2020 - O Ano Em Que A Terra Parou

A ideia inicial desse vídeo era fazer um curta metragem, mas sem nenhuma pretensão de ser realista. O único objetivo era basicamente usar os efeitos especiais feitos para chroma key que estão disponíveis no youtube, e tinha como base a música do Raul Seixas, O dia em que a Terra parou. Seria mais dinâmico do que projeto atual e as primeiras cenas já tinham sido gravadas, mas aí chegou a pandemia e de repente estávamos vivendo na realidade o que estava em meus planos para uma ficção, o mundo paralisado.

Rick, o protagonista, acordaria sozinho dentro de um avião em pleno voo, nem mesmo o comandante estava presente, mas era um sonho e depois, ao acordar e perceber que as ruas estavam vazias, tem um devaneio achando que o sonho se tornou realidade e que tinha o mundo todo só para ele. 

Mas diante da situação tensa que se instalou no planeta todo eu achei melhor engavetar o projeto e com o tempo fui reestruturando a ideia até chegar no resultado que você pôde conferir. Todas as minhas cenas foram gravadas com fundo verde para inserir o efeito de chroma key, elas foram sobrepostas ao cenário, e além disso usei também imagens em png, no caso da mesa e do computador...

Como o meu personagem passeia por alguns cômodos da casa, eu tive que criar uma planta baixa para ter uma ideia, uma direção, de que para lado eu deveria ir, olhar, seguir... enfim. E com essa planta baixa estruturei a casa. 

Os outros rapazes que participam do filme também gravaram com fundo neutro. No caso do David e do Angelus foi verde, do Jeff foi azul. O kildare e o Emilson não usaram fundo neutro para chroma, mas o vídeo do Emilson foi trabalhado, tem alguns elementos inseridos na cena. Além deles, tem uma breve participação do Bruno Saymon que dublou a voz de Presto de A Caverna do Dragão e do Rodrigo Marques, em uma cena de seu programa Show Marques.

Em relação ao cenário, o amarelo é predominante. A inspiração vem do filme O Fabuloso Destino de Amelie Polain que tem verde e vermelho como predominância. Não foi só nas cores que me inspirei, optei pela narração também e até a música final, de piano, é por causa do longa francês.

O nome do personagem é porque quando eu era criança, em algum momento achei que deveria ter um nome artístico e optei por Ricki. Depois disso, vi uma publicidade em uma revista em quadrinhos, dos brinquedos Rick e fiquei mais feliz ainda, porque eu já estava nascendo como artista com uma linha de brinquedos.

O logo do filme foi inspirado no logo do Super Xuxa Contra Baixo Astral. É uma alusão a primeira ideia do curta, que seria algo mundo dos sonhos, tal como é o longa da Xuxa. E assim como o longa da rainha dos baixinhos que teve um disco da trilha sonora, disponibilizei a trilha do curta onde tem duas música a mais do que as que tocam no vídeo. O dia em que a Terra parou com Raul Seixas, que dispensa explicação e O último dia do Paulinho Moska. Para ouvir, clique aqui.

Os quadros que aparecem, o que tem só mulheres é minha e mãe minhas irmãs, eu tenho uma família grande. E o que está atrás de mim, sou eu.

E as últimas menções que eu fiz no vídeo estão já nos momentos dos créditos. O avião que aparece é por causa do primeiro projeto, onde tudo começaria, em um avião. E no finalzinho tem um disco voador que é uma menção ao filme O dia em que a Terra parou, que tem duas versões, uma de 1951 e outra de 2008, em ambas a Terra é o destino de alguns alienígenas.

Deixo aqui o meu agradecimento sincero aos que aceitaram o convite para fazer parte desse projeto e que abriram um tempinho entre os seus afazeres para gravar uma cena que nem sabiam como que ia ficar. O David Angel super detalhista, foi o único para quem eu pedi para gravar em dois ângulos, frente e costas. O Angelus Magno que além de se dispor a gravar deu algumas sugestões a respeito do seu personagem. O Jeff que mandou bem para caramba, se saiu melhor do que eu esperava. O Kildare Sena, sempre presente e de super alto astral e o Emilson Júnior que foi o primeiro a enviar o vídeo e também se saiu super bem.

E a você por assistir. Muito obrigado, de coração.

Para assistir ao curta, clique aqui.

Para assistir a este conteúdo, clique aqui.

0 comments: