Existem histórias muito interessantes de como os artistas compõem suas obras. Enquanto alguns precisam de tempo para encontrar inspiração, outros são motivados apenas pelo prazo de entrega para a editora em se tratando dos escritores, ou da gravadora no caso dos cantores.
Autores de telenovelas também, as vezes precisam criar uma trama de uma hora para a outra e conseguem fazer sucesso. Eu selecionei cinco casos em que músicos tiveram poucas horas, alguns, minutos, para compor uma música e que essa acabou fazendo muito sucesso.
Vou de Táxi
Angélica começou na TV em 1987, apresentando o programa Nave da Fantasia no lugar da Simony que tinha deixado a atração. Na época a CBS pretendia lança-la como cantora, mas o projeto foi engavetado e só foi retomado em 1988. Aloísio Reis, o irmão de Biafra, que trabalhava como produtor, foi incumbido de produzir uma música para ela.
Durante uma viagem para a França, Aloisio conheceu a música Joe Le Taxi da cantora Vanessa Paradis e achou que se encaixava bem com Angélica, até porque as duas tinham uma certa semelhança física, eram adolescentes, loiras... e com a ajuda de Biafra escreveu a versão em português em poucos minutos.
Vou de Táxi se tornou a música de maior sucesso de Angélica em toda a sua carreira. O seu álbum de estreia passou da marca de um milhão de cópias vendidas e é com base na versão em português que a mexicana Angélica Valle gravou Voy En Taxi, em espanhol. Aliás, Angélica também gravou em espanhol e apresentou a música no festival Viña Del Mar, no Chile.
Pecado Capital
Em novembro de 1975, a TV Globo estreou a novela Pecado Capital que foi escrita as pressas porque Roque Santeiro foi impedida pela censura federal. Todo o elenco foi aproveitado para a nova trama. Da mesma forma a trilha musical precisou ser refeita três dias antes da estreia, segundo Guto Graça Mello que era o diretor musical da Globo naquela época.
Em entrevista, ele disse disse que as músicas tinham sido escritas pelo músico e jornalista Nelson Motta, mas que ele fez tudo com grupos de rock da época, o que não tinha a ver com a história, então ele procurou Paulinho da Viola e pediu que o cantor fosse até o seu escritório e que levasse o violão. Guto explicou que precisava de um tema para a abertura fe explicou como deveria ser, inclusive descreveu como seria a cena final do folhetim, com o dinheiro voando.
Quando Paulinho da Viola perguntou para que dia ele precisava da música, a resposta foi: para agora. E foi assim, no susto, a partir da descrição de uma cena é que nasceu o tema principal da novela. E um detalhe, Pecado Capital foi a primeira novela em cores no horário das oito, na TV Globo.
Robocop Gay
O grupo Mamonas Assassinas surgiu em 1995, mas os cinco rapazes já estavam juntos a alguns anos se apresentando como uma banda de rock chamada Utopia. Eles chegaram a gravar um álbum musical, mas não tiveram êxito, suas apresentações se limitavam em pequenos eventos e showmicios, os concertos para atrair gente em campanhas políticas que era muito comum e que hoje não é mais permitido.
Dinho tido sido contratado pelo candidato a deputado estadual Geraldo Celestino nas eleições de 1989 porque ele era muito bom em animar a plateia. Então, nas eleições de 1994, ele foi contratado de novo, mas nessa época já tinha banda e convenceu o candidato a contratar todos os integrantes. Foi quando ele compôs a música Demerval O machão a pedido do candidato que queria algo diferente para o último showmicio.
Eles ensaiaram a música no sábado para apresentar no domingo. No final do showmicio Dinho saiu de cena e voltou vestindo uma camisola da sua namorada para cantar a música que fez o maior sucesso com os presentes e eles tiveram que repetir a música três vezes naquela noite.
Dias mais tarde resolveram mudar o nome da música para Roboco Gay, e em meados de outubro Dinho gravou a música no estúdio de Rick Bonadio durante a madrugada, no entanto, a letra era muito curta, tinha cinco estrofes, ia até a frase "Ai, hoje eu sou um gay". E em 15 minutos ele completou com outras cinco estrofes, a partir da frase "Abra sua mente...".
A música deveria ser usada apenas para ser cantada em reuniões familiares e de amigos, mas Rick Bonadio convenceu a banda a gravar outras canções com o mesmo teor de humor para relançar o grupo com outro nome, e assim nasceu os Mamonas Assassinas.
Suga Suga
O grupo João Penca e Seus Miquinhos Amestrados fizeram muito sucesso na década de 1980 e meados da década de 1990. Eles tiveram canções em várias telenovelas, gravaram com outros artistas como a Festa do João no segundo disco da Mara Maravilha, em 1988, e na música Twist Xuxa no álbum Xuxa 5, em 1990, além de terem criado a vinheta do programa Milk Shake comandado por Angélica na Rede Manchete.
Dentre as várias canções em telenovelas, tiveram Suga Suga na trilha nacional de Vamp, em 1991. Mas essa música entrou na novela por pura sorte. Segundo Avellar Love, eles receberam a encomenda do diretor artístico da época, o Mário Lúcio Vaz, para que produzissem uma canção que entraria no disco do folhetim e os rapazes se dedicaram para compor algo que ficasse legal, levaram vários dias, mas conseguiram entregar a tempo a música O Monstro.
No entanto, ao ouvir, o diretor disse que não se encaixaria na trama e que se eles ainda quisessem entrar para a trilha sonora da novela teriam que entregar algo até o dia seguinte. E foi assim que nasceu, de um dia para o outro a música completa Suga Suga que chegou nas mãos do diretor a tempo de fechar o disco.
Na época eles trabalharam essa música, mas depois aproveitaram O Monstro em seus shows e em suas apresentações na TV.
Hu Tiazinha
Em 1998, Suzana Alves passou a integrar o elenco do programa H, na Band, comandado por Luciano Huck encarnando uma dominatrix que depilava o corpo dos rapazes que erravam as respostas de um quiz do programa. Sua personagem foi apelidada de Tiazinha, meio que acidentalmente, pelo apresentador, porque a ideia não tinha sido bem elaborada antes dela entrar em cena, mas virou um fenômeno e o apelido pegou.
Vinny estava fazendo muito sucesso na época e disse que não teve muito contato com Susana Alves, mas das poucas vezes que teve a oportunidade de conversar com ela, gostou muito. E em uma vezes que ele foi se apresentar no programa ela foi até o seu camarim e disse que gostava muito do seu estilo, que tinha a ver com ela, e que gostaria de gravar uma música com ele.
Perguntou se ele topava porque ela estava se preparando para gravar um álbum. Ele disse que sim, mas não se preocupou com nada, pois pensou que aquilo poderia demorar e que teriam que formalizar a proposta. No entanto, poucos dias depois, durante uma viagem para um show em Minas Gerais, recebeu uma ligaçao do presidente da gravadora Sony, no hotel em que estava, perguntando se ele já tinha a música para gravar com a Susana.
Ele disse que sim e que no dia seguinte voltaria para o Rio e apresentaria a música na audição da gravadora, mas... ele não tinha feito música nenhuma. Como Vinny tinha experiência em produzir jingles comerciais, pensou que funcionaria fazer algo parecido com a personagem, ou seja, descrever características do produto seguido por um refrão que a própria plateia já costumava gritar quando ela aparecia no programa. E funcionou.
A música foi um estouro nas rádios e nos programas de TV e foi a faixa mais executada do álbum da Tiazinha.
0 comments:
Postar um comentário