Nubeluz

A década de 80, apesar de todo o romantismo de quem passou por ela e ainda não pagava boletos, foi terrível. E não só no Brasil, o Peru passava por uma dura crise econômica, os apagões que aconteciam na Argentina chegou por lá também, além de terrorismo como se tudo já não fosse difícil o suficiente. Essa foi uma das razões de a Panamericana Televisión pensar em um programa voltado para as crianças que deviam ficar em casa sob o olhar atento dos pais.

A emissora o dramaturgo Alonso Alegría que formou uma equipe criativa com uma linguista, um designer gráfico e duas escritoras que apresentaram cinco projetos de programa. Um aconteceria em uma loja de brinquedos, o outro no interior de uma nave espacial, o terceiro em uma nuvem, o quarto em uma casa mágica e o quinto num parque de diversões. Ganhou a nuvem.

A atração deveria passar a ideia de uma festa infantil, por isso a palavra programa estava banida, e outro detalhe descrito pelo criador do infantil é que o comando não ficasse na responsabilidade de uma só pessoa, então, abriu-se um casting para selecionar duas animadoras. A primeira a ser aprovada foi uma modelo de comerciais de TV e catálogos de beleza, a Mónica Santa María Smith, e a segunda eleita também era modelo, argentina e radicada no Peru, a Almendra Gomelsky que era amiga de Mónica e só foi fazer o teste por insistência dela.

Tal festa acontecia em uma nuvem mágica que se deslocava de um lugar para outro comandada por Glufo, um alienígena que se fez amigo de duas meninas quando elas perderam seus pais em um acidente de carro. Em sua língua glúfic ele as chamava de Dalinas. Então, no conceito do programa elas não eram apresentadoras e nem tinham nome, eram simplesmente Dalinas. Por isso, quando recebiam convidados eles também não podiam fazer qualquer menção ao país, ou a qualquer coisa da realidade, para não estragar a fantasia.

Junto com as Dalinas existiam outros integrantes no elenco como um grupo de garotas que se chamavam Cíndelas, um grupo de garotos que se chamavam Gólmodis e um grupo de crianças que se chamavam Dicolines. As crianças que participavam do programa, uma média de 120 por gravação, eram chamadas de nubecinos e os que assistiam de casa eram os nubetores. Além dessas palavras estranhas, ao invés do comando "atenção, preparar e já" era dito "grántico, pálmani, zum".

Todos os jogos para o entretenimento dos convidados da festa deveriam envolver os elementos de uma nuvem, ou seja, água, ar e luz. Tudo era muito grande, tal como o cenário que foi montado em um coliseu. Aliás, o mesmo sofreu alguns atrasos na confecção.

O Nubeluz entrou no ar num sábado, dia 8 de setembro de 1990, às 8h no Peru, com transmissão simultânea para os Estados Unidos. Deveria ter dois programas no fim de semana com quatro horas de duração, ao vivo, e durante a semana a produção ficava encarregada de revisar os jogos, buscar os participantes e preparar todos os detalhes do infantil.

Alguns álbuns foram lançados do programa, o primeiro em 1990 com oito canções foi distribuído apenas para o Peru, depois em 1992 o mesmo foi distribuido para o mercado internacional e no mesmo ano um CD intitulado Gozar incluindo karaokê das canções. Ainda em 1992 os produtores liberaram o terceiro álbum intitulado Alma Latina com 5 novas canções e três do disco anterior e karaokê de todas elas. O produtor era o mesmo da apresentadora July que apresentava uma versão do Xou da Xuxa no país, e manteve o mesmo padrão das canções.

Pelo menos, duas canções de Nubeluz são versões de músicas brasileiras, como Yo Quiero Ser e Papi Deja de Fumar do primeiro álbum, que foram gravadas pelo grupo Trem da Alegria em 1988 sob o título de Quando Eu Crescer e Pare De Fumar.

Em 1993 foi lançado o álbum La Naturaleza no mesmo molde dos anteriores, com oito músicas e karaokê de todas, mas foi disponibilizado apenas na Argentina. Depois disso as apresentadoras gravaram outras canções, mas não tiveram discos editados, ainda assim podem ser encontradas no Youtube como álbuns sob o título de Compartir e Hola Todo El Mundo, que foi compilado por fãs.

Quando a equipe não estava em turnê, descansava às segundas-feiras. De terça a sexta-feira eles ensaiavam as coreografias e as apresentadoras ainda tinham aulas de canto e dicção e aulas de atuação para o programa. Nas quintas-feiras faziam o ensaio geral para que tudo saísse da melhor forma possível, até as brincadeiras eram ensaiadas com as crianças antes do programa entrar ao vivo, ou seja, não havia uma única brincadeira que a criança que brincava na TV já não teria tentado antes.

Como o infantil foi muito bem aceito e deu ótimos níveis de audiência para a emissora, os produtores tiveram a ideia de lança-lo no exterior. Para isso, em outubro de 1991 foi adicionada uma introdução ao programa, produzidos vários videoclipes e criado as personagens Nubelinas que eram apresentadoras de outros países convidadas para participar de um programa e assim aumentar o engajamento em seu país de origem. No entanto, a estratégia para essa internacionalização não deu bons resultados financeiros porque os direitos foram cedidos a outros países gratuitamente com a intenção de captar patrocinadores para a produção de produtos da marca Nubeluz.

Ou seja, todos os países de língua hispânica da América receberam o programa de graça, mas o retorno esperado com a produção e venda de produtos não aconteceu como o esperado. No Peru havia sandálias, bonecas, cereais, biscoitos, entre outros produtos. Mas em outros países isso não aconteceu, a exploração da marca não funcionou. Então, estima-se que a produção perdeu algo em torno de 6 milhões de dólares com essa estratégia.

Nem tudo o que envolvia essa nuvem mágica era luz. Em dezembro de 1992 a Dalina Mónica deixou o programa e em seu lugar entrou Lilianne Braun, mas ela não foi bem aceita pelo público, então em março de 1993 a também novata Xiomara Xibille que havia entrado no programa como Nubelina, foi promovida a Dalina, ou seja, de convidada foi promovida a apresentadora oficial. Detalhe, ela tinha apresentado um programa similar ao Xou da Xuxa na Colômbia chamado Todo El Mundo Está Feliz, com o codinome de Xiomy.

Em junho a Mónica voltou e o programa ficou com quatro apresentadoras, mas elas se revezavam na apresentação, eram sempre duas que apareciam na TV. Geralmente Mónica dividia o palco com Xiomy e Almendra com Lilianne, raramente Almendra aparecia com Xiomy ou Mónica com Lilianne. Inclusive ouve boatos de que as duas principais, Almendra e Mónica tiveram um desentendimento e por isso não faziam mais programas juntas. Em poucas ocasiões as quatro apareceram de uma vez, como no especial do terceiro aniversário do infantil, em 1994.

E foi nesse ano quando tudo parecia ir muito bem e até se falava de uma minissérie do infantil, quando ocorreu um fato inesperado, a apresentadora Mónica Santa María foi encontrada sem vida em sua casa no dia 14 de março de 1994, com um tiro no palato. Inicialmente as informações eram de que ela estava manuseando uma arma e disparou acidentalmente, mas depois confirmaram que foi proposital.

A produção deu um jeito de explicar o ocorrido com um programa especial misturando imagens de arquivo com um dos episódios inéditos em que Mónica e Almendra gravaram juntas. Alguns países resolveram ignorar o fato e a emissora original interrompeu as gravações optando por apresentar o material que tinha de 1993 e 1994.

Depois do ocorrido, a Lily optou por não renovar o contrato e voltou a morar nos Estados Unidos, enquanto que Almendra e Xiomy visitaram vários países que a turnê do Nubeluz ainda não tinha ido e só no final de 1994 é que os produtores começaram a planejar o retorno do programa compondo e gravando novas canções e renovando o elenco. Karina Calmet entrou como uma nova Dalina e o grupo das Cíndelas e dos Gólmodis foi todo trocado. Além disso, Glufo que até então era um personagem invisível começou a aparecer.

Segundo Rocchi Hernandéz, uma das produtoras do programa, Glufo não havia aparecido antes porque a equipe de produção não chegava a um consenso sobre a aparência do personagem.

Em fevereiro de 1995, a nova temporada começou de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e aos sábados e domingos das 8h às 12h, mas não teve o sucesso esperado. No final de março Almendra deixou o programa e em julho Xiomy também saiu deixando Karina sozinha na apresentação que passou a ser gravado no cenário que era utilizado nas turnês, ou seja, bem menor em relação ao original, por um breve período, até que o infantil deixou de ser produzido no Peru.

A Panamericana decidiu transferir a produção para a Venezuela para realizá-lo em coprodução com a rede Televen e depois com a RCTV entre 1996 e 1997. Lá tiveram que reproduzir uma réplica exata do cenário, dos jogos, dos figurinos... e escolheram outras três garotas como Dalinas. E embora tenha feito sucesso na Venezuela, não aconteceu o mesmo em outros países como o programa original.

A partir de março de 1996 os programas gravados na Venezuela foram transmitidos no Peru, mas devido à baixa audiência saiu do ar em novembro e o canal por satélite Sur Perú transmitiu reprises dos episódios de 1990 a 1996, que durou até 2001.

Curiosidades.

Em setembro de 2010, Nubeluz comemorou vinte anos desde seu lançamento e em 30 de outubro do mesmo ano o elenco do programa se reuniu para uma série de shows. Alguns integrantes promoveram o evento no rádio e na TV com grande sucesso, participando de diversas entrevistas. Outro reencontro aconteceu em fevereiro de 2016 para celebrar os 25 anos.

Além da trágica perda de Mónica Santa María, duas das Cíndelas perderam a vida em um acidentes de carro, Valeria Leigh e Vanessa Viale.

Em agosto de 1993 foi gravado um piloto em inglês para o público dos Estados Unidos e enviado para os canais ABC e NBC. Amy, Sophia e Monica Potter foram escolhidas como Dalinas, mas o programa não foi aprovado porque em inglês o nome não tinha a mesma essência. Ainda assim, houve um plano para vender o infantil dublado, para isso os produtores fizeram algumas alterações para se adequar ao mercado internacional e isso incluiu os figurinos que tiveram as tradicionais botas compridas e roupas apertadas trocadas por roupas mais comportadas.

Nubeluz teve um piloto dublado para o português, mas nunca passou em nossa TV.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: