Em 1992, Xuxa anunciou que além do programa que ela já tinha na Argentina, também teria um na Espanha, o Xuxa Park, mas nós já sabíamos que no Brasil seria o último ano do Xou da Xuxa, ou seja, já começou triste, e Vamp, a melhor novela do momento, também chegou ao fim.
Pedra Sobre Pedra
No dia 6 de janeiro, estreou a novela das oito da Globo, que passava as oito e meia, Pedra sobre Pedra, escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. A trama girava em torno do amor que se transformou em rivalidade de Murilo Pontes, interpretado por Lima Duarte, e Pilar Batista, interpretada por Renata Sorrah. Os dois travavam uma disputa política na cidade.
A novela tem bastante comédia e é cheia de fatos absurdos. Tem, por exemplo, o fotógrafo Jorge Tadeu, interpretado por Fábio Júnior, que sempre mijava num arbusto que se contorcia e ria. Quando o personagem é assassinado a planta vira uma árvore que dá uma flor tipo copo de leite, e as mulheres que a comem sonham com ele.
A novela teve vários nomes sugeridos, inicialmente se chamaria Resplendor, depois Garimpo, aí mudaram para Fruto Proibido e foi cogitada ser chamada de Ferro e Fogo, e Paixão Proibida. A vinheta mostrava uma mulher nua que se transformava em parte da paisagem da Chapada Diamantina, e vice-versa.
Perigosas Peruas
No mês seguinte, no dia dez de fevereiro, estreou a nova das sete, Perigosas Peruas. Escrita por Carlos Lombardi, com colaboração de Maurício Arruda e supervisão de texto de Lauro César Muniz. A abertura era um desenho animado com uma canção interpretada pelo grupo As Frenéticas, que estavam inativas por um bom tempo.
A trama gira em torno de duas mulheres com personalidades muito distintas que tiveram um romance com o mesmo homem no passado, Cidinha interpretada por Vera Fisher, e Leda interpretada por Silvia Pfeifer. Elas disputam a guarda da filha que foi trocada na maternidade, cujo pai é o Belo, interpretado por Mário Gomes, membro da máfia italiana. Então, as duas ou serão assassinadas por ele, ou o matam.
Despedida de Solteiro
No dia primeiro de junho, estreou a novela das seis, Despedida de Solteiro, escrita por Walther Negrão, com a colaboração de Rose Calza, Angela Carneiro e Margareth Boury.
A trama se desenvolve a partir da prisão injusta de quatro rapazes que fizeram uma despedida de solteiro e foram acusados de um crime que não cometeram. A ausência dos rapazes altera a vida de muita gente.
E essa novela foi a estreia de Letícia Spiller como atriz, ela deixou o grupo das Paquitas para se dedicar a atuação, e tem também a participação do Paquito Egon Júnior, mas ele se manteve no grupo dos Paquitos. A vinheta de abertura é um jogo de videogame, super criativa.
De Corpo e Alma
No dia três de agosto, estreou a nova novela das oito, De Corpo e Alma, escrita por Gloria Perez, que trouxe de volta às telas a atriz Bruna Lombardi nos primeiros capítulos. Ela tinha que morrer para que seu coração fosse transplantado em outra mulher para justificar o nome da trama.
Essa mulher que recebeu o coração foi a Paloma, interpretada por Cristiana Oliveira que tinha recém-saído da Rede Manchete. Ela foi a interprete de Juma na novela Pantanal.
Glória Perez sabe conduzir muito bem as ações sociais que aborda na trama, então o tema do transplante e doação de órgãos foi bastante difundido e repercutiu nos hospitais, e ela provocou uma inversão nos papeis de homens e mulheres ao criar uma boate de strippers masculinos, isso fez com que se proliferasse os clubes de mulheres no país, além de nos apresentar a subcultura gótica, que surgiu na Inglaterra no final da década de 70.
Apesar de muita coisa legal, a novela ficou marcada pela morte de Daniella Perez, a filha da autora, que interpretava a personagem Yasmin. Ela foi assassinada pelo colega de elenco, o Guilherme de Pádua e a Paula Thomaz, que era a sua esposa, na noite de 28 de dezembro. Imediatamente o personagem dele desapareceu da trama e Yasmin continuou aparecendo até a última cena que gravou.
Depois a autora incluiu mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.
Deus Nos Acuda
No mesmo mês de agosto, no dia 31, estreou a nova novela das sete, Deus Nos Acuda, escrita por Sílvio de Abreu, Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral. Era um pastelão que fazia algumas críticas a política do país. Na época não se falava de outra coisa além dos desvios de dinheiro pelo presidente Fernando Collor de Mello, justo o primeiro que foi eleito por voto popular depois de anos de o país ser comandado pelos militares.
A abertura fazia menção ao mar de lama que era manchete em todas as capas de revistas e jornais. Eram pessoas muito distintas, em uma festa, que iam afundando numa lama que invadia o salão, e elas seguiam como se nada estivesse acontecendo.
No Céu, Celestina, interpretada por Dercy Gonçalves, é o anjo responsável pelo Brasil, que recebe a missão de converter um cidadão brasileiro em homem honesto e bom-caráter, em troca de não ser mandada para o país para arrumar a bagunça toda que estava acontecendo. E ela vira a anjo de guarda da Maria escandalosa, interpretada por Claudia Raia.
O autor Sílvio de Abreu trouxe de volta a personagem Dona Armênia, que era da novela Rainha da Sucata, de 1990, e consequentemente, seus três filhos também reapareceram, Gera, Gino e Gérson, interpretado respectivamente por Marcelo Novaes, Jandir Ferrari e Gerson Brener. Gino voltou travestido de Gina, para fugir de traficantes.
Variedades.
Entre fevereiro e março tivemos o carnaval e os desfiles foram transmitidos pela TV Globo e pela Rede Manchete. A escola Estácio de Sá foi a grande campeã do Rio de Janeiro, mas quem roubou a cena foi a Beija-Flor de Nilópolis que levou para a avenida no mesmo carro alegórico a Xuxa, a Mara e a Angélica. Cada uma em seu veículo de transporte, ou seja, o trem a nave e o balão, fundidos no mesmo carro.
Elas não foram as únicas a chamar a atenção do público e da imprensa, pois o modelo Torez Bandeira, desfilou totalmente nu, em um carro que passou depois desse onde estavam as apresentadoras infantis. Anos 90. Se você já tem mais de 18 anos pode clicar aqui para ver a imagem.
Em 25 de julho, iniciaram-se as Olimpíadas de Barcelona. O Brasil voltou para a casa com três medalhas. Duas de ouro, uma foi no Judô, com o Rogério Sampaio, e a outra conquistada pela equipe de vôley. A terceira medalha foi de prata, conquistada por Gustavo Borges na natação. Beto Simas serviu de modelo para a vinheta da Globo, que foi reutilizada nas olímpiadas seguintes.
Em 18 de outubro, o apresentador Gugu Liberato estreou o programa Vídeo do Gugu, que entrou no ar, às 15h, poucos minutos antes do Domingão do Faustão, e tinha uma hora e meia de duração. A ideia era concorrer diretamente com Fausto Silva, mas o programa teve vida curta.
Além das vídeos cassetadas, o Gugu mostrava curiosidades dos bastidores da TV, truques de gravação e, apelativo como sempre foi, tinha o quadro do espelho mágico que refletia uma pessoa em uma cena sensual. Ele alternava, num domingo aparecia uma mulher sensualizando, no outro, um homem.
Entre os filmes que estrearam, estava Meu Primeiro Amor com Macaulay Culkin, Beethoven o Magnífico, Máquina Mortífera 3, Alien 3, Batman o Retorno, A Hora do Pesadelo 6, A Morte Lhe Cai Bem, Drácula de Bram Stoker, 1492 A Conquista do Paraíso, Esqueceram de Mim 2 e O Guarda-Costas.
O governo do Brasil esteve nas mãos dos militares desde 1 de abril de 1964, até 15 de março de 1985. Depois disso, um novo presidente foi eleito e a constituição do país foi reescrita, então, em 1989, houve a primeira eleição para presidente com voto popular e Fernando Collor de Melo derrotou o Lula no segundo turno.
Mas em 1992, ele estava sendo acusado de desvios de dinheiro público para obras em sua mansão particular, entre outras acusações. Fernando Collor abdicou da presidência no dia 29 de dezembro, ou seja, cumpriu três, dos cinco anos de governo, mas não adiantou pedir para sair porque o seu impeachiment foi aprovado tornando-o inelegível por oito anos.
Tivemos o disco Xou da Xuxa sete, o álbum que teve a venda mais fraca da fase do Xou.
Em contrapartida, Mara Maravilha lançou o seu álbum que mais vendeu até os dias de hoje, O Importante é ser Feliz, que tinha a canção Jesus Cristo como carro chefe.
Angélica lançou o seu quinto álbum e teve como hit mais forte a canção Blue Jeans.
Aproveitando que a série Família Dinossauro estava em alta, o Xuxa Discos lançou o álbum Babymania.
Withney Houston consolidou-se como uma força respeitável na indústria com a platinada trilha do filme O Guarda-Costas.
Além de outros álbuns lançados nesse ano, tivemos Erótica, de Madonna, que chegou às lojas no dia 20 de outubro. O LP tem 14 faixas que falam de sexo e romance, e apenas Fever não tem a sua assinatura.
Esse talvez tenha sido o álbum mais polêmico de Madonna porque quase causou a sua ruína, pois o tema, tabu, ofuscou a qualidade das canções. A canção que amenizou o burburinho a respeito do disco foi Rain... E para botar mais lenha na fogueira, a cantora lançou simultaneamente o livro Sex, que tinha edição limitada e era composto basicamente por fotos sensuais e explícitas.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário