O que aconteceu em janeiro de 1999

No dia 5, estreou a minissérie O Auto da Compadecida, que se tornou um clássico. Escrita por Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão, a história mostra os truques de João Grilo e seu amigo Chicó, interpretados por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, para conseguir alguns trocados no sertão da Paraíba. A série ainda tem Diogo Vilela, Denise Fraga, Marco Nanini, Lima Duarte e Fernanda Montenegro no elenco.

Em 2000, foi transformada em filme pela Globo filmes, com uma hora a menos da versão apresentada na TV.

No dia 12, estreou a minissérie Chiquinha Gonzaga que conta a vida da pianista que escandalizou a sociedade carioca de sua época com seus ideais libertários e com a popularização do samba como música genuinamente brasileira. Escrita por Lauro César Muniz, foi dirigida por Jayme Monjardim e teve Regina Duarte, Carlos Alberto Riccelli, Susana Vieira, Gabriela Duarte, Marcelo Novaes, Danielle Winits e Norton Nascimento nos papéis principais.

A minissérie foi baseada no livro Chiquinha Gonzaga: uma história de vida, de Edinha Diniz, e no romance Chiquinha Gonzaga, Sofri e Chorei, Tive Muito Amor, de Dalva Lazaroni de Moraes. Estava previsto em contrato que a obra deveria ser mencionada nos episódios da minissérie, mas isso não foi feito, então, em 2018, a TV Globo foi condenada a indenizar os herdeiros da autora do romance.

No dia 18 de janeiro de 1999, estreou a novela Suave Veneno na TV Globo. Escrita por Aguinaldo Silva, teve direção de Daniel Filho e Ricardo Waddington. Contou com José Wilker, Glória Pires, Patrícia França, Ângelo Antônio, Kadu Moliterno, Betty Faria e Irene Ravache nos papéis principais, mas quem roubou a cena foi Letícia Spiller que exagerou na caracterização da vilã Maria Regina, mas com o tempo ela achou o tom adequado.

Aguinaldo Silva faz várias referências na novela, a base é na obra Rei Lear de William Shakespeare, mas ele teve também o filme Vertigo de Alfred Hitchcock como fonte de inspiração, e criou a personagem Eleonor, interpretada por Irene Ravache, inspirada na rainha do filme O Leão no Inverno do diretor Anthony Harvey. E mais ou menos na metade da novela, o autor fez algumas alterações na trama e inseriu novos personagens, entre eles estava o Marcelo Barone, interpretando por Fúlvio Stefanini, inspirado no personagem de Al Pacino do filme Advogado do Diabo.

A equipe de produção optou por fazer mais cenas externas do que utilizar cidade cenográfica, eles fizeram um acordo com os moradores de uma rua no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde muitas cenas foram gravadas, e assim, necessitaram de apenas uma fachada cenográfica.

A novela teve dois álbuns musicais. Na edição nacional a atriz Patricia França estampou a capa, e na versão internacional teve o ator Diogo Vilela.

No dia 12, acabou a hegemonia de Madonna no reino do pop, pois chegou nas lojas o primeiro álbum daquela que se tornou a princesa desse gênero musical, Britney Spears.

O álbum Baby One More Time ocupa o segundo lugar na lista dos álbuns mais vendidos dos anos 90 nos Estados Unidos. E é o terceiro mais vendido dos anos 90 em todo o mundo, além de figurar na lista dos 20 álbuns mais vendidos de todos os tempos.

No cinema, destaque para A Noiva de Chucky que chegou nas telonas brasileiras no dia 22. O boneco assassino, como é conhecido no Brasil, teve três filmes do gênero terror, mas ao contrário desses, A Noiva de Chucky vai para outro caminho, foi feito para fazer graça.

Aliás, é uma paródia da própria série, além do cartaz promocional fazer referência ao poster do filme Pânico 2.

Para assistir a estes fatos e outros acontecidos nos anos de 1984, 1989 e 1994, clique na imagem abaixo.

0 comments: