1985

Legião Urbana
No dia dois de janeiro de 1985, chegou nas lojas o primeiro álbum do grupo Legião Urbana com 11 faixas, das quais três fizeram muito sucesso. Será, Geração Coca-Cola e Por Enquanto.

Rock In Rio
No dia 11, começou a primeira edição do Rock in Rio, que durou até o dia 20 do mesmo mês. O festival aconteceu em uma área especialmente construída para receber o evento que ficou conhecida como Cidade do Rock e contava com o maior palco do mundo já construído até então.


Tinha dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase um milhão e meio de pessoas, o equivalente a cinco Woodstocks.


Na época, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, então foi o festival dos festivais. Logo de cara o Rock In Rio teve Queen, Iron Maiden, Scorpions e várias outras bandas internacionais e nacionais. Algumas bandas como Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso lançaram a gravação do show em CD e LP posteriormente.

1990

Querida, Encolhi As Crianças
No dia 18 de janeiro de 1990, estreou o filme Querida Encolhi As Crianças. É o tipo de filme perfeito para assistir a tarde durante a semana.


1995

Posse do presidente
No dia primeiro de janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso tomou posse como Presidente da República, sendo o segundo presidente eleito a partir da nova Constituição promulgada em 1988, e o terceiro presidente desde então, já que Fernando Collor foi deposto no final de 1992 e Itamar Franco, seu vice, assumiu o cargo desde então.


No governo de Itamar Franco, Fernando Henrique tinha sido ministro da fazenda e ao se tornar presidente comprou, literalmente, os deputados da câmara para que aprovassem uma emenda constitucional alterando o tempo de governo de cinco anos para quatro com opção a reeleição. Até então, a Constituição previa cinco anos de mandato sem reeleição.

Power Ranger
No dia dois, estreou a série Power Ranger na TV Colosso, na TV Globo. A estreia da série no Brasil já tinha acontecido uns meses antes, em 17 de outubro de 1994, na TV por assinatura Fox.


Irmãos Coragem
No dia dois estreou a telenovela Irmãos Coragem, na TV Globo. Foi escrita por Dias Gomes com a colaboração de Ferreira Gullar, Lílian Garcia, Marcílio Moraes e Margareth Boury, com direção de Luiz Fernando Carvalho e Mauro Mendonça Filho, Reynaldo Boury, Ary Coslov e Carlos Araújo. E contou com Marcos Palmeira, Marcos Winter, Ilya São Paulo, Letícia Sabatella, Laura Cardoso, Flávio Galvão, Gabriela Duarte e Cláudio Marzo nos papéis centrais.


A obra é um remake da telenovela original de Janete Clair, exibida em 1970 na faixa das 20h, e foi escolhida como parte da comemoração dos 30 anos da TV Globo, inclusive, o diretor Luiz Fernando Carvalho convidou alguns atores da primeira versão da telenovela para fazer pontas no remake, contracenando com os personagens que interpretaram na década de 1970. E uma curiosidade, a versão original dessa novela foi escrita para o público masculino.

Porque na época, os homens não assumiam que acompanhavam novela porque era um produto caracteristicamente feminino. Então pensaram em uma trama com três protagonistas homens para que os homens da época se sentissem mais a vontade de admitir que seguiam a trama.

O remake não saiu exatamente como o esperado. Um mês depois da estreia, Mauro Mendonça Filho, que era um dos assistentes do diretor geral da telenovela, foi demitido por divergências com o diretor da Central Globo de Produção, o Mário Lúcio Vaz.

E sua saída causou um mal-estar entre atores, produtores e diretores também porque o Mendonça Filho, que foi demitido, estava cotado para substituir o diretor Luiz Fernando Carvalho que deixaria a novela para se dedicar a produção de O Rei do Gado, mas ele também se desentendeu com a produção e foi substituído por Reynaldo Boury antes do tempo previsto para deixar a trama.


Essa troca de diretores alterou o ritmo da novela que tinha uma estética mais cinematográfica com passeios de câmeras, com planos longos e detalhistas... mas que não agradava o autor que o acusou de ter alterado o ritmo e a linguagem da história. Com a sua saída a novela voltou com planos mais estáticos e cortes secos.

Irmãos Coragem teve média de 31 pontos, abaixo do esperado, e um fracasso na época. Detalhe, estamos falando de uma novela das 18h, hoje em dia esse número é considerado sucesso para uma novela das 21h. A novela teve dois álbuns musicais, ambos em português, no primeiro teve o ator Marcos Winter na capa, e no segundo o ator Ilya São Paulo.

0 comments: