Na década de 1980, entre participações e papel de protagonista Xuxa gravou nove filmes. Na década de 1990, parecia que ela seguiria marcando presença nas telonas, mas depois de aparecer com os Trapalhões em 1990 e em uma pequena participação com o Gaúcho da Fronteira em 1991, parou.
Talvez porque naquela época ela estava se dividindo em gravações de programas e shows ao vivo em vários países simultaneamente, mas o fato é que o cinema nacional passou por uma fase bem delicada que prejudicou bastante novas produções brasileiras por alguns bons anos.
Em 1995, o grupo das Paquitas foi trocado, sairam as meninas que tinham trabalhado com a Xuxa desde a época do Xou da Xuxa e entraram as Paquitas Nova Geração que já chegaram com tudo, no mesmo ano em que entraram já tiveram o seu disco lançado e Marlene Mattos pensou em dar para elas um filme também, nos mesmos moldes de Sonho de Verão que tinha feito muito sucesso com o grupo anterior, em 1990.
Foi elaborado o roteiro de uma história que se chamaria Férias Muito Loucas e teria até uma pequena participação de Xuxa, além do grupo Mamonas Assassinas. As Paquitas chegarama gravar o tema com o grupo You Can Dance e começaram a fazer aula de interpretação, mas o cinema estava passando por uma fase difícil e o filme foi sendo adiado e Xuxa acabou engravidando, o que contribuiu também para o cancelamento do longa.
Em 1999, as meninas já estavam saindo do grupo, Diane e Bárbara já não faziam mais parte da trupe e outro grupo, as Paquitas Geração 2000, estava sendo preparado. Então, o longa foi adaptado para a Xuxa, apesar dela ter dito que não queria gravar se não fosse para criança e lhe convenceram a gravar dois filmes para adolescentes e depois disso poderia fazer quantos filmes quisesse voltado ao público infantil.
E de fato, não se pode dizer que Requebra seja um filme infantil porque tem violência física, algumas cenas fortes para crianças, palavrões, ou pelo menos palavras não adequadas para uma produção infantil, e bastante apelo sensual, menos do que o Sonho de Verão, mas tem o seu momento de corpos a mostra.
A produção foi a primeira co-produção brasileira da 20th Century Fox e estreou nos cinemas em 17 de dezembro de 1999. O enredo contra o drama da Academia de Dança Dois Corações, onde Nena foi criada, que enfrenta uma grave ameaça da temível Macedão, uma bandida e traficante disfarçada de empresária que planeja se aproveitar da difícil situação financeira da academia para tomar suas instalações.
O filme tem muita música e vídeos clipes desnecessários, sobretudo do Vinny porque a sua música toca várias vezes no filme... Até o vilão de repente se converte em Daniel. Em geral, se tivesse menos música, o filme seria melhor porque já se trata de uma escola de dança, já tem vários momentos em que os alunos precisam ensaiar e obviamente com música, além do concurso em si que já é uma competição musical.
E o Vinny tem influência direta no nome do filme. Como ele estava em alta no momento, foi procurado por Marlene Mattos para produzir uma música tema, dançante. Ele disse que podia compor, mas já tinha algumas que ainda não havia lançado e enviou para ela a música Requebra, como ela e a produção do filme gostou, não só aprovou a música como resolveram alterar o nome do filme também para Requebra.
Além de Xuxa como a protagonista Helena Oliveira, que é chamada de Nena, tem o cantor Daniel como Felipe Macedo, Elke Maravilha como Iara Macedo ou Macedão. Vitor Hugo como Guto. Márcia de Oliveira como Lurdinha. Alice Borges como Bárbara. Yara Lins como Laura Oliveira. Pedro Kling como Pedrinho e Kristie Miyamoto como Lin Din.
O filme é recheado de artistas que estavam em alta no momento e eles aparecem interpretando eles mesmo, ou algum personagem sem nome, como é o caso de Ricardo Blat, o dono do jornal Hora X. Tem o Luciano Huck que estava roubando a cena com o seu programa H, na Band, que atua como ele mesmo. Joana Prado, a Feiticeira, também aparece, entra muda e sai calada. E tem Carla Perez como motogirl. Suzana Alves, a Tiazinha, como motogirl também.
Sérgio Loroza aparece como chapeiro. Evandro Mesquita que ajudou no texto aparecer como radialista. Fat Family como capangas de Macedão. Grupo Cheiro de Amor como policiais. Terra Samba como frentistas. Vinny como pipoqueiro. Claudinho & Buchecha como pedreiros. E Carlinhos de Jesus como Guarda de trânsito.
Paquitas, Adriana Bombom, You Can Dance e Papaquitos fazem parte dos alunos da escola. E tem também Andréa Veiga, Andreia Sorvetão, Ana Paula Almeida, Cláudio Heinrich e Marcelo Faustini.
De acordo com dados da Ancine, o filme atraiu aproximadamente 2.074.461 espectadores e gerou uma receita superior a R$ 8 milhões de reais. Foi o filme nacional de maior bilheteira na década de 1990, durante sua primeira semana de exibição.
A trilha sonora do filme foi lançada no mesmo ano, em 1999, pela Globo/Universal. O álbum foi disponibilizado logo após o lançamento do filme e todos os cantores que participam do filme tiveram suas músicas no álbum da trilha sonora, além de duas canções de Xuxa, Efeito dominó e Só o nosso amor que fizeram parte do álbum Xuxa 2000 também. E duas feitas exclusivamente para o filme, ambas instrumentais de Mú Carvalho, Tango street Macedão, e, Dois corações.
Nena foi criada pela dona de uma escola de dança e se tornou jornalista. A mulher que a criou faleceu após ser ameaçada perder a escola de dança para uma mafiosa que quer derrubar o prédio para construir outro empreendimento questionável.
Nena recebe a incubência de fazer uma matéria sobre a escola e consegue falar com Macedão, a chefe da máfia, e é despedida do jornal em que trabalhava. Enquanto estava na escola, descobre que haverá um concurso de dança para amadores que oferece um alto prêmio para os vencedores, o suficiente para pagar as dívidas da escola e salvá-la da demolição.
Macedão, para jogar água nos planos da turma do bem, resolve entrar no concurso de dança também competindo com dançarinos profissionais. O festival de dança é apresentado por Luciano Huck, que na época ainda era contratado da Band.
A escola Dois Corações não apresenta nada de extraordinário, mas ganha o concurso, obviamente. Nena é sequestrada, enquanto o apresentador descobre que o dinheiro do prêmio foi roubado.
Nena, uma frágil e delicada donzela é espancada por um bando de brutamontes, e outra vez, assim como em Lua de Cristal, se propaga a notícia de que ela, a protagonista, morreu. Passa um longo vídeo clipe de cenas da moça com um fundo musical melodramático que não funciona, porque todo mundo sabe que ela não morreria.
Felipe, o vilão que se converte em mocinho, rouba o dinheiro do prêmio, roubado, e salva a mocinha dos bandidos. Quem é que preciando de dinheiro faz isso com dinheiro?
E a demolição da escola começa com todo mundo lá dentro, mas Felipe afronta a madrasta e toma o controle da empresa do pai para salvar a escola. Nena recupera o seu emprego de jornalista e se casa com Felipe.
Curiosidades
A personagem Macedão foi escrita para ser interpretada por um homem, mas foi alterada para a Elke Maravilha, já que o filme tinha uma diretora mulher e a protagonista também mulher, então nada mais justo que a vilã fosse mulher.
O cantor Daniel foi escolhido como par romântico através de votação do público. Foi a sua primeira incursão na dramaturgia atuando como um personagem. Antes disso, ele tinha feito uma participação na novela Estrela de Fogo, da Record, como ele mesmo.
A Fox lançou Xuxa Requebra na Argentina, em 2000. Em 2003, a produção foi exibida em canais de televisão na Itália.
0 comments:
Postar um comentário