Programa da Xuxa nos Estados Unidos

A Xuxa fez tanto sucesso na década de 80 que o Brasil ficou pequeno para ela. Em 1991 a nossa loira ganhou um programa na Argentina que era transmitido para 17 países, incluindo os Estados Unidos, mas falado em espanhol. Em 1992, foi a vez de estrear o Xuxa Park na Espanha, e com tanto sucesso alguns diretores dos Estados Unidos resolveram investir em sua carreira la pelas terras do Tio Sam.

Tal como aconteceu para o lançamento de Xuxa na Espanha, os interessados em explorar a sua imagem nos Estados Unidos começaram a divulgá-la com bastante antecedência. Em 1992, ela já era bem conhecida por lá e até virou uma personagem na série Os Simpsons  em um especiald e Natal, anos depois o desenho fez uma sátira a ela outra vez quando Bart assistia um programa infantil em uma viagem que a família fez ao Brasil.

Em 1992 ela foi tema de matérias de TV e convidada para programas de entrevistas com parte da estratégia de divulgação de sua imagem. Xuxa fico tão famosa que até Michael Jackson lhe convidou para ser a mãe dos filhos, mas ela queria mesmo era engatar um romance com John Kennedy Jr, porém, ele não curtiu a super exposição do primeiro encontro que tiveram e eles não tiveram uma segunda oportunidade.

Xuxa tomou aulas de inglês e teve 2 meses para tornar-se fluente. Em 1992, empresariada por Tom Lynch, entrou em negociação com a MTM Enterprises e com a DiC Entertainment para fazer um programa para o público dos Estados Unidos e optou pela MTM, na qual poderia fazer algo similar ao que já fazia no Brasil, Argentina e Espanha e gravou um piloto em inglês no cenário do Xou da Xuxa no Brasil.

Em 1993, ela optou por não renovar com a Tele 5 da Espanha, e fazer um programa semanal no Brasil para poder se dedicar aos programas da Argentina e se preparar para estrear nos Estados Unidos, mas quando pensou que iria entrar em estúdio para gravar um piloto, já era o programa que ia ao ar, o que contribuiu para aumentar a sua tensão. Como ela tinha dificuldades com o idioma, contava com a ajuda de dois assistentes de palco, um Panda chamado Jelly, interpretado por E.E.Bell, e um Jaguar chamado Jam, interpretado por Mark Caso, que se encarregavam das partes mais complexas da comunicação com o público.

Tinha também 4 Paquitas que na verdade lá se chamavam Pixies, a Shanon Garcia, a Ana Paula Guimarães que foi a única brasileria a acompanhar a Xuxa, Larae Mccarran e Natasha Pierce.

Natasha entrou para a história como a única Paquita negra dentre todas as meninas que vestiram a fardinha para trabalhar com a Xuxa nos países por onde ela passou. Assim como várias soldadinhas da rainha, ela deu sequência a sua carreira artística e gravou um álbum musical, além de atuar como atriz, e foi convidada a dar uma entrevista para o documentário da Xuxa que estreou na Globoplay.

Gravado nos estúdios da rede CBS, em Hollywood, e dedicado a crianças de 2 a 11 anos, o programa estreou no dia 13 de setembro de 1993, no canal The Family Channel, diariamente com meia hora de duração, e retransmitido para umas 100 emissoras, aproximadamente, que cobriam 85% do território dos Estados Unidos. O programa conseguiu uma audiência de 3 milhões de telespectadores, em comparação, o maior canal infantil dos Estados Unidos costumava ter uma audiência de 8 milhões de telespectadores.

Xuxa saía de um globo do planeta Terra que se abria ao meio, e ao redor o cenário contava com vários elementos, era como um parque temático, que ela explorava bastante quando apresentava suas canções. Promovia as competições bem características de seus programas, mas ao invés de ser menino contra menina, a disputa era entre equipes, e para ajudá-la com o inglês, além dos assistentes de palco, os produtores pensaram em um quadro educativo onde a apresentadora lia a carta de uma criança com perguntas sobre artes, ciências ou outras curiosidades, e resposta era apresentada através de um vídeo gravado por um locutor fluente no idioma.


Xuxa também costumava receber convidados, profissionais de diversas áreas para apresentar o seu trabalho, era uma forma de mesclar entretenimento com pedagogia. Ela também apresentava as suas canções, inclusive uma delas, a única inédita, se chama Talk To Me (Fale Comigo) onde explicava que sua terra natal era o Brasil e que tinha dificuldades com o idioma... Além dessa, foram gravadas outras 20 canções que já eram conhecidas de seus discos anteriores.

O Xou da Xuxa Começou - Xuxa's Theme.

Chindolele.

Ilarie.

Nosso Canto de Paz - Our Song Of Piece.

Pinel Por Você - Crazy About You.

Dança da Xuxa - Xuxa's Dance.

Marquei um X - An X On Your Heart.

Doce Mel - Do Say.

Arco-Íris - Raimbow.

Alfabeto da Xuxa - The Alfabet Song.

Rexeita da Xuxa - Xuxa's Recipe.

Joana - The Flea.

Croc Croc - Froggy Froggy.

Hoje é Dia de Folia - Today's a Happy Day

 A Vida é Uma Festa - Life is a Party.

Tribo do Amor - The Tribe of Love.

Alerta - Alert.

América Geral - All America.

Milagre da Vida - The Miracle of Love.

Lua de Cristal - Crystal Moon.

As músicas não foram lançadas em um CD, foram distribuídas em fitas K7 que iam como brinde das bonecas Xuxa Superstar, lançadas nos Estados Unidos. E além das bonecas, ela lançou outros produtos, como a sandalinha Love Xu.

Como costumava fazer no Brasil e Argentina, no final de cada programa Xuxa escolhia uma criança para deixar a sua marquinha. E em seis semanas foram gravados 65 episódios para a primeira temporada, como estava previsto. Com a estreia desse infantil, a rede Univision deixou de exibir El Show de Xuxa no país.

A entrada de Xuxa no mercado estados-unidense lembrou Carmen Miranda que foi um grande fenômeno no país e sua passagem por lá já foi relembrada várias vezes. Na segunda temporada da série Gilmore Girls, a personagem Lorelai menciona Xuxa como forma de puxar assunto em uma cena em que ela estava desconfortável. Em maio de 2023, no festival Mita, realizado no Rio de Janeiro, a cantora Este Haim, da banda Haim, disse que a sua heroína de infância era a Xuxa. E em junho de 2023, durante uma entrevista de Anitta para uma rádio dos Estados Unidos, a radialista diz que cresceu assistindo a Xuxa que na época era um fenômeno global.

Obviamente quem é muito conhecido também não está livre de ataques. Enquanto os executivos pró Xuxa preparavam a sua estreia na TV, no mesmo ano, em abril de 1993, o tabloide The Globe, publicou um artigo de página inteira em que chamava a apresentadora de rainha pornô, por ela ter posado nua para a Playboy e por sua participação no filme Amor Estranho Amor. O jornaleco criticou o dono da MTM, o Pat Robertson, dizendo que o pastor da TV paga convida rainha pornô para apresentar seu novo show para as crianças. O jornalista Bob Michals a descrevia como uma mulher provocativa, que apresentava seu show metida em uma calça colante ou em uma microssaia, botas de cano alto e jaquetas reveladoras.

Xuxa poderia ter se defendido de todos esses ataques na entrevista que foi agendada para ela divulgar o programa no matinal Good Morning America, uma das atrações mais vistas nos Estados Unidos. Os apresentadores tinham anunciado a sua participação, mas pouco depois tiveram que se desculpar com os telespectadores dizendo que ela não entraria no ar porque foi encontrada deitada no chão, chorando de dor, e tinha sido levada para um hospital.

Segundo a explicação médica, o excesso de trabalho, somado ao stréss, provocou um problema em sua coluna, e em seu documentário, Xuxa diz que a medicação que estava tomando na época não era o adequado e isso lhe causou uma intoxicação, foi o que lhe provocou um desmaio. Segundo Tom Lynch, seu empresário nos Estados Unidos, isso não caiu bem na mídia, pois afetou a estreia do programa e eles perderam muito dinheiro com contratos e publicidades.

Marlene Mattos reduziu o máximo que pode as atividades de Xuxa para que ela tivesse tempo de se recuperar e sua volta à TV foi apenas para concluir a temporada do El Show de Xuxa na Argentina, que acabou definitivamente naquele ano. No Brasil, o programa semanal, Xuxa, na Globo, saiu do ar sem despedidas. Além disso, só voltou a gravar alguns blocos inéditos para que fossem inseridos nos episódios já gravados nos Estados Unidos, em 1994.

Depois da temporada inédita, o programa foi reeditado e reapresentado até meados de 1996, além de ter sido vendido para outros países. Em 1994, o programa foi nomeado o Daytime Emmy Award na categoria de Melhor Direção de Arte/Cenário/Cenografia.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: