Grupos infantis que voltaram.

Vamos relembrar alguns grupos de crianças que tiveram o retorno com seus membros já bem crescidinhos, com exceção de Polegar que já tinha todos os integrantes na adolescência.

Balão Mágico.

Em 1982, Simony e Vimerson Cavanilla que tinnham um grande talento musical foram selecionados para montar o grupo infantil Balão Mágico, ele recebeu o apelido de Tob, já que seu nome seria difícil de pronunciar para uma criança. Quando o álbum já estava pronto a equipe integrou o Michael Biggs que ganhou grande projeção na mídia ao fazer um apelo para que os sequestradores do seu pai, o Ronald Biggs, o libertassem.

Ronald ficou conhecido mundialmente pelo assalto ao trem pagador da Estrada de Ferro Central do Brasil. Então, no primeiro álbum, Michael que ganhou o apelido de Mike canta apenas uma música.

O grupo ganhou um programa de televisão com o mesmo nome que estreou em 1983 e durou até meados de 1996. Ao longo desse tempo outros integrantes se somaram ao grupo, como o Jairzinho, e logo mais com a saída de Tob, o Ricardinho. Luciana, prima da Simony, Luciana, irmã de Jairzinho, e Ticiane Pinheiro também tiveram suas passagens registradas pelo Balão.

Em 2018, aconteceu o que ninguém esperava, Simony, Tob e Mike resolveram se juntar novamente para fazer shows, não sem antes estenderem o convite a Jairzinho que declinou devido a sua residência nos Estados Unidos. Então, os três pioneiros gravaram participações em programas de TV e fizeram uma turnê pelo país.


Trem da Alegria.

Baseado no sucesso do grupo Balão Mágico o produtor Michael Sulivan juntou Luciano Nassym e Patricia Marques, que haviam participado do Festival Internacional da Criança, no SBT, para gravar o disco Clube da Criança, o programa infantil da Rede Manchete apresentado por Xuxa Meneghel. Em 1985, ele integrou Juninho Bill ao projeto que passou a se chamar Trem da Alegria.

Esse foi o grupo musical infantil de maior destaque dos anos 90, depois do Balão Mágico, a qualidade musical era impressionante, assim como a vocal dos cantores mirins. Ao longo dos anos outros integrantes fizeram parte da trupe que chegou ao seu fim em 1992. A partir da década 2000 os integrantes tiveram vários reencontros em programas de TV, mas em 2021, Patricia e Luciano, os dois pioneiros, resolveram se juntar novamente e fazer shows cantando os sucessos do grupo, inclusive aqueles do período em que ambos já não faziam parte.


Os Abelhudos.

O grupo Os Abelhudos surgiu no Festival dos Festivais, promovido pela Rede Globo em 1985, a formação composta por Rodrigo, Diego e Tatiana apresentaram a canção O Dono da Terra ficando em segundo lugar, a música se tornou um dos mairoes sucessos do trio. Eles lançaram 5 álbuns musicais e não escaparam de passar por algumas trocas de integrantes também, Renata ocupou o posto de Tatiana e permaneceu por quase toda a existência da trupe, mas em 1989 Daniele assumiu o seu posto, além de Rafael também ter se juntado ao então quarteto. 

Em 2020, durante a pandemia mundial do Covid-19, Rodrigo, Diego e Renata se reuniram remotamente e regravam a música As Crianças E Os Animais, outro grande sucesso do grupo. A música ganhou um videoclipe e foi subida nas plataformas digitais, e em 2021, decidiram regravar mais dois de seus grandes hits, Dia de Paraíso e Prêmios e Castigos, que também foram disponibilizadas aos fãs.

Menudo.

O grupo Menudo nasceu em Porto Rico, em 1977, e até o seu fim, já por volta de 2009 quando se converteu em MDO, lançou 38 meninos. Os integrantes eram admitidos ainda na fase infantil e se convertiam em adolescentes nos palcos, e como a ideia do criador, Edgardo Díaz, era que o quinteto fosse infantil quando os pequenos cantores começavam a mudar a voz, ou desenvolver características mais adultas, eram substituidos. Alguns permaneceram até os seus 16 ou 17 anos como forma de preservar os fãs.

O ápice foi na década de 80, e no Brasil a formação de 1984 a 1985 foi a que fez mais sucesso composta por Ray Reyes, Charlie Massó, Roy Roselló, Roby Rosas e Ricky Meléndez que foi substituido por Ricky Martins.

Roy, Robby e Ricky Martins ficaram super famosos no Brasil, os três chegaram a morar em nossa terrinha e lançaram álbuns em português. Roy, além de namorar a apresentadora Mara Maravilha teve até programa de TV.

Em 1998, alguns ex-integrantes resolveram se juntar e fazer uma turnê com as músicas que cantavam quando eram crianças sob o nome de El Reencuentro. Estavam presente Ray Reyes, Charlie MassóRicky Meléndez, René Farrait, Miguel Cancel e Johnny Lozada. Os seis gravaram um álbum ao vivo e saíram em turnê por vários países, como Argentina, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá e Venezuela. O grupo fez tanto sucesso que durou até 2015, mas com promessa de voltarem a se reunir futuramente.


Polegar.

O grupo Polegar foi formado em 1988, pela empresa Promoart que pertencia ao Gugu, e lançado oficialmente em 1989, com Alan Frank, Alex Gill, Ricardo Costa, Rafael Ilha e Marcelo Souza, mas diferente dos grupos anteriores já citados aqui, eles não eram crianças, estavam entre os 13 e 17 anos. Não diferente dos demais, eles passaram por alterações entre os integrantes e a formação que fez mais sucesso, foi a primeira.

Os cinco rapazes cantavam muitas versões do grupo mexicano Timbiriche e ainda assim, fizeram shows em vários países da América Latina. Em 2014, os integrantes resolveram se juntar para celebrar os 25 anos da banda e fizeram algumas participações em programas de TV. Em 2019, foi anunciado que todos voltariam a se encontrar para celebrar os 25 anos do quinteto e gravar um DVD, mas não aconteceu.

Apenas o Alex e o Rafael fizeram uma série de shows como tributo ao grupo, mesmo sob a desaprovação dos demais integrantes. Só em 2023 eles foram reunidos no palco do programa Domingo Legal no SBT com o Celso Portioli. 

Paquitas.

O grupo das Paquitas teve início em 1986, no Xou da Xuxa. Em 1989, elas foram lançadas como uma girl band fazendo apresentações em programas de TV e tendo seus próprios concertos, além de atuar com a Xuxa. Na época do infantil as meninas lançaram 2 discos.

As soldadinhas da Xuxa, como eram conhecidas, variavam entre 12 a 18 anos de idade. Quando deixavam o grupo, as meninas recebiam o apoio da apresentadora e da diretora Marlene Mattos para que se restruturassem na carreira com a qual se idenficassem, algumas se aventuraram na música e dessas a que conseguiu mais repercussão com o único álbum que lançou foi Cátia Paganote. E foi ela que, em 2004, reuniu algumas de suas colegas de profissão para formar o grupo Paquitas Reencontro.

Ana Paula Almeida, Priscila Couto e Roberta Cipriani aceitaram a proposta e passaram a fazer shows em casas noturnas e em festas retrôs. No entanto, Ana Paula deixou o quarteto, e em 2007 as três que seguiram gravaram uma música chamada O Que Você Quer, que fez parte do CD Caldeirão do Huck: Hip Hop Nacional, com o nome de PRC que são as iniciais de Priscila, Roberta e Cátia, mas pode ser entendida também como uma abreviação de Paquitas Reencontro.

Um tempo depois a Roberta também deixou as amigas, e Cátia e Priscilla seguiram fazendo shows até o final de 2019.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: