Atualização do tratamento aos gays em Pantanal.

No remake da novela Pantanal a TV Globo atualizou o texto e retirou as passagens homofóbicas da versão original de Benedito Ruy Barbosa que passou em 1990 na extinta Manchete. As alterações envolvem a história do protagonista Jove interpretado por Jesuíta Barbosa e o tratamento dado a Zaqueu, mordomo gay feito por Silvero Pereira.

Uma das tramas que foram retiradas de Pantanal é a passagem em que Jove conhece Juma e, ao voltar para o Rio de Janeiro com a nova paixão, o protagonista se torna alvo da vingança e uma ex-namorada, que espalha para amigos e toda a alta sociedade que ele é gay. Ou uma "bichona louca", termo usado no original. Essa ex-namorada ainda irá existir na versão global, mas usando um outro artifício para falar mal do antigo amor que a trocou por uma mulher do Mato Grosso do Sul.

Também foi alterado o olhar homofóbico que José Leôncio tinha quando via alguns comportamentos de Jove assim que ele chegava no Pantanal após 20 anos sem ver seu filho. Dessa vez o climão entre os dois só se dará pelas diferenças culturais, não haverá menção à sexualidade do rapaz.

Outra atualização importante será na forma como o mordomo Zaqueu será retratado. Diferente da versão original, ele não vai mais sofrer com piadas homofóbicas, o preconceito estará presente, mas através de personagens que não são do convívio do rapaz, como o vilão Tenório, interpretado por Murilo Benício. A novela pretende mostrar como um homem assumidamente gay sofre com a discriminação, mas sendo defendido na trama pelas pessoas que, 32 anos atrás, riam de sua cara.

Um detalhe curioso é que ambos os atores, Jesuíta Barbosa e Silvero Pereira, são assumidamente homossexuais na vida real.

0 comments: