A voz padrao é tão forte e importante na identidade de uma emissora quanto a logo marca e as musiquinhas das vinhetas. Eu fui atrás dos donos daquelas vozes que marcaram nossas jovens tardes e manhãs... e noites. E vi que tem muitos, város caras com vozes parecidas na mesma emissora, então escolhi um de cada emissora, o mais marcante, ou o que tem mais história.
Começo pela extinta Rede Manchete que continua muito presente até os dias de hoje. A voz padrão era do locutor Eloy Gonçalves Decarlo Ferreira. Eloy nasceu em Teresópolis, no dia 1 de fevereiro de 1958, e se tornou radialista no fim da década de 70. Passou pela Rádio Mundial 860 AM, JB FM, Manchete FM, 98 FM e Globo FM. E a partir de 1983, foi escolhido para ser a voz-padrão da extinta Rede Manchete.
Como voz padrão, Eloy ficou responsável por anunciar as atrações exibidas na emissora, bem como suas vinhetas também, do primeiro ao último dia útil de vida da Manchete. Mas ele não era só uma voz bonitinha na TV, ele foi apresentador também, foi um dos apresentadores do programa Som na Caixa, que, aliás, é o programa que projetou o grupo You Can Dance na televisão, tem um vídeo aqui no canal sobre eles.
Eloy trabalhou em várias rádios e desde 1994, é sócio-acionista de sua própria estação radiofônica: a Rádio Teresópolis AM, localizada na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro.
A voz padrão da RedeTV é do locutor Nilson Ribeiro. Ele começou a trabalhar em rádios, aos 16 anos e sua carreira mais longeva foi na Rádio Terra FM onde permaneceu durante 22 anos. Mas passou também pelas rádios Araguaia FM, Antena 1, e Rádio Cidade, entre outras emissoras.
Ele era conhecido nas rádios de Goiânia por ter sido o primeiro locutor a anunciar a dupla Zezé Di Camargo e Luciano em uma rádio, quando trabalhava na emissora Terra FM. A rádio, inclusive, foi retratada no filme Dois Filhos de Francisco na cena em que Francisco liga de um orelhão para a rádio, pedindo a música É o Amor.
Ao longo da carreira, Nilson também trabalhou na Rede Globo, virando voz de chamadas esportivas e da programação da emissora, e teve passagens pela Record, como locutor das chamadas. Além disso, ele também participou da série animada Turma do Sextou, disponível na Amazon Prime. Nilson faleceu no dia sete de abril de 2021, após uma parada cardíaca, aos 56 anos de idade.
A voz padrão mais característica da Band é do Walker Blaz Canonici. Ele nasceu em Catanduva, em São Paulo, no dia 28 de julho de 1950. Em 1967, aos 17 anos, começou a trabalhar na rádio Difusora de Catanduva, e depois na rádio Ribeirão Preto AM. Passou por várias emissoras de rádio e se formou em jornalismo e publicidade. Comemçou a trabalhar como locutor padrão da Rádio Bandeirantes em 1975, onde ficou até 2013.
E na emissora ele desempenhou o papel de apresentador também, comandou o jornal Primeira Hora simultaneamente ao cargo de voz padrão das chamadas da Rede Bandeirantes. E sua voz é muito utilizada para locuções de trailers e lançamentos de filmes para o cinema. Já foi locutor da Warner Bros Pictures e da PlayArte, e passou a ser a voz da 20th Century Fox, no Brasil, e em 1994, assinou contratado com a HBO. Na Band, ele foi voz padrão até 2013, quando foi substituido por Phil Miler.
A voz padrão da Record, desde 2004, é do Andre Luiz. O timbre mais marcante da emissora, é dele, é sua voz nas chamadas que deram cara ao canal.
André Luiz trabalhou na Globo também, desde 1976 até 1985 trabalhou em tempo integral, e depois, de 1986 a 1991, passou a ser o narrador do Fantástico.
A voz padrão do SBT é do Bem-Te-Vi. Ele nasceu em 1960, e começou a trabalhar como radialista em 1975, aos 15 anos. Seu sonho era ser sonoplasta, ou seja, trabalhar nos bastidores da rádio, mas em uma noite em que o locutor não apareceu ele assumiu o posto e nunca mais parou. No SBT, começou em 1984, e desde então é ele quem dá voz às chamadas da emissora diariamente.
Ele foi aprovado através de uma seleção que teve entre 50 a 60 candidatos para ocupar a vaga do então voz padrão da TVS, o Antônio Viviani, que queria tentar a sorte como apresentador. Ele disse que no começo, ainda trabalhava na rádio Manchete FM e fazia cerca de cinco horas por dia na rádio e, depois, umas duas horas para gravar entre seis ou sete chamadas no SBT. Mas, o trabalho aumentou e ele passou a trabalhar em tempo integral na emissora, das 9h ou 8h da manhã às 7h da noite.
E como o SBT sempre teve fama de mudar tudo de um dia para o outro, ele já chegou a gravar mais de 110 chamadas por dia, e, inclusive, durante os períodos de férias, uma quando estava em Miami, foi avisado que a grade de programação tinha mudado e que ele precisava refazer tudo, e em outra ocasião, na Disney, teve que sair do parque e gravar dentro do carro.
A voz padrão da Globo é do Dirceu Rabelo. Ele nasceu em 1945, e começou a trabalhar na Globo em 1968, apenas três anos depois da emissora entrar no ar. Ele foi presença unânime em todos os principais momentos da emissora até recentemente, dando sua voz para as chamadas que até hoje fazem parte do imaginário popular.
A partir de 2013, a Globo começou a variar as vozes padrões, colocou uma voz feminina também, como um processo de desaceleração do trabalho de Dirceu Rabelo. E a emissora decidiu que a partir de 2024 ele ficasse restrito a apenas algumas chamadas especiais e anunciou que essa redução de trabalho tinha sido proposto pelo próprio locutor, mas há controvérsias. Segundo alguns sites de entretenimento, pessoas mais próximas dele falaram que não, que não foi ele quem pediu para parar, pararam com ele.
Curiosidades
Lombardi, que ficou muito conhecido, pelo menos a sua voz, ao trabalhar com o Silvio Santos, era a voz dos programas do Silvio Santos, não necessariamente do SBT, apesar de gravar algumas chamadas também, como os números da Tele Sena de hora em hora, mas a sorteio da Tele Sena era um programa do Silvio Santos.
Ele trabalhou na Globo também, desde a sua origem praticamente, onde conheceu Silvio Santos e ficou durante 15 anos, até Silvio adquirir o seu próprio canal de televisão.
0 comments:
Postar um comentário