Xuxa era uma cópia.

Eu comecei a pesquisar as artistas que se inspiraram na Xuxa, em outros países, no auge de sua carreira no Brasil e no exterior também, e isso meu deu uma ideia. Trata-se de pesquisar o quanto esse intercâmbio aconteceu e, ainda acontece, na cultura popular de nosso país e resolvi começar desvendando algumas coisas da própria rainha dos baixinhos.

Em 1983 foi quando Xuxa estreou como apresentadora do Clube da Criança na Rede Manchete. Em 1986 foi quando ela estreou o seu lendário programa Xou da Xuxa, que com a mãozinha da Marlene Mattos, que moldou a sua imagem como a rainha dos baixinhos e com a criatividade de Reinaldo Weisman, que deu as cores ao seu mundo, entre outros profissionais, ela se tornou referência para muitas outras apresentadoras.


Mas, Xuxa também teve algumas referências. Talvez não seja essa primeira que cito, a Claudete Troiano, que em uma entrevista para o portal Terra, disse que ela foi a Xuxa do final dos anos 60. Na época, apresentou um programa chamado Tic Tac, na Band, com apenas 15 anos, e era chamada pelas crianças de “Tia Clau”. Ela contava com uma nave espacial como seu veículo de chegada e partida, e ela já usava minissaia e maria-chiquinha no cabelo, que depois tal adereço passou a ser chamado de xuxinha.


Xuxa nunca mencionou Claudete, mas quanto a sua nave espacial, ela mesma disse que se inspirou no programa do Capitão Aza, que passava na TV Tupi. O programa foi criado em setembro de 1966, como homenagem a um falecido herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, o capitão aviador Adalberto Azambuja, e na TV, era interpretado pelo ator Wilson Vasconcelos Viana.


Xuxa nunca mencionou o trabalho da Claudete Troiano e nem de uma outra apresentadora chamada Tia Dulce. O Anderson da página Xuxa: O X da Questão, me enviou vários artigos sobre a Xuxa e um vídeo da Tia Dulce, aliás, ele já o postou em sua página, em que a apresentadora diz que foi a precursora do modelo de programa que consagrou Xuxa.


Ou seja, antes de Xuxa estrear no Clube da Criança, já existia um programa chamado Clubinho com a apresentadora Tia Dulce, que passava em Minas Gerais. Ela estreou em 1979 na TV Itacolomi, que depois mudou para TV Alterosa. E, em uma entrevista ela disse que Xuxa esteve no seu programa para ver como era, e qual era a tática para lidar com a criançada. O Clubinho da Tia Dulce durou até 1989.


Coincidência, ou não, Xuxa costumava usar uma faixa na cabeça parecida com o que a Tia Dulce usava. Talvez fosse moda da época. E a Tia Dulce tinha uma assistente de palco chamada Pituxinha. Lembra qual foi o nome da terceira Paquita da Xuxa? Acertou se você disse Pituxa.


Com exceção do Capitão AZA, eu nunca vi a Xuxa admitir que se inspirou em outra pessoa. Repito, EU nunca ouvi, não quer dizer que ela nunca tenha dito. Mas já disse que se inspirou em outras coisas. Por exemplo, a sua nave rosa e cheia de bocas, segundo o Reinaldo Waisman, foi um pedido dela para que ficasse igual ao carro da Penélope Charmosa. E a própria apresentadora já disse que prender o cabelo no alto da cabeça, era uma inspiração em Jeannie, da série Jeannie é Um Gênio. Que, aliás, só ficou parecido quando ela começou a usar apliques, em 1992.


Curiosidades.

O programa do Capitão AZA, inicialmente se chamava As Aventuras do Capitão AZA, depois mudou o nome para Clube do Capitão AZA. A tia Dulce também tinha um Clubinho. O Clubinho da Tia Dulce, ou a Tia Dulce do Clubinho. E Xuxa estreou na TV no programa Clube da Criança.


Falando em Clube da Criança, ao que parece, não foi só a Xuxa que se inspirou no Capitão AZA. O seu logo era um A com asas, bem parecido com o que uma outra apresentadora loira usava.
Originalidade para que, né?

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.



0 comments: