O que aconteceu com a Globosat

Até o início dos anos 90 tinhamos que nos contentar apenas com a rádio e a televisão, pois não tínhamos acesso a internet e nem TV por assinatura, e na TV havia poucas opções, era basicamente a Globo, SBT, Manchete, Band e Record, no entanto essa última nem pegava em algumas cidades. Tudo mudou nos anos 90, quando a internet apareceu timidamente, mas antes dela se popularizar a TV por assinatura teve o seu grande boom, e uma das maiores representantes do gênero completa aniversário em novembro, a Globosat.

Até o início da década de 1990, as tecnologias que tínhamos acesso eram basicamente o rádio e a televisão que recebia poucos canais, sem falar que a maioria dos aparelhos ainda recebiam imagens em preto e branco. Como em muitos lugares o sinal da TV era ruim aquelas pessoas que tinham o poder aquisitivo um pouco melhor investiam em uma antena parabólica que captava os sinais muito melhor e também tinham outras opções além da Globo, SBT, Manchete e Band.

Essas antenas recebiam o sinal de um satélite, então o sinal dos canais de TV era diretamente da matriz da emissora. E detalhe, o primeiro satélite brasileiro só foi lançado em 1985, o Brasilsat, que foi fabricado pela empresa Spar Aerospace Ltd., do Canadá. Até então a Embratel, Empresa Brasileira de Telecomunicações, que era estatal, utilizava, o satélite Intelsat que muita vezes não supria a demanda.

Em 1991, o grupo Abril que tinha entrando na concorrência pelas concessões de TV lá no começo dos anos 80 e perdeu para o Silvio Santos e para o Adolpho Bloch, conseguiu realizar o seu sonho com a MTV em rede aberta, e a TVA, um sistema inovador de televisão por assinatura que entrou em operação no dia 15 de setembro daquele ano, com 5 canais. O Showtime (TVA Filmes), ESPN (TVA Esportes), CNN (TVA Noticias), TNT (TVA Clássicos), e The Superstation (TVA Super).

Alguns canais eram transmitidos via sinal analógico, como o Showtime e o ESPN, e os outros só funcionavam via cabo. Ou seja, é basicamente como funciona a internet nos dias de  hoje, a empresa distribuidora do sinal tem que puxar um cabo até a sua casa, ou colocar um roteador para receber a transmissão via wifi através de uma antena.

Então o Robero Marinho e o seu clã que não admitiam ficar por baixo de nada e de ninguém, resolveram investir nesse novo segmento também e criaram a Globosat, que ao invés de cabos, utilizava o sinal do satélite da Brasilsat e podia ser sintonizada por qualquer pessoa que tinha uma antena parabólica em casa. A nova TV foi dividida em quantias iguais com o Boni, que era o diretor mais importante da Globo e com o Joseph Wallach, que foi o cara que praticamente fez a Globo ser o que ela é até hoje, e o próprio Marinho.

Joseph é estados-unidense e chegou no Brasil quando a Globo contratou os serviços da Time-Life, a empresa que injetou dinheiro na emissora para fazê-la crescer, ele era o supervisor, e veio ver se os Marinhos estavam fazendo direitinho o combinado.

A parabólica naquela época já contava com aproximadamente 150 mil antenas no país, então, como a Globosat, que estreou no dia 10 de novembro de 1991, deixou os canais abertos durante um mês, já estreou para 150 mil lares e empresas com 4 canais exclusivos. O Telecine, canal de filmes. O Top Sport (atual SporTV), canal de esportes. O GNT (Globosat News Television), que funcionava como um canal jornalístico e de documentários. E o Multishow, canal de variedades, que tinha grande parte de seu conteúdo dublada ou legendada e transmitia desenhos, seriados e algumas produções originais.

Grande parte do conteúdo da Globosat era só legendado, como os filmes da TeleCine, e boa parte das notícias do GNT eram de telejornais europeus.

A partir do dia 11 de dezembro, quem quisesse seguir assistindo a Globosat tinha que desembolsar uma mensalidade de Cr$16.952,00. Obiamente não foram os 150 mil usuários de antena parabólica que assinaram a TV. Um ano depois, o serviço contava com 30 mil assinantes, e Joe Wallach resolveu sair da sociedad, os outros 2 donos resolveram fazer algumas alterações e abdicaram de ser uma distribuidora de canais para ser apenas uma programadora.

Ou seja, como distribuidora a Globosat era uma concorrente direta com a TVA, ambas disputavam o mercado em busca de clientes, então, com a saída da Globosat desse segmento, a TVA poderia até colocar em seu serviço de distribuição os canais da Globosat. Inicialmente a Net assumiu esse papel e absorveu os assinantes.

Em 1993, o canal GNT passou pela primeira reformulação, no dia 30 de abril deixou de retransmitir os programas da CNN em inglês, mas manteve os noticiários com um narrador falando em português, além de inserir boletins diários da TV Globo. Em 1994, foi a vez do canal TopSport sofrer alterações, que, a partir de 1 de janeiro, teve o nome mudado para SporTV e passou a transmitir eventos feitos no Brasil em parceria com a Globo e com a Band.

O canal Tele Cine também passou por ajustes, pois tanto a Globosat, quanto a TVA, passavam os mesmos filmes, o que não era interessante para nenhuma, pois elas não tinham um diferencial para atrair clientes, ou seja, se alguém tivesse interesse basicamente nos filmes podia assinar qualquer uma delas. Então, a TVA entrou em acordo com a HBO, que transmitia produções da Warner e Sony, enquanto a Globosat assinou com a Paramount Pictures, Universal Studios, Metro-Goldwyn-Mayer e 20th Century Fox.

A Globosat continuou se associando a outros canais como o Shoptime que estreou em 1995, e era um canal de vendas por telefone, entre outros, além de ampliar as opções do Tele Cine que ganhou vários canais temáticos ao longo do tempo, como Pipoca, Cult, Touch, Fun, Action... E criando novos também, como é o caso da GloboNews, em 1996, exclusivamente de notícias. O canal Brasil, em 1998, 100% de produção brasileira. O canal Viva, em 2010, de reprises. O canal Off, em 2011, voltado para o público jovem e esportista, sobretudo surfistas, escaladores, e o canal Gloob, em 2012, infantil.

Em janeiro de 1996, foram inauguradas novas instalações com novas linhas de edição e equipamentos em um valor que supostamente foi maior do que a Band e o SBT investiram em suas produções.

A linguagem dos canais, bem como as suas logos e vinhetas passaram por alterações ao longo dos anos. Em 1994, Top Sport foi um dos primeiros canais a mudar, e não somente a logo, mudou também o nome para SporTV e, depois, em 1997, a logo passou para o formato que temos nos dias de hoje.

Outro canal que mudou em 1994, foi o GNT, a princípio, além da logo, sofreu uma pequena alteração no formato que passou a ter mais notícias do Brasil, mas como em 1996 estreou a GloboNews, em 1997 a logo do canal mudou de novo, assim como o conteúdo também foi totalmente reformulado, passando a ser direcionado para o público femenino. Em 2012, a logo mudou para o formato que temos nos dias de hoje.

Em 1995, foi a vez do Tele Cine, que quando passou por aquela reformulação dos pacotes de filmes, alterou também a logo, e depois mudou de novo em 1999, para o formato que temos nos dias de hoje.

No mesmo ano, em 1995, o Multi Show também ganhou uma nova logo que durou até 2000, quando mudou de novo, e depois só em 2012 foi alterada para o formato que temos nos dias de hoje.

Em novembro de 2007, assim como existia o Multi Show, GNT, Tele Cine... foi criado um canal da Globosat, a Globosat HD, que exibia uma mescla de programas da produtora. Tinha atrações do GNT, do SporTV, e alguns filmes do MegaPix, tudo em alta definição. Inicialmente era apenas para os assinantes da NET, e depois passou a ser oferecido para os clientes da SKY e da Via Embratel, que hoje é a Claro TV.

No mesmo ano, em 2007, a empresa lançou a Globosat Play, uma plataforma onde reunia todos os canais da Globosat, com vídeos on demand. Ou seja, era uma plataforma onde ficavam armazenados os programas e filmes dos canais da produtora, mas só tinha acesso quem já assinava os pacotes das TVs pagas, como a Net, SKY, Via Embratel... Esses usuários podiam se cadastrar na Globosat Play e ter acesso acesso ao conteúdo por qualquer dispositivo. TV, computador, celular, tablet.

Mas como o sinal HD se popularizou, em 2016 a empresa mudou o nome de Globosat HD para Mais Globosat e começou a produzir conteúdo exclusivo.

Um pouco antes, em 2012, no dia 31 de julho, entrou no mercado a Globosat Comercialização de Conteúdo, com a sigla G2C, que assumiu a venda dos conteúdos dos canais para todas as distribuidoras e lançou no mercado, em 2015, o streaming Globoplay.

No entanto, em 2020, a Globosat Comercialização de Conteúdo e a Globosat Play foram extintas, porque tudo virou Globo, a empresa juntou todas as marcas em apenas uma pessoa jurídica, ou seja, um único CNPJ. Dessa forma, a plataforma de streaming Globosat Play passou a se chamar Canais Globo, e o canal Mais Globosat passou a se chamar Mais na Tela.

Ao streaming Canais Globo, só tem acesso quem é assinante de alguma TV paga que transmite os canais que foram criados pela extinta Globosat. Ou seja, um assinante da Claro TV por exemplo, pode acessar a plataforma, mas verá apenas o conteúdo produzido pela Globo que ele tem no pacote da Claro TV.

Enquanto isso, a Globoplay reúne todo o contéudo produzido pela Globo, incluindo os canais que eram da Globosat, e produz conteúdo próprio.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: