Tudo Por Brinquedo

O Tudo Por Brinquedo comandado por Mariane Dombrova foi um dos melhores programas infantis com plateia da TV dos anos 90.

Em 1993, o grupo Organizações Martinez alterou o nome da emissora OM para CNT afim de se desvincular do presidente Fernando Collor com o qual o dono da mesma tinha ligação política. Vários artistas e jornalistas foram contratados para a nova grade do canal e o infantil não ficou de fora, no entanto, a ideia original era levar o Sergio Mallandro para apresentar um diário que seria uma sátira do programa Topa Tudo Por Dinheiro do Silvio Santos.

A CNT preparou o cenário e produziu uma vinheta para Sérgio Mallandro que chegou a gravar um piloto, mas o mesmo não foi ao ar, pois o apresentador recebeu um convite para retornar a sua antiga emissora, o SBT. Com a sua saída do projeto, o animador de auditório Liminha, que costumava aparecer nos dominicais comandados por Silvio Santos e Gugu, foi cotado para assumir a atração, no entanto, não foi liberado.

A Mariane foi a terceira opção para apresentar o programa. Ela já tinha passado pelo SBT no comando do DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI com Mariane e do programa Mariane entre os anos de 1989 e 1991, e já estava fora do ar a dois anos e meio. Para a sua estreia no comando do Tudo Por Brinquedo, a emissora precisou fazer algumas alterações para adaptar o infantil ao seu perfil e a estreia foi adiada, entrou no ar no dia 21 de fevereiro de 1994.

A música da abertura foi gravada por Silmara Nascimento e consistia em uma compilação de cenas das primeiras gravações com Mariane. O cenário fazia referência a um quarto de criança e a apresentadora entrava no palco através de um televisor fazendo uma alusão a forma em que as musas e os musos infantis da época entravam em nossas casas, através da TV.

Mariane tinha que viajar até Curitiba para gravar o programa, já que era lá onde ficava a sede da emissora. Ela contava com o auxílio de dois personagens como assistentes de palco, o fusquinha Penélope que antes tinha a cor alaranjada e passou a ser rosa, e o Gázinho que antes era um robô chamado Albert, mas foi transformado em um botijão de gás com uma chama, que nada mais era do que um merchandising da Minas Gás, a patrocinadora do infantil. Ambos eram interpretados por três rapazes anões que se revezavam nas gravações. Eles apareceram no especial de ano novo de 1995.

Além deles, havia quatro Bambinas, as meninas que se encarregavam de animar e cuidar das crianças que participavam da plateia, a Sabrina, a Ana, a Melissa e a Andressa. Durante o tempo em que o programa ficou no ar houve apenas uma alteração nesse grupo, Andressa deixou o quarteto e em seu lugar entrou a Marjorie.

O infantil tinha basicamente duas referências ao programa do SBT, o nome e a pergunta que Mariane costumava fazer com frequência: Quem quer brinquedo?. Uma alusão ao jargão de Silvio Santos em seu dominical Topa Tudo Por Dinheiro. Fora isso, o programa seguia o padrão que se popularizou em meados da década de 80 com o Xou da Xuxa, ela comandava brincadeiras com as crianças, recebia convidados, cantava suas próprias canções e apresentava desenhos animados.

Entre os desenhos, estão os clássicos Superamigos, O Pirata do Espaço, Danger Mouse, Don Drácula, Guerra das Galáxias, Riquinho, Gasparzinho o Fantasminha Espacial, Goober e os Caçadores de Fantasmas, Thundarr o Bárbaro, e Bicudo o Lobisomem.

O programa ia ao ar no final da tarde, das 18h00 às 20h30, e ganhou notoriedade na mídia, pois se tornou o programa líder de audiência de toda a grade da emissora e virou notícia nos jornais e revistas da época, pois mesmo a CNT sendo uma emissora muito nova, até então com menos de um ano, o Tudo Por Brinquedo só perdia na audiência para as novelas da Rede Globo e para o noticiário Aqui Agora, do SBT. Ou seja, deixava para trás as outras TVs mais experientes, como a Band, a Record e a Rede Manchete.

Nas primeiras semanas Mariane cantava suas canções da época em que trabalhou no SBT, mas praticamente um mês depois já tinha o seu novo álbum lançado pela gravadora Paulinas Comep com 12 faixas: Telefone, Vem Comigo, Berimbolando o Padedê, É Bom Ser Criança, Sim, Puro Movimento, De Umbigo a Umbigo, Bolo de Alegria, Festa Ao Luar, Chinguiringuirim, Eo, Ea!, Tudo Novo.

Além do álbum, ela lançou também o Fuscofrinho, um cofrinho em formato de fusca, baseado na personagem do programa Penélope que conquistou a garotada. Este foi o único produto que a apresentadora lançou em toda a sua carreira, além dos seus álbuns musicais.

Entre novembro de 1994, a março de 1995, o programa foi reprisado na manhã seguinte, apenas pela TV GAZETA em São Paulo. E a partir de março de 1995, mudou de horário, passou para a faixa das 16h45 às 17h45.

Em fevereiro de 1995, a CNT anunciou que pretendia mudar as gravações do programa para o Rio de Janeiro, mas a TV Gazeta resolveu caminhar com suas próprias pernas e rompeu a parceria, então o Tudo Por Brinquedo deixou de ser transmitido em São Paulo. Apesar de continuar sendo exibido para outros estados do país, a emissora paranaense não conseguiu mantê-lo muito tempo na grade e no dia 21 de julho do mesmo ano saiu do ar.


Curiosidades

O figurino da Mariane era feito por Michelly X, a estilista das estrelas, mas a apresentadora foi a sua primeira cliente famosa. Michelly ficava responsável por entregar cinco figurinos por semana, um para cada programa.

No período em que esteve na CNT, Mariane chegou a gravar um piloto para um novo programa direcionado ao público adolescente no estilo Passa ou Repassa, mas o mesmo não chegou a estrear.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: