Os Abelhudos

O grupo Os Abelhudos foi contemporâneo ao Trem da Alegria, que fazia um enorme sucesso nos anos 80. A primeira formação foi composta por Rodrigo e Diego que são filhos de Renato Corrêa, integrante dos Golden Boys e produtor musical, e Tatiana, filha do produtor da TV Globo Jorginho Ferreira, e irmã da Gabriela Ferreira que também era cantora e fez muito sucesso nos anos 80.

Apesar, de muita gente falar que o grupo foi lançado no Festival dos Festivais, promovido pela Rede Globo, em 1985, segundo uma entrevista para o canal da Renatha Cardozo, a Tatiana disse que ela e os meninos se conheciam porque costumavam fazer coro para vários artistas, então, como se encontravam com frequência acabaram ficando amigos e em uma dessas vezes que se encontraram o Rodrigo deu a ideia de formar o grupo.

Seu pai não lhe deu muita atenção quando ele pediu músicas para formar o grupo, pois pensou que fosse coisa de criança e ainda brincou dizendo que o nome do trio deveria ser uma mistura dos grandes sucessos da época, Kid Abelha e Menudo. E assim, nasceu Abelhudos.

O primeiro disco, um compacto simples, foi lançado em 1985 pela Polygram, com a música Filho Profissional no lado A, e Amor de Criança no lado B.

Em agosto aconteceu o Festival dos Festivais, na TV Globo, e Renato Corrêa inscreveu o grupo com uma nova música para que se tornassem conhecidos. A canção O Dono da Terra garantiu o segundo lugar no Festival para as três crianças. Rodrigo com 11 anos, Tatiana com 9 e Diego com 10, perderam o primeiro lugar para a cantora Tetê Espíndola que apresentou a canção Escrito Nas Estrelas.

Surgiu um burburinho questionando a decisão do jurado porque as crianças caíram no gosto popular e se tornaram um verdadeiro sucesso, mas por outro lado, como eram apadrinhadas por tanta gente relacionada à música e até nomes influentes dentro da TV Globo, talvez a vitória delas soasse como fraude em relação aos outros concorrentes.

A música virou título do LP que foi lançado pela Som Livre, com 12 faixas. A primeira é Indagações Do Jovenzinho Adriano, O Vegetariano. Seguida por O Que A Gente Vai Ser Quando Crescer, Mosquito, O Sol, O Amor E O Sonho, Pegar O Céu, Amigo Invisível, O Dono Da Terra, Poeira Do Céu, De Bem Com A Vida, Esperança Criança, e Paula E Bebeto.

A partir de então, o grupo participava constantemente de vários programas famosos da época na televisão, como o Cassino do Chacrinha, o Xou da Xuxa, o Show Maravilha... A música Dono Da Terra ficou entre as mais tocadas nas rádios do Rio de Janeiro.

Em 1986, Tatiana deixou o grupo devido a discordâncias contratuais e em seu lugar entrou a Renata que também atuava no coro infantil onde participavam os outros integrantes dos Abelhudos. No entanto, quase ficou de fora porque Xuxa a convidou para trabalhar com ela, provavelmente para ser Paquita, porque até então existia apenas duas ou três. Mas entre esse convite e uma reunião para acertar os detalhes, a gravadora a chamou para integrar o grupo Os Abelhudos.

O novo álbum foi lançado em 1986, dessa vez pela gravadora EMI, chamado de mini álbum, pois continha apenas 6 canções, no entanto, em formato Long Play, ou seja, o bolachão, com as seguintes faixas: Eu Quero é Brincar Toda Hora, Vovó Gatinha, Acho que Não Sei Brincar, Pequenos Deuses, Rabanete Radioativo, e Prêmios e Castigos.

Em 1987, o trio lançou o segundo álbum pela gravadora EMI, com 10 faixas. A primeira é Patrulha do Coração. Seguida por: Salada Mista, Um Vampirinho, China Pau, Independente, As Crianças e os Animais, É, Pluft (O Fantasminha) ou Sem Medo de Ser Feliz, Robozinha Boa e Bonitinha, e Eternamente Criança.

Esse foi o álbum mais bem-sucedido da carreira do grupo, vendeu mais de 100 mil cópias. Teve duas músicas lançadas como single, a primeira foi As Crianças e Os Animais, e a outra foi Vampirinho. Esta segunda, ao ser lançada em compacto simples, teve a música Amigo É, da Mara Maravilha, como faixa do lado B.

Em 1988, foi lançado o terceiro álbum pela EMI, com 10 faixas. A primeira é Dia de Paraíso, seguida por O Gato-Tô, Festinha de Arromba, Pra Te Ganhar, O Dragão e a Sereia, A Carta, O Herói, Meu Grande Amor, Paraíso, e Era Pra Durar.

O primeiro ensaio para a capa do álbum, com uma estética mais rock in roll, não agradou o público mirim e, então, as pressas, a gravadora montou o cenário com folhagens que faz referência ao título da música carro chefe, Dia de Paraíso, e deu certo, pois esse disco vendeu mais do que anterior. No entanto, no fim do ano Renata decidiu não fazer mais shows, segundo uma entrevista, ela disse que estava saturada e preferiu afastar-se completamente do meio artístico, seguindo outros caminhos.

Em 1989, Danielle, que na época tinha 12 anos, estudava no mesmo colégio de Rodrigo e Diego, foi convidada para ocupar a vaga deixada por Renata. Além dela, Raphael, com então 10 anos, foi eleito através de um concurso realizado por uma rádio carioca sem saber que o objetivo era integrar um grupo musical. Assim pela primeira vez, o grupo contou com 4 integrantes.

Com essa formação, o, agora quarteto, lançou o quarto, e último, álbum pela gravadora EMI, novamente com 10 canções.

A primeira é Ruas De Fogo, versão de Nowhere Fast. Seguida por: Tim Tim Por Tim Tim, O Caçador De Aventura, Contos De Escola, Expedito E Gustavo (Os Meninos Do Brasil), Ao Mestre Com Carinho que é versão de To Sir With Love, e se tornou o hit mais forte desse álbum. Além de: Manda Chuva, Tudo Em Nome Da Alegria, Pobre Menino Classe Média, e Verde Verdinho.

Em 1990, o grupo teve uma coletânea lançada com 13 faixas. As Crianças e Os Animais, Dia de Paraíso, Eu Quero é Brincar Toda Hora, Tudo Em Nome da Alegria, Pluft (O Fantasminha), O Gato-tô, A Carta, Um Vampirinho, Vovó Gatinha, O Caçador de Aventura, Patrulha do Coração, Ao Mestre Com Carinho e O Dono da Terra.

Infelizmente nesse ano o grupo se desfez e apenas o Rodrigo tentou carreira solo. Ele lançou a música Meu Bem, uma versão de Girl, de John Lennon e Paul McCartney, feita por Ronni Von, com a qual se apresentou em alguns programas de TV, mas não passou disso.

Rodrigo se dedica ao crossfitt e ao surff, formou-se em engenharia mecânica e passou a viajar por todo o Brasil desenvolvendo projetos dentro da indústria petroquímica. Mas ainda assim, não abandonou a música, pois seguiu tocando guitarra em shows com o pai. 

Diego é compositor e tornou-se administrador de empresas, e assim como o irmão, faz shows com o pai, tocando bateria. Danielle afastou-se do meio artístico, atualmente ela mora nos Estados Unidos e criou um perfil no Instagram onde, eventualmente, faz posts relacionados ao seu dia a dia. Raphael também se afastou do meio artístico e dentre todos os ex-integrantes, é o que menos usa redes sociais e parece viver totalmente no anonimato.

A primeira integrante menina, Tatiana, ao sair do grupo lançou um álbum solo, mas não teve boa repercussão e nem boa venda. Ainda assim, participou de vários programas de TV e participou na música Nós Somos o Amanhã, junto com outros cantores mirins, inclusive os integrantes dos Abelhudos, no disco Xegundo Xou da Xuxa. Em 1988, fez solo na música Burocracia, tema do filme Super Xuxa Contra Baixo Astral, e em 1994, gravou com sua irmã Gabriela para a trilha da TV Colosso.

Além disso, gravou 4 álbuns musicais que foram lançados apenas no Japão. Tratam-se de canções de uma cantora do país, traduzidas para o português e interpretadas em versão bossa nova. Ela se formou em relações públicas e jornalismo e desempenhou alguns papeis como repórter, produtora, e assessora de imprensa em algumas emissoras, a Globosat foi uma delas.

Apesar de ter se afastado do ramo musical no Brasil, durante esse período em que se dedicou a outras áreas, participou, paralelamente, de outro projeto para o Japão cantando bossa nova e, mais tarde, acabou fundando uma escola de música para crianças, a Tati Bitati, que durou aproximadamente 8 anos. Em 2018, ela se candidatou a deputada federal no Rio de Janeiro pelo partido Novo, e em 2020, foi convidada a ser jurada do programa Canta Comigo Teen, na Record.

A sua sucessora no grupo, Renata, ao sair afastou-se do meio artístico, mas em 2006, aceitou participar com Rodrigo e Diego do DVD Festa Ploc as melhores dos anos 80. E em 2020, durante a pandemia mundial do Covid-19, gravou com Rodrigo e Diego a música As Crianças E Os Animais, que teve um vídeo também. E em 2021, o trio regravou mais dois de seus sucessos, Dia de Paraíso, também com um videoclipe, e Prêmios e Castigos.

Em 2021, todos os álbuns do grupo foram disponibilizados nas plataformas digitais de música e o grupo ganhou uma página oficial no Instagram.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.


0 comments: