A minha opinião sobre o ciúme

Eu não sou uma pessoa ciumenta e não gosto de ciúmes, pois para mim, em uma relação afetiva esse sentimento não está relacionado ao amor, e sim, à posse.

Explico. Quando eu tenho ciúme de algum brinquedo, eu não quero que ninguém brinque com ele, afinal, ele é meu e eu não quero dividi-lo com outros porque isso é submetê-lo ao risco de estragá-lo, e a outra pessoa poderia fazer isso de propósito só para que eu ficasse sem. E pior, depois ela pode conseguir um igual.

Bem, as pessoas não são brinquedos, e tão pouco posse de outra. E no meu ponto de vista esse é o problema. O ciúme é o reflexo de quem trata o seu parceiro, ou parceira, como um objeto pessoal e não é necessariamente sinônimo de amor. Pode ser de amor-próprio, e nesse caso é mais medo de ter o seu ego ferido, do que de perder a outra pessoa.

Tratando-se de bens materiais, ou conquistas pessoais, o ciúme está além de desejar o que a outra pessoa conquistou. É a frustração de não ter e não querer que a outra pessoa tenha também. Mas o mesmo se aplica nas relações amorosas, pois seria melhor se quem tem ciúme se juntasse e compartilhasse as relações de seu parceiro ou parceira, porém, parece mais adequado destruir a amizade do amado, ou amada, já que a pessoa ciumenta não tem interesse em agregar mais um no seu círculo de amigos.

Para mim duas pessoas só ficam juntas porque querem, e se uma delas perder o interesse, a outra só cabe aceitar, pois não podemos obrigar alguém a ficar conosco contra a sua vontade. A forma de manter uma relação madura e duradoura é dar razões para que o parceiro ou parceira queira continuar o namoro ou casamento, e o ciúme, ah o ciúme, é falta de confiança, mas a desconfiança só se manifesta se o relacionamento estiver vinculado pelo sentimento de posse.

Então, meus caros, o meu conselho é que tenha sempre muito claro e consciente as razões desse sentimento destruidor. Ao iniciar uma relação e perceber que o, ou a, pretendente manifesta ciúme demasiado não siga adiante, pois é horrível conviver com uma pessoa que não tem confiança e te exige explicações do tempo todo do que você fez, onde e com esteve esteve.

Pense nisso.

0 comments: