Musas e musos que inspiraram canções famosas.

É comum que os compositores escrevam músicas pensando em alguma pessoa bem específica, e até que mencionem detalhes que não deixem nenhuma dúvida de quem se trata, mas em alguns casos a letra é um tanto subjetiva. Veja abaixo quem inspirou esses grandes sucessos da nossa música popular.

Alerta - Xuxa

A música Alerta, da Xuxa, é a sétima faixa do lado B do disco 4º Xou da Xuxa, lançado em 1989. A letra diz o seguinte:

Era uma vez um menino

livre, levado e contente.

Até que um dia nas mãos do destino

aquela alegria se foi de repente.

No seu olhar tão distante

um brilho bem diferente

e o seu sorriso que era tão claro

ficou mais raro pra gente...

Pra se viajar por todo o planeta

basta só levar caderno e caneta.

Sonhar o que a gente deseja

detendo esse tempo veloz.

Por isso onde quer que ele esteja

há de ouvir nossa voz, gritando..

Droga, droga, droga, que droga.

A gente não precisa dela pra encontrar a saída.

Droga, droga, droga, que droga.

A gente não precisa dela, eu amo a vida.

A canção foi composta baseada na carta que um garoto escreveu para seu pai antes de morrer, vítima de overdose, por conta do uso de drogas. A Xuxa leu algumas vezes o texto que dizia o seguinte:

"Papai, com as poucas forças que me restam, preso nessa cama, quero te contar a minha história. Sei que estou vivendo os últimos momentos da minha vida. Já conheci e vejo a morte de perto. Agora é tarde, mas quero te pedir desculpas. Sei que é tarde para fazer algo por mim, mas não é tarde pra fazer algo para meus amigos, crianças e jovens que a cada minuto são vítimas do que eu fui no passado. Num belo dia, um homem bem vestido, de boa aparência, me parou e ofereceu drogas. Eu disse que não queria, mas ele disse que se eu não aceitasse, estaria provando que eu não era homem. O resto papai, você já sabe... Me desculpa, conheci o início do meu fim, uma viagem sem volta porque a cada dia, eu precisava mais da droga. Foi horrível! Por isso, quero fazer um último pedido: que ALERTE a todos que a droga leva ao céu, mas corta as asas! Perdão papai e adeus!"

O nome da música, Alerta, tem a ver com o pedido do menino na carta, que alerte sobre os perigos da droga.


Glamurosa - Mc Marcinho.

O Mc Marcinho era chamado de o príncipe do funk, entre os seus maiores sucessos estão Princesa, Motivos da vida, Solitário, Porque te amo, Quero seu amor e Glamurosa cuja letra diz o seguinte:

Glamurosa, rainha do funk.

Poderosa, olhar de diamante.

Nos envolve, nos fascina, agita o salão.

Balança gostoso, requebrando até o chão.

Talvez a imagem que você faz dessa mulher glamurosa que encanta a todos em um baile de funk não tenha o cabelo loiro e curto, ou que viva em uma mansão. Mas sim, ela é loira de olhos azuis, inclusive já foi careca, e vive em palácios. A musa inspiradora do saudoso funkeiro é a Xuxa.

Ele disse que passou a ser nacionalmente conhecido por causa dela que costumava levar vários funkeiros aos programas Xuxa Hits e Xuxa Park. Enquanto todo mundo tinha preconceito com o funk, ela batia no peito e dizia que era funkeira.

Infelizmente Marcinho faleceu no dia 26 de agosto, de 2023, aos 45 anos de idade.


Close - Erasmo Carlos.

O saudoso cantor e compositor Erasmo Carlos é um dos pioneiros do rock brasileiro. Ele escreveu mais de 500 canções, muitas delas em parceria com Roberto Carlos, e provavelmente você conhece pelo menos uma delas, talvez várias e nem saiba que a letra é de sua autoria. Olha algumas: Mulher, Mesmo Que Seja Eu, Festa de Arromba, Sentado a Beira do Caminho, Pega Na Mentira, É Preciso Saber Viver...

Geralmente são letras bonitas, inocentes, mas em 1984 uma de suas composições gerou bastante polêmica, a começar pelo nome. Close. Que poderia ser uma canção qualquer se não houvesse uma mulher transexual que atraia todos os olhares por onde passava e se chamava Roberta Close, que inclusive, foi a estrela do vídeo clipe.

Mas estamos falando da década de 80. Ao mesmo tempo em que não existia filtro, era um período de repressão e a hipocrisia sempre reinou na humanidade. Como a letra gerou polêmica, pelo fato de Roberta Close ser transexual, Erasmo negou que tenha sido ela a sua inspiração, mas preste atenção em alguns detalhes da letra, que assim como a sociedade da época, naturalizava a homofobia.

Quase que ela ENGANA a minha zoom.

Seu pecado mais comum.

Uma pinta nos lábios carnudos

e um par de seios fartos e desnudos.

Uma maravilha de pequena carioca sena.

Super vitamina pros reflexos.

Tão complexos de AMBOS OS SEXOS.

Dá um close nela!

NÃO FOSSE O GOGÓ E OS PÉS.

A minha lente entrava na dela... 

Quero ver o filme como fica.

A história do TRITÃO que era a SEREIA mais bonita.

Ou seja, a letra fala de uma mulher, mas faz muitas referências ao masculino. Tritão, por exemplo, é o masculino da sereia. Gogó e pés grandes são detalhes típicos do corpo masculino. Então, ele escreveu tendo Roberta Close como a sua musa inspiradora, mas depois disse que foi apenas coincidência, mesmo tendo colocado a própria musa inspiradora para protagonizar o vídeo.


Garota de Ipanema - Tom Jobim.

E uma das músicas mais tocadas no mundo, é A Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Em 1962, os dois compositores costumavam se refugiar no Bar do Veloso, da antiga Rua Montenegro, que hoje se chama Vinícius de Moraes, em Ipanema no Rio de Janeiro, de onde espiavam uma bela jovem que costumava passar por lá para ir à praia e as vezes passava no bar para comprar cigarros para os pais.

A letra diz:

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.

É ela, menina, que vem e que passa

num doce balanço a caminho do mar.

Moça do corpo dourado, do Sol de Ipanema

o seu balançado é mais que um poema.

É a coisa mais linda que eu já vi passar.

A jovem da época se chama Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, e ficou conhecida como Helô Pinheiro. Ela tinha apenas 17 anos e, ainda assim, foi pedida em casamento por Tom Jobim que já era 18 anos mais velho. Os dois acabaram se tornando amigos.

Muitas jovens se autoproclamaram garotas de Ipanema, até Vinícius de Moraes escrever em uma publicação quem era a autêntica inspiradora da canção.


Menino do Rio - Baby do Brasil.

A música Menino do Rio foi composta em 1977, durante um jantar em que estavam presentes Caetano Veloso, Dedé Gadelha, Baby do Brasil e o surfista carioca José Arthur Machado, conhecido como Petit. Foi ele, o Petit, o muso inspirador da letra e melodia da canção.

Petit, tinha 1,80m de altura, olhos verdes e, como geralmente são os surfistas, era bronzeado. Um belo exemplo da beleza masculina de Ipanema, da época.

Baby queria fazer uma homenagem ao rapaz e lançou a música no seu álbum chamado Pra Enlouquecer, e a faixa foi tema da novela Água Viva, da TV Globo, em 1980. Infelizmente Petit teve um fim trágico, ele sofreu um acidente de moto que o deixou com muita limitação de mobilidade e entrou em depressão. Em decorrer de tudo isso, em março de 1989, aos 32 anos de idade, tirou a própria vida com a faixa do quimono de jiu-jitsu.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: